Exposição de cerâmica em Paraty

Após 33 anos os três renomados ceramistas, Kimi Nii, Dalcir Ramiro e Toshiyuki Ukeseki se reencontram em uma exposição, onde marcam um encontro de mestres,  em Paraty, cidade que tem a arte como elemento inerente a sua própria existência. A exposição que vai de 7 a 24 de julho de 2011 no Atelier do Dalcir.

 

Perfil

 

KIMI NII

Nasceu em Hiroshima (Japão) e mora no Brasil desde os 9 anos de idade. É formada em Desenho Industrial pela FAAP. Ela projeta com delicadeza e força, utilitários e produz esculturas como expressões formais de seu universo. Sem abandonar a tradição japonesa, Kimi trabalha com a cerâmica de alta temperatura e tem no construtivismo a expressão de sua poética oriental.

 

DALCIR RAMIRO

Nasceu em Paraty em 1953, e foi na cidade de Cunha que realizou sua pesquisa sobre cerâmica.  Aprendeu a técnica indígena das antigas “paneleiras”. Atualmente desenvolve suas esculturas de grande porte e obras cinéticas, imensos mobiles que partem do micro ao macrocosmo. Além da sua formação e das experiências internacionais, Dalcir carrega em si a presença de suas raízes orientais. Raízes estas que são a razão deste reencontro.

 

TOSHIYUKI UKESEKI

É fundador do pólo cerâmico de Cunha (SP), e precursor na implantação dos fornos japoneses noborigama no Brasil. Em 1979 volta ao Japão e dá continuidade a sua carreira de ceramista. Após três décadas retorna ao Brasil para difundir sua pesquisa sobre esmaltes de alta temperatura, se apresentando em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e no V Encontro de Ceramistas em Paraty, sendo o homenageado.

 

::: Serviço :::

Exposição Reencontro

De 7 a 24 de julho de 2011
Segunda a domingo

Local:
Atelier do Dalcir
Rua Santa Rita, 65 – Centro Histórico
Paraty-RJ

Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *