Para a sua segunda exposição, o espaço AVA all visual arts escolheu o artista G. Fogaça, que apresenta uma série de obras inéditas, intitulada Intenções Urbanas que é composta de 16 obras óleo sobre tela e óleo sobre cartão em formatos variados, retratando o caos urbano, sobretudo provocado pelo excesso de veículos automotores e a solidão do homem contemporâneo. A exposição permanece até 10 de dezembro.
Nascido na cidade de Goiás em 1967. Vive e trabalha em Goiânia, GO. Autodidata, iniciou sua carreira como pintor em 1985, quando participou do Salão Vintém de Cobre, em Goiás. A partir de então tem participado de numerosas individuais e coletivas no Brasil, Chile, Bolívia, Bélgica, Argentina, Espanha, França e Cuba.
Em Goiânia, possui várias obras públicas entre elas “A Praça das Artes”, no Jardim Goiás e o monumento à Bossa Nova, tendo ainda realizado intervenção em ponte na Marginal Botafogo.
O artista vem desenvolvendo carreira internacional mediante exposições individuais em vários países, as quais ensejaram a publicação de artigos em importantes revistas de arte tais comoFlorilège, França, La Cigogne, Bélgica, Mallorca Fórum, Espanha, além de prefácios em catálogos assinados por críticos de arte do Brasil, Cuba, Chile e França.
Sobra a obra de G. Fogaça, a francesa, Nathalie Lescop-Boeswillwald , Doutora em História da Arte, escreveu: “…O traço é rápido, preciso; a cor é crua, audaciosa; a linha é afiada, angular, para melhor estruturar o desenho… Fogaça domina sobremaneira a arte de colocar os sujeitos e os elementos em situações reais, sabendo compor com a descrição dos acontecimentos e o lado banal da Unidade urbana, para re-criar cenas de rua extremamente realistas e “falantes”… Pois a pintura de Fogaça, ao mesmo tempo em que ilustra a megalópole moderna com suas cadências trepidantes, nos interpela… Sublinhando o anonimato do indivíduo no coração da multidão… Solidão e grandes conjuntos, notívagos e temporalidade efetiva… Tudo aqui convive na indiferença própria ao exagero das grandes cidades…Fogaça é o pintor da vida comum que materializa o espectro da cidade desumanizada. Testemunha da sua época, ele relata mais do que denuncia a cidade como ela é, lançando, através do seu talento e da acuidade do seu olhar, uma luz sobre aquilo que as pessoas se recusam a enxergar! “, conclui.
::: Serviço :::
“Intenções Urbanas” de G. Fogaça
16 obras – óleo s/tela e s/cartão em diversos formatos
Abertura, 8 de novembro, terça-feira, das 19h às 22h30
Visitação: de 9 de novembro a 10 de dezembro de 2011
AVA All visual arts
Rua Mateus Grou, 513-A, Pinheiros
Tel 11 3031.2181