Inspirada na fábula atribuída a La Fontaine, poeta e fabulista francês, o projeto As Cigarras e as Formigas vai até Indaiatuba no mês de outubro levando oficinas que buscam trazer vida cultural e consciência ambiental para as crianças do ensino público da cidade. A iniciativa acontece nas escolas EMEB Prof. Sérgio Mário de Almeida e Emef Maria Benedita Guimarães no mês de outubro e conta com o patrocínio da Plastek. A atividade teve início neste última terça-feira (1) e segue até o dia 17 de outubro.
A famosa fábula conta a história de uma cigarra que canta durante o verão, enquanto a formiga trabalha acumulando provisões em seu formigueiro. No inverno, desamparada, a cigarra vai pedir abrigo à formiga. Esta pergunta o que a outra fez durante todo o verão. “Eu cantei”, responde a cigarra. “Então agora, dance”, rebate a formiga, deixando-a do lado de fora.
As oficinas serão ministradas para crianças focando a diferenciação e importância de cada trabalho e também a questão ambiental, onde, a partir da técnica de empapelamento, pintura e criação, os participantes serão estimulados a refletir sobre o desperdício e a reciclagem de materiais reutilizáveis. Ao final do projeto, ocorrerá uma exposição dos trabalhos realizados em sala de aula.
O projeto é realizado com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural) pela 3S Projetos contando com o apoio das prefeitura de Indaiatuba e patrocínio da Plastek. “Esta atividade não irá apresentar na fábula no final de seu conto um inverno feliz para a cigarra, que havia passado o verão inteiro cantando, como na versão original. Faremos uma referência a cantoria da cigarra como uma forma séria de labor e com o mesmo valor de importância dos outros trabalhos, como um pedreiro ou um engenheiro, por exemplo, sendo representados pela personagem da formiga”, explica Izabel Magnani, artista plástica responsável pelas oficinas.