O tema que serviu os movimentos culturais dos anos sessenta e setenta e que retorna emprestada quarenta anos depois é a motivação da escola de línguas Aliança Francesa para abrir espaço para novos artistas. O reciclo mostra que Daio Hofmann transformou uma exposição fotográfica de moto-turismo em oportunidades para se descobrir e redescobrir o passado e o futuro da França.
A abertura de “Paris et Providence” será no dia 11 de agosto, às 19h, no Espaço Cultural do Café Babette. No melhor estilo “Easy Rider” Hofmann explica que o lúdico faz parte do trabalho que mostra para os curitibanos.
“Atravessei a França de motocicleta. De Paris encontrei diferentes momentos de luz e ângulos para mostrar a Torre Eifel e lugares populares como bairros boêmios, monumentos e pontos esquecidos pelos olhares desatentos dos turistas. De cidades como Saint Etienne e Saint Paul de Vince descobri a história de uma civilização”, aponta.
O amor pela fotografia de Hofmann começou com a aproximação com fotógrafos como Helmut Wagner, Kalke Brenner, Zig Koch, Ernesto Pontoni Filho, Ruy Tavares, Rubens Vandressem, Igor Kosiski e o trabalho que desenvolveu durante anos na TV Paranaense. De momento extraiu um olhar diferente e aprendeu a recriar passagens inteiras com os mestres.
Mas antes de pensar na fotografia, o paranaense que morou nos EUA e onde teve a oportunidade de aprimorar a técnica na Universidade da Carolina do Norte (UNCG), em Greensboro, atuou em várias áreas: dança, modelo fotográfico, manequim, vitrinista, comissário de bordo até que o jornalista e cineasta Valêncio Xavier o colocou na roda dos intelectuais da imagem. Trabalhou 12 anos como produtor da Globo Curitiba e da Globo Rio de Janeiro.
Retornando ao Brasil direcionou o trabalho para o campo da fotografia em estúdio. Passou a documentar eventos corporativos até que descobriu viagens de moto-turismo. Rodou pela Rota 66, ícone das estradas americanas, até as rotas de pequenos e grandes castelos medievais, em solo europeu.
::: Serviço :::
“Paris et Providence” por Daio Hofmann
Abertura: 11 de agosto até 23 de agosto
Horário: 19h
Local: Café Babette
Endereço: Rua Prudente de Morais, 1101, Centro
Informações: www.afcuritiba.com.br