Responsável pela maioria dos sucessos de bilheteria do ano, como “Minions”, “Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros”, “Cinquenta Tons de Cinza” e “Velozes e Furiosos 7”, a Universal Pictures Brasil tem estratégias digitais desenvolvidas pela Social Tailors desde o final de 2013. Com foco na área digital, a distribuidora vem alcançando resultados expressivos e, portanto, acredita cada vez mais na plataforma online como ferramenta de divulgação dos seus filmes.
Em uma ação para o blockbuster “Cinquenta Tons de Cinza”, em que os fãs podiam se colocar em um relacionamento com o Sr. Grey no Facebook, os resultados de alcance e impressões foram equivalentes à audiência de um spot de TV em horário nobre NET, porém com um investimento quarenta vezes menor.
A principal estratégia online da distribuidora é focar em inovação junto às redes sociais. Para isso, em parceria com o time de engenharia do Facebook, a Social Tailors criou um projeto pioneiro baseado na utilização da ferramenta de Geolocalização da rede social, chamada de Local Awareness, em mais de 500 cinemas que exibiam filmes da Universal. A ação consistia em enviar anúncios personalizados com os nomes dos cinemas em um raio de até 2 km para pessoas logadas no Facebook. Assim, o espectador que quisesse assistir ao filme naquele momento seria direcionado para o cinema mais próximo. A ideia obteve resultados mais do que satisfatórios: cerca de 1,7 milhões de impressões e mais de meio milhão de visualizações de vídeo. Participar de iniciativas beta e alfa com seus parceiros é um dos meios utilizados pela Universal para estar a frente do mercado. Recentemente, a distribuidora realizou a primeira ação em vídeo com a Twitter Publisher Network – um produto novo que possibilita veicular anúncios em toda a rede de apps mobile parceira. Novamente, os resultados foram positivos: mais de 45% de aumento em alcance e redução de 50% no Custo por Visualização (CPV), comparado às campanhas de outras marcas no Twitter. Além da Twitter Publisher Network, a Universal foi a primeira no mercado de entretenimento a trabalhar com iAd no Brasil, uma plataforma de aplicativos parceiros da Apple. Na ocasião, todas as taxas de conversões de TTR (tap to rate), AV.TS (average time spending) e Conv. Rate, ficaram 50% a cima do benchmark dos Estados Unidos. Em “Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros” e “Minions”, os filmes tiveram o CPV no YouTube abaixo da média da indústria, gerando 30% de views a mais com o mesmo investimento, graças a uma comunicação assertiva. A campanha de “Minions” teve também recorde de impressões em X-screen (banners mastheads) com 57 milhões de views, sendo 64% de origem em mobile, o que confirma a importância desse segmento nas ações. No YouTube, a animação também bateu recorde de View Through Rate (VTR), com 31% em campanhas de remarketing.