O ator Edward James Olmos recebe Platino de Honra em Madri

Em coletiva de imprensa realizada hoje cedo em Madri, Espanha, o ator Edward James Olmos, homenageado na IV edição dos Prêmios Platino declarou: “Sigo porque é muito diferente o que acontece nos Estados Unidos, há um preconceito muito forte com o latino”.

Agraciado como o Prêmio de Honra, o ator Edward James Olmos, intérprete de filmes como Blade Runner2 Guns e Selena, foi enfático: “O que necessitamos hoje é que se reconheça a arte do cinema Ibero-americano. Estamos mandando um forte sinal a todo o mundo. É o que precisávamos e agora já temos”. A premiação que se dará na Gala marcada para sábado, 22 de julho, também em Madri, reconhece a sólida carreira de Olmos e seu compromisso  em promover a cultura Ibero-americana no centro da meca do cinema norte-americano. “Edward fez, e segue fazendo, um grande trabalho em favor da comunidade latina, utilizando a televisão e o cinema como ferramentas para integração” , declarou Enrique Cerezo, presidente da EGEDA.

Com uma carreira que contabiliza dois Globos de Oro, um Emmy e uma indicação ao Oscar, entre muitos outros prêmios, Edward James Olmos se emocionou na reunião com a imprensa convidada: “Veja a história do Oscar: nos anos 20, eram 35 pessoas reunidas em um restaurante. Os Prêmios Platino, já em sua edição de estreia, no Panamá, reuniu milhares de pessoas. Em 10, 20 anos, ele será mundialmente importante”, assegurou o protagonista de uma infinidade de papéis no cinema, mas também de personagens icônicos da TV, em séries como Miami Vice, Galática e Dexter.

Nascido nos Estados Unidos mas de ascendência mexicana, Edward tornou-se mundialmente conhecido como o tenente Castillo da série Miami Vice que lhe valeu um Globo de Ouro e um Emmy. Pouco depois, brilhou no filme Stand and Deliver, pelo qual recebeu o segundo Globo de Ouro e a indicação ao Oscar.

Aos 70 anos Olmos mostra vitalidade invejável: “Me vejo bem, os 70 são os novos 68”, brincou, antes de declarar que pretende seguir na carreira “porque ainda há muito preconceito com os latinos nos Estados unidos”. Entre os novos projetos estão a estreia de de Blade Runner 2049, um longa de animação da Pixar, no qual dublará um personagemo e a ainda o remake de The Predator, outro clássico do, agora dirigido por Shane Black (Iron Man 3).

Edward James Olmos demonstra seu apoio aos Prêmios PLATINO desde a sua origem. “Quase toda a minha vida participei de filmes de caráter latino, quase 80% de minha filmografia se baseia em minha identidade cultural” declarou o ator, fundador do Latino Public Broadcasting e do Los Angeles Latino International Film Festival.

Com isso, Edward James Olmos passa a integrar a galeria de grande atores que receberam o Prêmio de Honra nas edições passadas: Ricardo Darín, Antonio Banderas y Sonia Braga.

O Cidadão Ilustre, Oscar Martínez e Natalia Oreiro sào os premiados pelo público

Um elemento essencial para os Prêmios Platino é o público, que também elegeu os seus preferidos nessa edição. A premiação, patrocinada pela IBERIA, premiou o longa metragem El Ciudadano Ilustre, de Mariano Cohn e Gastón Duprat, junto com seu protagonista Oscar Martínez, na categoria de melhor filme e melhor intérprete masculino, respectivamente. Natalia Oreiro por seu papel em Gilda, no me arrepiento de este amor foi brindada com o prêmio de melhor atriz.

Ainda na votação popular, a co-produção hispano-argentina El Ciudadano Ilustre, um dos maiores êxitos de bilheteria na Argentina,  levou o de melhor filme.

Os Prêmios PLATINO são promovidos por EGEDA (Entidade de Gestãodos Direitos dos Produtores Audiovisuais), com FIPCA (FederaçãoIbero Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais), e conta com o apoio das Academias e Institutos de cinema ibero-americanos, Latin Artist e da Fundação AISGE, que trabalham desde sua primeira edição em 2014 para conseguir uma visibilidade maior para o cine iberoamericano no mundo e para que nosso cinema tenha a distribuição que merece a nível internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *