Mesmo com tantos compromissos Moretz continua a negociar novos projeto, segundo fontes do site americano Variety, ela se encontra em negociações avançadas com os estúdios da MGM para protagonizar e estrelar o drama If I Stay, dirigido pelo cineasta e produtor R.J. Cutler (série Nashville).
O nome da atriz havia sido relacionado ao projeto desde de seu início em 2009, mas devido a falta de interesse e consequentemente desistência da Summit Entertainment em seguir em frente com a produção, achava-se que o projeto estivesse cancelado definitivamente.
Em 2009, a diretora Catherine Hardwicke (Crepúsculo) foi inicialmente ligada ao cargo de realizadora, mas posteriormente devido as incertezas do projeto acabou abandonado o cargo e entregando para o cineasta brasileiro Heitor Dhalia. O longa inicialmente seria estrelado por Dakota Fanning, mas acabou não se confirmando a noticia.
Com roteiro adaptado escrito por Shauna Cross (Garota Fantástica), a trama envolvido no filme será baseada na obra literária escrita por Gayle Forman.
Em uma manhã de fevereiro, Mia sai para um passeio com a família e, em um instante, tudo muda. A última coisa que lembra é estar no carro com seus pais e seu irmão mais novo, Teddy, em uma estrada repleta de neve. De repente, está em pé fora do seu corpo, ao lado dos cadáveres de seu pai e sua mãe, observando ela e o irmão serem atendidos pelos paramédicos.
Enquanto tenta entender se está morta ou não, Mia é levada para um hospital, onde, com seu corpo em estado de coma, reflete sobre seu passado e tenta decidir se vale a pena lutar pela vida. Por meio dos flashbacks e dos pensamentos de Mia, o texto explora a vida da adolescente, sua paixão pela música clássica e sua forte relação com a família, com o namorado, Adam, e com a melhor amiga, Kim.
A produção ainda não tem um cronograma definido de suas filmagens, e nem uma data de estreia definida.