Sob a regência do maestro Luciano Filho, a Orquestra Filarmônica de Rio Claro realiza um concerto gratuito no dia 5 de setembro, às 19h00, na Praça da Liberdade, em frente à Igreja Matriz, em Rio Claro. O concerto, que tem a direção musical de Thiago Camargo, busca desenvolver um repertório com todos os trechos sinfônicos de todas as regiões brasileiras. Um cantor e narrador participam relembrando canções que estão na memória dos mais velhos e mostram um pouco dos costumes regionais do nosso país através de projeções de fotos, constituindo assim um concerto multimídia/multicultural.
A proposta foi criada a partir da iniciativa dos próprios músicos que possuem o objetivo de aproximar a música sinfônica e erudita da população. “Para criar esse ambiente multicultural, a orquestra conta com instrumentos de ambos os gêneros tais como o violino, a viola e o violoncelo figurando lado à lado com o pandeiro, o triângulo e zabumba, construindo uma sonoridade híbrida que possa atrair a atenção do público para as grandes formações instrumentais e quebre o paradigma em relação à música de concerto”, explica Wellington Ronqui, diretor geral da orquestra.
O repertório da orquestra passa pela região norte, trazendo o carimbo e a lambada. No nordeste vamos de forró, coco, ciranda de roda, música armorial, maracatu, afoxé, axé e frevo. Para representar o sudeste, os ritmos são samba, choro, sertaneja, funk carioca, pagode e bossa-nova. Toada e cantiga seguem os ritmos do centro-oeste e pra fechar com chave de ouro representando o sul do país com muita milonga e vaneirão.
A apresentação faz parte do projeto “Brasilidade”, que é realizado pela 3S Projetos com recursos incentivados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Claro.
Data: Sexta-feira, 5 de setembro de 2014
Horário: 19h00
Onde: Praça da Liberdade, em frente à Igreja Matriz, em Rio Claro
Evento gratuito
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.