Trupe Dunavô apresenta espetáculo premiado no Refugo Urbano no SESC Belenzinho

SESC Belenzinho recebe a Trupe Dunavô para duas apresentações especiais do espetáculo “Refugo Urbano”. A montagem foi vencedora de um dos principais prêmios de teatro da América Latina, o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, na categoria Sustentabilidade, pelo uso criativo de materiais reciclados e por retratar com sensibilidade o universo de quem vive à margem da sociedade. Um trabalho sensível, poético e muito divertido, que promete emocionar o público de todas as idades!

REFUGO URBANO COM ENTRADA GRATUITA – UMA FÁBULA URBANA ENCANTADORA!

O universo de uma catadora de lixo e de um lixeiro, retratado de forma sensível e criativa. Um cenário construído a partir de objetos descartados é o ambiente onde os palhaços Pamplona e Claudius se encontrarão para viver uma possível história de amor. É a partir deste improvável encontro, que se dá uma delicada e encantadora fábula urbana, que desde a sua criação surpreendeu o público e agradou a crítica especializa.  Nos dias 05 e 06 de agosto, a Trupe Dunavô apresenta o espetáculo Refugo Urbano no SESC Belenzinho, com entrada gratuita.

“Refugo Urbano”, conta a história de dois palhaços vindos de universos particulares e completamente distintos, que a partir de um encontro improvável, passam a conviver e lidar com suas diferenças. Pamplona é uma catadora de lixo e Claudius, um lixeiro. Eles se encontram em um beco esquecido da cidade, e passam a ter um divertido convívio em meio ao improvável. Com brincadeiras circenses, corpo cômico, malabarismo e o divertido jogo do palhaço, o espetáculo traz para o palco o resultado dos experimentos anteriores da trupe, pesquisando a máscara do palhaço e realizando intervenções urbanas, onde entraram em contato com a realidade das ruas do centro de São Paulo e de algumas periferias. Dessa forma, a Trupe aprofunda suas pesquisas em torno do tema do refugo urbano, colocando sobre essa realidade outra perspectiva, explorando o que há de mágico na fria e crua realidade de quem vive à margem na sociedade.

Quem explica essa experiência é Gis Pereira, uma das integrantes da Trupe: “Queríamos trazer muitas das experiências e histórias com as quais estivemos em contato durante a nossa jornada de intervenções urbanas pelas ruas de São Paulo. Um dos nossos objetivos era tratar do que é invisível na cidade e expor um universo com o qual ampliamos a nossa pesquisa e para o qual levamos a linguagem do palhaço. Pretendíamos, também, expor o amor, o encantamento, os conflitos, as decepções, as diferenças entre os indivíduos e uma série de outros sentimentos.”

A Trupe Dunavô, formada por Renato Ribeiro, Gis Pereira, Vinicius Ramos e Gabi Zanola, tem em seu histórico uma aclamada temporada no Centro Cultural São Paulo no ano de 2015, quando estreou Refugo Urbano, chegando a esgotar ingressos na Sala Jardel Filho (a maior do Centro Cultural São Paulo, com cerca de 320 lugares). Nessa temporada de estreia, atraiu também os olhares da crítica especializada, recebendo duas indicações para o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, nas categorias Melhor Atriz (Gabi Zanola) e Prêmio Sustentabilidade, categoria com a qual foi premiado pelo uso criativo de sucatas e material reciclado, retratando com sensibilidade o universo de pessoas em situação de vulnerabilidade social nas grandes cidades. Em uma votação especial, organizada para escolher os melhores do ano, o espetáculo foi eleito pelos leitores do Guia Folha como Melhor Espetáculo Infantil do Ano de 2015.

Em 2016 a Trupe realizou temporada do espetáculo “Refugo Urbano” no Espaço dos Parlapatões e SESC Itaquera, participou do Festival Nacional de Teatro de Jales,  XII Festival Nacional de Teatro de Limeira e da Virada Sustentável. Fez parte da programação do Circuito SP de Cultura com “Refugo Urbano” e “É mesmo uma Palhaçada”, se apresentando em diversos espaços importantes da cidade de São Paulo. Foi convidada para integrar a programação do maior festival de humor do mundo: o Festival Risadaria, apresentando dois de seus espetáculos “É mesmo uma Palhaçada” e “O Livro do Mundo Inteiro”. Por conta do enorme sucesso e repercussão junto ao público, a trupe foi novamente convidada a integrar a programação do Festival no ano de 2017, com três espetáculos diferentes.

Participou do Circuito Cultural Paulista (APAA-Associação Paulista de Amigos da Arte) em 2016 e está se preparando para iniciar a temporada de 2017 no Circuito, além de integrar a programação do Festival Paulista de Circo com o Espetáculo “É mesmo uma Palhaçada”.

Com seus quatro espetáculos a trupe vem se apresentando em diversas unidades do SESC São Paulo e passando por lugares emblemáticos para a cultura como o Auditório Ibirapuera, Fábricas de Cultura, teatros distritais, entre outros.

Se você ainda não conhece o trabalho deste grupo, não perca esta oportunidade! Refugo Urbano será apresentado no SESC Belenzinho, nos dias 05 e 06 de agosto, às 17h00, com ingressos gratuitos. Conheça essa fábula urbana e se surpreenda!

Siga a Trupe Dunavô nas redes sociais e acompanhe a agenda de apresentações:

 www.facebook.com/DuNavo / www.instagram.com/trupedunavo

REFUGO URBANO
Dois mundos excêntricos, caos e ordem, ligados pela ação da transformação. Dois seres intrigantes e complexos.

Claudius é organizado, comedido e cuidadoso. Pamplona é vibrante, emocional, e guarda consigo um universo único debaixo de seus sacos plásticos e papelões.

Eles não se conhecem… ainda! Porém juntos, descobrirão o que há de mágico na trágica crueza das ruas.
A Trupe DuNavô apresenta-nos uma história de sentimentos, humanidade, sonhos, amor… e palhaços!
Com divertidas intervenções circenses e brincadeiras entre dois palhaços, que acabam por construir o seu ambiente, com objetos descartados.

SERVIÇO

Onde: SESC Belenzinho – Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho (próximo ao metrô Belém), São Paulo – SP

Local: Sala de espetáculos 2 (3o andar)

Dias 05 e 06 de agosto, ás 17h00

Retirada de ingressos gratuita com 1 hora de antecedência

Telefone: 011 – 2076-9700

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *