Dando continuidade à programação das “Bossas da Primavera”, o CCBB na Orla – evento que acontece todos os fins de semana no quiosque do Banco do Brasil, na Praia de Copacabana – apresentará neste mês de novembro, dois dos mais expressivos nomes da atual cena musical do Rio de Janeiro: Edu Krieger e Rodrigo Maranhão.
Eles se revezarão nos sábados de novembro, quando apresentarão músicas de seus últimos CDs e relembrarão alguns de seus sucessos. Em cada apresentação, EduKrieger e Rodrigo Maranhão – dois artistas que vêm conquistando a admiração não somente de um público cada vez maior e mais abrangente, mas também da crítica especializada – receberão convidados para participarem de seus shows.
O CCBB na Orla estreou em março e já levou ao calçadão de Copacabana artistas do primeiro time dos mais variados estilos musicais: samba, música instrumental, MPB e música clássica. Já passaram por lá: Cristina Braga, Nivaldo Ornelas, Áurea Martins, Duo Santoro, Dani Spielmann, entre outros.
Nos domingos, o local vira uma grande oficina de artes onde todos são convidados a participar. Em novembro o grupo Rio Maracatu é quem irá comandar as aulas. Eles levarão seus tambores e ritmos eletrizantes a todos os interessados em aprender a batucar, “aquecendo os motores” para o verão e o carnaval. Serão aulas práticas, de instrumentos percussivos, como tarol, gongué e alfaias, ministradas por cinco integrantes do grupo.
Edu Krieger é compositor, cantor e instrumentista, e iniciou sua carreira aos sete anos de idade. É autor de músicas gravadas por Maria Rita, Roberta Sá, Teresa Cristina, Pedro Luís e a Parede, Ara Ketu, Falamansa, Sururu na Roda, Rastapé, Trio Nordestino, Moyseis Marques e Aline Calixto, entre outros. Edu recebeu prêmio como artista revelação de 2007 pela APCA com o show “Correnteza” – título de seu segundo álbum. No carnaval de 2011, Edu Krieger conquistou o bicampeonato do sexto Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição Progresso com “Nossa Fantasia”, que disputou com 947 concorrentes. A canção se sagrou vencedora através de votação popular promovida pelo programa “Fantástico”, da Rede Globo, conquistando o Troféu João de Barro.
Rodrigo Maranhão é líder e principal compositor do grupo Bangalafumenga e já foi gravado por vários intérpretes da música brasileira. Destaque para Fernanda Abreu, Zélia Duncan, e Maria Rita, esta última que gravou a canção “Caminhos das Águas”, que deu ao compositor o Grammy Latino de melhor canção brasileira de 2006.
Rio Maracatu é um grupo fundado em 1997 no Rio de Janeiro, nascido da união de músicos pernambucanos e cariocas para resgatar e valorizar uma parte importante da rica cultura musical brasileira. A partir do Maracatu de Baque Virado, tradição da cidade do Recife, o grupo desenvolve um trabalho de pesquisa e execução de ritmos, cantos e danças tradicionais brasileiras, como a Ciranda, o Côco, o Samba além do Maracatu. São parceiros do Rio Maracatu grupos como Jongo da Serrinha, Cordão do Boitatá, Céu na Terra, Afroreggae, Forróçacana, Monobloco, entre outros.
::: Serviço :::
PARA ROTEIRO
Evento: CCBB Na Orla
Local: Quiosque 17 – Av. Atlântica em frente à Rua Siqueira Campos – Praia de Copacabana
Patrocínio: Banco do Brasil
Idealização/Curadoria: Carlos Belém
Classificação indicativa: Livre
ENTRADA FRANCA
PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO
Shows aos Sábados às 18h00
Dias 05 e 26 de novembro – Edu Krieger e convidadosDias 12 e 19 de novembro – Rodrigo Maranhão e convidados
Oficinas aos Domingos às 17h00
Dias 06, 13, 20 e 27 – Oficinas de Percussão Rio Maracatu