Mostra “Entre Tantos – Geraldo de Barros” tem início em agosto no Sesc São José dos Campos

De agosto a outubro o Sesc São José dos Campos recebe a exposição Entre Tantos – Geraldo de Barros, que reúne obras do fotógrafo, pintor e designer.

A mostra apresenta um recorte da produção do artista por meio de obras pertencentes ao Acervo Sesc de Arte Brasileira, celebrando sua relevância no cenário das artes visuais e valorizando a arte brasileira.

Considera­do um dos pioneiros da fotografia abstrata e importante artista do movimento concretista brasileiro‚ Geraldo de Barros iniciou sua formação artística em 1945, estudando desenho e pintura em ateliês livres de artistas e em um ateliê coletivo. Em 1946, passou a pesquisar e estudar os processos de fotografia, em grupos experimentais e no Museu de Arte de São Paulo. Foi fundador e membro de rele­vantes associações artísticas‚ como‚ a Galeria Rex‚ o Grupo Ruptura‚ a cooperativa de produção de móveis Unilabor e a indústria de móveis Hobjeto.

O artista dedicou-se a recortar frações da realidade, flagrar ângulos pouco acessados, desbravar outras dimensões da imagem e transformar artesanalmente a matéria que envolve o processo fotográfico, derivando tal intervenção em representações quase pictóricas. Seus trabalhos ultrapassam o vínculo com o contexto histórico‚ político e artístico do período em que foram desenvolvidos‚ mos­trando-se atuais e transgressores.

Uma marca de sua poética é a experimentação‚ por meio da qual catalisa distintas pos­sibilidades por entre as técnicas‚ esgarçando fronteiras entre a fotografia‚ a gravura e a pintura. Diante de suas obras‚ revelam-se as sutis camadas que com­preendem sua construção.

O artista morreu em 1998, em São Paulo, e desde então sua obra vem sen­do pesquisada por artistas, curadores e críticos de diferentes localidades.

Curadoria

A exposição conta com curadoria de Renata Sant´Anna, Mestre em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da USP, Coordenadora do Programa Arte à Primeira Vista, que engloba a publicação de livros e curadoria de exposições de arte contemporânea para o público infantil, e, Valquíria Prates, Mestre em Educação, desenvolve desde 2016 pesquisa de doutorado sobre processos artístico-pedagógicos no Instituto de Artes da UNESP.

SERVIÇO
Entre Tantos – Geraldo de Barros
Data: 01 de agosto a 29 de outubro
Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Área de exposição.
Visitação: terça a sexta, das 13h às 21h30; sábados domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Grátis
Livre.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *