Um punhado de belas canções e uma invejável capacidade de cativar o público de imediato: foram estes ingredientes que garantiram ao Apanhador Só prestígio e destaque na fértil cena musical brasileira.
De Porto Alegre, o quarteto formado por Alexandre Kumpinski (voz e guitarra), Felipe Zancanaro (guitarra e percussão), Fernão Agra (baixo) e Martin Estevez (bateria) leva ao Studio SP, na próxima sexta (14 de outubro), às 22h, o pop experimental de seu primeiro disco, lançado em 2010 e considerado um dos melhores lançamentos nacionais daquele ano. Novas composições como “Paraquedas”, “Salão de Festa” e “Mas Não” também entram no repertório da banda, que prepara-se para lançar o segundo álbum em 2012.
Com versos filosóficos e música de espírito aventureiro, o debut de versos filosóficos e música de espírito aventureiro recebeu elogios nas principais publicações culturais brasileiras, que destacaram a destreza dos gaúchos para renovar e lapidar o rock – fundindo referências do tango ao reggae com o charme da percussão sucateira –, e poesias bem escritas e bem cantadas.
O refinamento pop de seu CD de estreia colocou, definitivamente, o grupo na linha de frente da nova música brasileira, com direito a indicação na categoria Aposta MTV do Video Music Brasil 2010, ao qual o Apanhador Só volta a concorrer em 2011, agora como Revelação do Ano, ao lado de Tulipa, Criolo e Marcelo Jeneci. O disco também levou a banda à consagração no Prêmio Açorianos de Música 2011, de onde os porto-alegrenses sairam laureado por “Melhor Álbum Pop”, “Melhor Produtor Musical” e “Melhor Projeto Gráfico”.
Acústico-Sucateiro
Após percorrer o Brasil com músicas como “Um Rei e o Zé”, “Prédio”, “Maria Augusta” e “Nescafé”, cantada em coro em shows lotados, o grupo retorna a São Paulo para três apresentações. Além da casa do Baixo Augusta, o grupo aproveita a passagem por São Paulo para mostrar novo projeto, o álbum Acústico-Sucateiro, lançado em abril, em duas ocasições: na Livraria Cultura do Shopping Market Place, sábado (15), às 16h; e no Parque do Ibirapuera, domingo (16), às 16h.
Gravado na sala da casa de Kumpinski usando gaiola, sacos plásticos, ralador de queijo, cantil de escoteiro, talheres, pedaços de conduíte, tecladinhos, walkie-talkie e outras bugigangas, objetos eletrônicos e instrumentos lo-fi, Acústico-Sucateiro evidenciou a capacidade de experimentar e inovar da banda. Além de disponibilizado para download gratuito, o material – que traz ainda a inédita “Na Ponta dos Pés” – saiu emfita cassete.
A iniciativa abriu possibilidades para o grupo, que passou a realizar intervenções em lugares públicos das cidades que visita em turnê, como praças, parques, estações de metrô, galerias e pequenos teatros históricos (a exemplo do Paiol, em Curitiba), numa eficiente estratégia de ocupação e revalorização de espaços urbanos, para além da ampliação de plateias e contato contíguo com seu público. Toda divulgação é feita por meio das redes sociais do Apanhador Só e do bom e velho boca a boca.
No último mês, uma dessas intervenções reuniu mais de 500 pessoas no Parque da Redenção, em Porto Alegre, numa tarde de sol surpreendente. O encontrou rendeu um adorável clipe que estreia na programação da MTV neste, “Bem-Me-Leve“.
Ouça: www.apanhadorso.com
::: Serviços:::
Apanhador Só no Studio SP
Sexta, 14 de outubro, às 22h
Entrada: R$ 20 (na hora) e R$ 10 (lista)
Endereço: Rua Augusta, 591, Centro
Censura: 18 anos
Capacidade: 400 lugares
Telefone: (11) 3129-7040
Site: www.studiosp.org
Apanhador Só na Livraria Cultura (show acústico-sucateiro)
Sábado, 15 de outubro, às 16h
Entrada: Grátis
Endereço: Shopping Market Place – Avenida Doutor Chucri Zaidan, 902 – Santo Amaro
Censura: Livre
Capacidade: 100 lugares
Telefone: (11) 3474-4033
Site: www.livrariacultura.com.br
Apanhador Só no Parque do Ibirapuera (intervenção acústico-sucateira)
Ponto de encontro: Entre a Oca e a Marquise
Domingo, 16 de outubro, às 16h
Entrada: Grátis
Endereço: Av Pedro Álvares Cabral, s/n (portões 2, 3)
Censura: Livre