Casa das Caldeiras realiza mostra especial do projeto Manual da Família

Após 11 meses de trabalho com vivências e desenvolvimento do Manual da Família – A Arte de Educar no Século XXI, a Casa das Caldeiras, através da sua Associação Cultural, promove uma “mostra-viva” e convida a população para conhecer, experimentar e interagir com o projeto para se inspirar e participar de uma transformação social a partir do convívio familiar e dos aprendizados que podem ser construídos neste convívio. Serão dois dias de programação gratuita e especial, para todas as idades, com foco no lúdico, nas emoções e na presença. Ótima oportunidade de conhecer este lindo projeto!

EXPOSIÇÃO MANUAL DA FAMÍLIA – DOIS DIAS DE ACOLHIMENTO E ENCONTROS EM FAMÍLIA

Nos dias 06 e 07 de agosto, a Associação Cultural Casa das Caldeiras realiza o encerramento de mais uma fase do projeto Manual da Família – A Arte de Educar no Século XXI, propondo um encontro com o público com atividades lúdicas que possibilitem trocas e afetos, no intuito de estimular práticas saudáveis capazes de transformar positivamente a convivência em família e no coletivo, em busca de uma sociedade capaz de conviver e respeitar as diferenças sem abrir mão de combater desigualdades e injustiças.

Serão dois dias para conviver e experienciar cada espaço da Casa das Caldeiras, especialmente produzido pelo olhar e percepção da equipe do Manual da Família sobre o objeto de estudo e pesquisa do projeto. Experiências significativas serão vivenciadas na Casa das Caldeiras, que receberá acolhedoramente a população para sensibilizar, conectar e inspirar as pessoas sobre possíveis transformações que impactem positivamente suas relações no cotidiano. Através de atividades prazerosas e lúdicas, os participantes serão convidados a observar suas histórias e perceber a si mesmo e ao outro, identificando suas capacidades para então refletir a respeito dos seus vínculos familiares e das suas relações em sociedade.

“Queremos falar de coisas importantes como potências e valores de uma maneira leve e sensível. Convivência, Presença, Conexão, Reconhecimento, Percepção do Coletivo e da Vizinhança, Protagonismo,  Afetividade, Consciência serão temas presentes nas diversas ações propostas durante a mostra. O nosso trabalho é revelar a importância de desenvolvermos habilidades como Empatia, Respeito, Comunicação, Abertura ao novo, Sociabilidade, Criatividade, Cooperação, Confiança, Autonomia, para a formação das crianças e de uma sociedade por nós desejada. Nós da equipe do Manual da Família partiremos do acolhimento e da escuta para estender o nosso convite de participação para a população”, comenta Karina Saccomanno Ferreira, presidente da Associação Cultural Casa das Caldeiras.

Através de uma exposição final que abordará as habilidades sócio relacionais, sócio emocionais/não-cognitivas desenvolvidas potencialmente no ambiente familiar, acontecerá uma mostra viva e interativa com atividades diferentes e inspiradoras, compartilhando todo o conteúdo desenvolvido (e-book Manual da Família, Blog, Aplicativo, artigos do Diário do Manual e o material aplicado nas vivências Família-Ação. Acolhendo todos os diferentes formatos de família, as diferentes formas de interagir e de se relacionar de cada indivíduo, reconhecendo todos como membros de uma família e cidadãos do mundo.

Haverão brincadeiras, instalações, contação de histórias, performances, espaços de trocas de objetos e de histórias, depoimentos, construções coletivas, vídeos e projeções, fornadas com comidinhas, muitos destes espaços serão interativos e os participantes poderão construir, co-criar, inventar e deixar suas próprias marcas e seus aprendizados no projeto, contando e compartilhando também a sua própria história. O andar Térreo contará com a participação especial do Coletivo Zebra5 que fará intervenções que dialogam com o trabalho desenvolvido. A mostra pretende acima de tudo valorizar as diferentes composições de família e a diversidade, inspirando um sentimento de encontro e identificação com o outro.

“A ideia é que os participantes sintam que estão entrando num lugar especial, um lugar familiar, que os inspire a cuidar ainda melhor de si e do outro, que estimule o sentimento de respeito, que promova uma melhor convivência no coletivo e impacte no exercício diário de práticas que transformem o mundo a nossa volta!”, comentam Marcela B. Camara e Carlos Maldonado, integrantes da equipe do projeto.

O projeto Manual da Família – A difícil arte de educar no Séc. XXI nasceu com o objetivo de estimular o desenvolvimento das habilidades não-cognitivas, através de ações que promovessem reflexão e protagonismo nas famílias, de forma inclusiva. O projeto surgiu com a pesquisa e elaboração de um e-book com apoio da Fundação Itaú Social, hoje disponibilizado gratuitamente para download [www.casadascaldeiras.com.br/manual e www.manualdafamilia.com.br], que privilegiou um diálogo direto com as famílias e acesso fácil. O texto é intencionalmente leve e interativo, trazendo falas de diversas famílias entrevistadas, identificando que cada núcleo familiar já traz um punhado de potências, capacidades, que cada um de nós parte de um lugar diferente e avança até onde é possível naquele momento específico. Desde o lançamento do e-book o projeto promove trocas através das redes sociais e compartilha virtualmente as experiências com as famílias. A partir do reconhecimento das habilidades sócio relacionais, o projeto pretende construir uma sociedade mais humana, acolhedora e sensível, pautada muito mais nas potências do que nas fragilidades. As fragilidades devem ser reconhecidas como um dos lados de uma gangorra, o que impulsiona para o outro, o do desenvolvimento das habilidades que atuam para a superação. Neste último ano de trabalho, com o convênio firmado com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e a conquista do financiamento através do Edital CONDECA 2015, o projeto avançou e se multiplicou. Foram iniciados ciclos de encontros com diferentes grupos de famílias, as Vivências Família-Ação, pautadas no conteúdo apresentado nos capítulos do e-book EU SOU FAMILIA – EU SINTO – EU POSSOOutra vertente que se desenvolveu nesta etapa do projeto foi o trabalho de sensibilização junto a profissionais e técnicos da Assistência Social que trabalham com famílias. Uma metodologia que vai sendo construída e customizada na prática. A intenção é potencializar o papel de cada um de nós enquanto sociedade, no desenvolvimento de valores e habilidades, dentro do ambiente familiar. Seja como membro da família, seja como agente transformador. 

SOBRE A ASSOCIAÇÃO CULTURAL CASA DAS CALDEIRAS

“Casa das Caldeiras” é o nome dado a construção fabril de 1920, localizada na Avenida Francisco Matarazzo que com seus tijolos e chaminés remete os visitantes à memória viva do período em que a cidade se transformou em metrópole. Desde o seu restauro (1998-1999) abriu suas portas para a cidade e após alguns anos, passou a ser reconhecida como palco de eventos culturais, sociais, privados e coorporativos, valorizando os encontros, as relações sociais e a construção de novas histórias. Desde então, se tornou um polo de cultura independente que é referência em São Paulo, com importantes programas – OBRAS EM CONSTRUÇÃO e TODODOMINGO ou TODODOMINGO MUSICAL EM SP, este último vem anualmente se consolidando como um dos projetos mais democráticos da cidade, possibilitando a produtores independentes, realizarem eventos e ocupar esse espaço de diferentes formas.

Entre os projetos que borbulham nesta antiga fábrica de caldeiras, estão os de cunho social, que buscam produzir novas perspectivas de atuação e de protagonismo sócio-cultural para a cidade e o país. Fomentando contextos de troca de conhecimentos, partilhando e abrindo espaço para encontros, a ACCC quer dar oportunidade para que outro território seja criado: o da afetividade. Foi assim que o espaço foi aberto para receber famílias que participaram de oficinas e relataram suas experiências, engrossando o caldo do projeto “Manual da Família – A difícil arte de educar no Séc. XXI”.

Equipe do Manual da Família: [assistente social, psicólogos, pedagoga, arquitetos e urbanistas, jornalistas, artistas, comunicadores, curadores, fotógrafos, ilustrador e produtor] – Patrícia Mendes, Tiago Falcão, Maria Brant, Marcela B. Camara, Carlos Maldonado, Joel Borges, Karina Saccomanno Ferreira, Demétrio Portugal, Luciana Gandelini, Mariano Camara, Leandro Moraes.

[competências do coletivo: criatividade, colaboração, cooperação, produtividade, paixão, intenção e propósito no fazer, gentileza, generosidade, afeto, sensibilidade, capacidade de mudar/adaptar/improvisar, resiliência, capacidade de aprender com os erros, assumir riscos, compreensão, respeito pelas diferenças, capacidade em identificar talentos e experimentar, dentre outros que estamos descobrindo no processo de criação coletiva]

Participação e Colaboração especial: Coletivo Zebra5 [jogo e arte] – Carolina Velasquez, Alberto Tembo e Christiane Coutinho, Plinio Lopes Godinho Meireles – artes cênicas e cinema

MOSTRA ESPECIAL – MANUAL DA FAMÍLIA – A ARTE DE EDUCAR NO SÉCULO XXI

Dois dias de convivência onde as famílias, em seus mais variados formatos e em ampla diversidade, serão convidadas para atividades lúdicas e de sensibilização, com o intuito de valorizar cada um dos membros da família, inspirar para as práticas saudáveis no cotidiano co-criando uma convivência harmoniosa em sociedade. Atrações: Contação de histórias, brincadeiras, música, fornadas, feira de trocas, projeções, performances e ainda instalações e ações interativas com participação especial do coletivo ZEBRA5.

SERVIÇO

Quando: 06 de agosto – Domingo – 13h às 19h / 07 de agosto – segunda-feira – 10h às 17h

Classificação Livre – Entrada gratuita

Francisco Matarazzo, 2000 – Água Branca, São Paulo – SP, 05001-200
Telefone: (11) 3873-6696

Ocupação de todos os espaços da Casa das Caldeiras com : Barraca de Trocas, Espaço de Brincadeiras (Área Central), Espaço de Contação de Histórias, Diário do Manual, Sala de Estar (Sala Lateral), Cabine com Super Poderes, Cabine de depoimentos com Famílias, Espaço de reunir (Cozinha), Construssim (Ruazinha), Penetráveis (Térreo), Linha do Tempo (Túnel), Geodésica (Ateliê), Primeira Infância (Salão dos Tanques)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *