Dia 2 de fevereiro (quinta), a Agência Alavanca volta ao Studio SP com Apanhador Só e Garotas Suecas, que se encontram para celebrar o verão a partir das 21h.
Da discotecagem especialmente preparada pelas DJs Kátia Mello e Manoela Miklos ao repertório das bandas, a festa é conduzida por canções ao mesmo tempo sentimentais, tropicais, algo psicodélicas e um pouco estranhas, que poderiam servir de trilha sonora para Inherent Vice, do escritor Thomas Pynchon.
Pop e experimental
De Porto Alegre, o Apanhador Só faz apresentação extra em São Paulo, depois de esgotar rapidamente os ingressos para show no SESC Carmo, dia 30 de janeiro. “Torcicolo“, “Paraquedas” e “Na Ponta dos Pés” estão entre as músicas inéditas que o quarteto promete mostrar ao público.
Essas e outras composições do vocalista e guitarrista Alexandre Kumpinski devem fazer parte do segundo álbum do grupo, um dos nomes mais ativos e elogiados da nova música popular brasileira.
Com Felipe Zancanaro (guitarra), Fernão Agra (baixo) e Martin Estevez (bateria), além de Kumpinski, o jovem combo funde referências com destreza, da MPB ao pós-rock, levando ao estúdio e aos palcos sua charmosa sucata percussiva.
“Um Rei e o Zé“, “Nescafé” e “Balão-de-Vira-Mundo” são alguns dos petardos que fizeram com que os gaúchos ocupassem um grande número de listas de melhores discos nacionais de 2010. No mesmo ano, o Apanhador Só concorreu a Aposta MTV no Video Music Brasil, para onde retornou em 2011 como Revelação MTV, logo após ser laureado com três troféus no Prêmio Açorianos de Música – Melhor Disco Pop, Melhor Produtor e Melhor Projeto Gráfico.
Pop e soul
Reprocessando influências de ritmos negros americanos (o rock, o funk e o soul) a partir da tradição antropofágica brasileira (o tropicalismo dos Mutantes, a fase roqueira de Roberto Carlos e o groove de Tim Maia), o Garotas Suecas arrebata fãs dentro e fora do país com o balanço contagiante de seu álbum de estreia, Escaldante Banda.
Lançado em CD e LP no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, o disco alcançou repercussão internacional, com elogios em publicações como The New York Times, Washington Post, El País e Spin Magazine. Em terras brasileiras, o trabalho de Guilherme Saldanha (voz), Irina Bertolucci (teclado e voz), Tomaz Paoliello (guitarra e voz), Fernando Machado (baixo e voz) e Nico Paoliello (bateria e voz) rendeu indicação a Melhor CD Popular no 7º Prêmio Bravo! Prime de Cultura e apareceu nas principais listas de melhores discos brasileiros de 2010 (como o Top 10 da Rolling Stone e as votações da Folha de S. Paulo e d’O Globo).
Em 2011, o Garotas Suecas concorreu a Clipe do Ano (pelo vídeo de “Banho de Bucha”, estrelado pelo dançarino Jacaré, ex-É o Tchan) e Melhor Capa de Disco no Video Music Brasil da MTV, onde também se apresentou ao vivo, no encerramento da premiação. Ainda em 2011, o quinteto venceu na categoria Experimente do Prêmio Multishow, além de ter realizado um dos shows mais comentados do Festival Planeta Terra.
Após cinco turnês no exterior (quatro nos EUA e uma no Velho Continente), o Garotas Suecas prepara-se para gravar o segundo álbum em 2012.
Ouça: www.apanhadorso.com; www.bandagarotassuecas.com.br
::: Serviço :::
Baile de Verão da Alavanca
Quinta, 2 de fevereiro, a partir das 21h
Studio SP – Rua Augusta, 591, Centro – São Paulo, SP
Entrada: R$ 15 (lista – studiosp.org) e R$ 20 (na hora)
Censura: 18 anos
Capacidade: 450 lugares
(11) 3129-7040