Galeria Choque Cultural recebe A Arte do Desapego, exposição de Fernanda Guedes

De 19 a 26 de novembro, a Galeria Choque Cultural recebe a exposição A Arte do Desapego, da ilustradora brasileira Fernanda Guedes. Durante a mostra, será possível ver as obras de diversas fases da artista, e todo o material exposto estará à venda.

 

Fernanda Guedes é conhecida pelo seu trabalho no mercado editorial e de publicidade. Já ilustrou livros (inclusive o seu próprio, Amigos Imaginários, lançado em março deste ano pela editora DBA), revistas e material publicitário de grandes marcas. Em todos os trabalhos, Fernanda traz o traço contemporâneo, urbano, feminino e elegantemente sexy – presentes em toda a sua obra.

 

A artista usou sua atual fase como inspiração para nomear a mostra, A Arte do Desapego. “O nome da exposição é uma referência direta ao meu desprendimento: quero renovar as energias do meu ambiente de trabalho, dar espaço a novos desenhos e me desatar de algumas obras que tenho comigo. O desapego é, de fato, uma arte”, confessa. Além disso, Fernanda tem novos projetos e precisa criar espaços em seu estúdio para suas novas criações. “Meu aniversário está bem perto, então nada melhor que fazer toda a energia acumulada fluir e se movimentar, bem agora. É a melhor estratégia para dar boas vindas à nova idade!”, brinca Fernanda.

 

FORMAÇÃO – Graduada em Letras pela Universidade de Brasília, Fernanda trabalhou com programação visual de moda no Rio, e como diretora de arte em agências de publicidade em São Paulo, até que tomou juízo e parou de tentar fugir de sua verdadeira vocação: desenhar. Dentre seus principais trabalhos, destacam-se lustrações criadas para revistas como Casa Vogue, Claudia, Época, Marie Claire, Veja e Vogue; agências de propaganda como África, Lew/Lara, J.W.Thompson, Neogama, Talent e Ogilvy; editoras Ática, Cia. das Letras, Matrix, Melhoramentos, Panda, Planeta (Espanha), Publifolha e Senac também pedem a Fernanda para desenvolver capas de livros e ilustrações; entre as marcas estão Dryzun, Folic, Francesca Romana, Globosat, PH Arcangeli, RBS, Rosset, Kibon e VIACOM.

 

Em 2001, a artista recebeu o conceituado “Prêmio Abril de Jornalismo”, na categoria Design/Ilustração, com um editorial de moda totalmente ilustrado para a Revista Elle. No ano seguinte, retratou as apresentadoras do programa “Saia Justa”, do canal GNT, trabalho que lhe rendeu reconhecimento nacional. Em 2003 e 2004, criou personagens inspirados em Naomi Campbell e Ana Hickman, encomendados pela Rosa Chá, para o logotipo das coleções lançadas pelas modelos. E de 2005 em diante foram trabalhos para capas de revista, calendários ilustrados, campanhas publicitárias de multinacionais e convites para representar o Brasil em publicações do segmento de arte.

 

Foi em 2007 que aconteceu sua primeira exposição solo, “Faces – Celebridades Instantâneas ou Ilustres Desconhecidos?”, composta de 112 portraits em preto e branco, obtendo grande sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro. Esta mostra, que acontece no próximo mês na Choque Cultural, será a sexta de sua carreira. “Não dá para fugir disso. Desenhar é minha profissão, minha terapia e minha maior diversão”, conclui.

 

Veja mais sobre o trabalho de Fernanda Guedes em www.fernandaguedes.com.br e no blog http://fernandaguedes.blogspot.com

 

::: Serviço :::

Expo/Bazar A arte do Desapego, de Fernanda Guedes

De 19 a 26 de novembro de 2011 – terça a sábado, das 12h às 19h

Galeria Choque Cultural

Rua João Moura, 997 – Pinheiros – São Paulo/SP

Informações pelo (11) 3061-4051 ou em www.choquecultural.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *