Angelika Kirchschlager & Camerata Bern apresentam repertório barroco, romântico e contemporâneo

Nos dias 2 e 3 de agosto (terça e quarta-feira), às 21 horas, a mezzo soprano austríaca Angelika Kirchschlager e a Camerata Bern, conjunto de origem suíça formado por 14 instrumentistas (todos com formação de solistas), se apresentam na Sala São Paulo, na temporada do Mozarteum Brasileiro. Pela primeira vez no país, Kirchschlager encerra em São Paulo sua turnê sul-americana, depois de passar por Buenos Aires, Montevidéu e Rio de Janeiro (30/7). A camerata tem direção artística da conceituada violinista Antje Weithaas.

 

O programa das duas noites, baseado no repertório barroco, romântico e contemporâneo, tem solos de Kirchschlager em três momentos: Cara speme e Svegliatevi nel core (de Giulio Cesare), de Händel; Si tra i ceppi (de Berenice) e Lord to thee each night and day (de Theodora), ambas também de Händel; e no encerramento, quando interpreta sete Lieder de Schubert (Ganymed,  Geheimes, Heideröslein, Du bist die Ruh, Rastlose Liebe, Der Erlkönig e Ellens Gesang).

 

A Camerata Bern apresenta também Concerto ripieno em Dó, de Vivaldi; uma versão para orquestra de cordas do Quinteto de cordas nº 2 em Si Maior, op. 87, de Mendelssohn, além de Verdis Traum, peça do compositor contemporâneo suíço Martin Wettstein.

 

Sobre Angelika Kirchschlager

 

A prestigiada mezzo soprano austríaca iniciou seu aprendizado musical ao piano, no Mozarteum, em Salzburgo. Formou-se na Escola de Música da mesma cidade, e logo depois, em 1984, matriculou-se na Academia de Música de Viena, onde estudou canto com o baixo-barítono Walter Berry. Consagrada internacionalmente, hoje Kirchschlager sente-se à vontade nos palcos das principais casas de ópera e salas de concerto do mundo, sejam elas na Europa, na América do Norte ou no Extremo Oriente.

 

Sobre a Camerata Bern

 

Fundada em 1962 com a ideia de ser uma formação pequena, flexivel e sem regente, a Camerata Bern evoluiu rapidamente para uma orquestra de câmara mundialmente conceituada.  Os 14 membros do conjunto sem exceção têm formação de solistas. Suas interpretações sob a direção artística de Antje Weithaas, bem como de diversos convidados (Erich Höbarh, Carolin Widmann) destacam-se por uma sonoridade sutil e  homogênea, e inigualável segurança de estilo em todos os campos do repertório, do barroco até os nossos dias.

 

Estas qualidades excepcionais levaram esta camerata à cooperação com diversos artistas de renome internacional, como Heinz Holliger, András Schiff, Vadim Repin, Emmanuel Pahud, Sabine Meyer, Tabea Zimmermann, Tine Thing Helseth, Bernd Glemser, Benjamin Schmid, Xavier De Maistre, Christian Gerhaher, Andrei Korobeinikov, Paul Meyer, Marie Luise Neunecker, Aurèle Nicolet, Jean-Pierre Rampal, Maurice André, Bruno Canino, Radu Lupu, Peter Serkin, Gidon Kremer, Nathan Milstein, Boris Pergamenshikov, Narciso Yepes, Pepe Romero, Barbara Hendricks, Peter Schreier, Jan Vogler, Reinhold Friedrich, Leonidas Kavakos, além de Angelika Kirchschlager, entre outros.

 

Antje Weithaas – Direção artística e violino

 

A instrumentista está entre os solistas e músicos de câmara mais requisitados de sua geração. Seu amplo repertório abrange, além dos grandes concertos de Mozart, Beethoven e Schumann, os clássicos da modernidade como Shostakovich, Prokofiev, Hartmann e Ligeti, também obras pouco tocadas, como os concertos para violino de Korngold, Schoeck e Gubaidulina. Sobre ela, a revista especializada FonoForum diz: “Tons intermediários, nuanças delicadas na formação do som de Antje Weithaas se originam na inspiração do momento, como um som que só pode se originar uma vez dessa forma, que é único e não pode ser reproduzido. Nesse ponto, a execução de Antje Weithaas nunca é previsível, e é justamente o que prende a atenção; sempre existe a possibilidade de algo novo. Antje Weithaas pertence às grandes violinistas de nosso tempo.”
Weithaas toca com frequência com orquestras de prestígio, como a Orquestra Sinfônica Alemã de Berlim, a Sinfônica de Bamberg, a Filarmônica de Los Angeles, a Sinfônica de São Francisco, a Sinfônica da BBC, as orquestras da Escandinávia e Ásia. Como seus parceiros no pódio destacam-se maestros como Vladimir Ashkenazy, Sir Neville Marriner, Yuri Temirkanov, Yakov Kreizberg, Sakari Oramo, Carlos Kalmar e Christian Zacharias.

 

Mozarteum Brasileiro – O Mozarteum foi fundado em 1981 por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko, com o compromisso de manter a sociedade atualizada sobre os conceitos e expressões artísticas que se desenvolvem nos principais centros ao redor do mundo.  Uma das mais importantes associações culturais do país, há 30 anos o Mozarteum traz o melhor da música de concerto internacional.Ao longo de sua trajetória, a instituição trouxe ao Brasil algumas das mais importantes orquestras do mundo, entre elas as Filarmônicas de Berlim, Viena, Munique e de Nova York, companhias de dança como o Bolshoi e o New York City Ballet e também renomados solistas, grupos de câmara, coros e regentes.

 

Masterclasses gratuitas – O Mozarteum tem como premissa a promoção periódica de encontros didáticos entre conceituados artistas do cenário internacional e estudantes brasileiros de música. Esses encontros estimulam e promovem um enorme enriquecimento para o currículo musical dos participantes.  As aulas são sempre acompanhadas de intérprete.

 

Este ano, o Mozarteum inaugura parceria com a EMESP Tom Jobim, Escola de Música do Estado de São Paulo. No dia 3 de agosto, das 10h às 13h, integrantes da Camerata Bern realizarão masterclasses de violino, viola, violoncelo e contrabaixo na sede da escola (Largo  General Osório, 147, Campos Elíseos). Os interessados em participar como alunos ativos ou ouvintes deverão inscrever-se previamente através do telefone (11) 3815-6377 (Mozarteum Brasileiro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.

 

Clube do Ouvinte – O maestro, compositor e pianista Sérgio Igor Chnee é o curador e apresentador dessas palestras de caráter informal, batizadas de Clube do Ouvinte e realizadas uma hora antes de cada apresentação em São Paulo. Elaborados para atender expectativas de todo tipo de público, os encontros relacionam a obra ao período histórico em que foi composta,  permitindo que os ouvintes entendam melhor o papel da música na sociedade.  As palestras ocorrem sempre antes dos espetáculos, a partir das 20 horas, com 40 minutos de duração.  A participação é gratuita, basta apresentar o ingresso para o concerto. As vagas são limitadas.

 

Patrocínio – Em 2011, o Mozarteum Brasileiro tem como Mantenedores: Banco Votorantim, Instituto Votorantim, Mantecorp, Osram e Siemens.

Patrocínio Ouro: BNDES, Bradesco, Camargo Corrêa, Clariant, Comgás, Credit Suisse, Deutsche Bank, Banco ING, Mercedes Benz, Novartis, Pirelli e Volkswagen.

Patrocínio Prata: Allianz, Bain & Company e Monsanto.

 

::: Serviço :::

Angelika Kirchschlager & Camerata Bern
Local:
 Sala São Paulo
Datas:  2 e 3 de agosto de 2011, terça e quarta-feira
Horário: 21 horas
Lotação: 1.484 lugares
Endereço: Praça Julio Prestes, s/nº Centro São Paulo
Preços ingressos avulsos: setor A – R$ 220,00 / setor B – R$ 180,00 / setor C –
R$ 120,00 / setor D – R$ 80,00

 

Vendas:

 

Mozarteum Brasileiro – tel.: (11) 3815-6377 – (Visa, Master Card, American Express, Diners, cheque, dinheiro e depósito bancário)

Bilheteria da Sala São Paulo – tel.: (11) 3223-3966

Ingresso Rápido – www.ingressorapido.com.br Tel.: (11) 4003-1212  (incluindo sábados e as vendas pela Ingresso Rápido estão sujeitas a taxa de conveniência e taxa de entrega).1212

Estacionamento no local: R$ 12,00

Classificação etária indicativa: livre

Mozarteum Brasileiro

Tel.: (11) 3815-6377 ingressos@mozarteum.org.br / www.mozarteum.org.br

 

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