Animação brasileira “História Antes de Uma História” chega aos cinemas após 13 anos de produção

Revelando os mistérios da arte da animação, História Antes de Uma História chega aos cinemas de São Paulo no próximo dia 16 de março, pelo CineSesc, e fica em cartaz até o dia 22. A animação é o primeiro longa-metragem de Wilson Lazaretti, que há mais de 40 anos se dedica a essa arte, e levou 13 anos para ser concluída.

Com codistribuição da Spcine, empresa de desenvolvimento do audiovisual da Prefeitura de São Paulo, ‘História Antes de uma História’ apresenta a trajetória de Dr. K, um velho senhor que gosta muito de caminhar. No decorrer de uma de suas andanças, acaba encontrando vários objetos que o ajudarão a desvendar os grandes mistérios da técnica da animação. Como um desenho animado aprende a ‘andar’? O que acontece quando uma personagem é criada sem um coração? O que animar primeiro: um ovo ou uma galinha?

Em 78 minutos, Dr. K mergulha no mágico mundo da animação, ao lado do menino Matias, da menina Laurinha e da galinha Melodia, que vão conhecer e experimentar na prática as diversas etapas e instrumentos necessários para dar vida a uma história. A trilha traz canções nas vozes de Elza Soares, que interpreta duas músicas da ‘Feiticeira’, Ná Ozetti, que faz a voz da “Folha Branca”, e inúmeras referências a grandes compositores clássicos como Bizet, Bach, e Carlos Gomes, entre outros.

Concluído em 2014, o filme de Lazaretti foi exibido no Brasil somente em algumas sessões especiais, mas passou por festivais de países como Portugal, Croácia, Grécia, Argentina, França e Cuba, conquistando o público por onde passou, mostrando que, a magia da animação é mesmo universal.

Circuito Spcine de cinema nos CEUs

Entre 7 e 31 de março, a rede de salas de cinema da Spcine promove uma mostra com filmes brasileiros inéditos no circuito comercial. Ao todo, são 15 produções, todas contempladas pelo edital de distribuição de obras cinematográficas de pequeno porte, lançado pela Spcine em 2016.

As sessões de ‘História Antes de Uma História’ acontecem em cinco CEUs (Centro Educacional Unificado) – Meninos (16/3), Aricanduva(16/03), São Rafael (22/3), Feitiço da Vila(23/3) e Perus (29/3). Todas as sessões começam às 16h e são gratuitas. Ao fim de cada sessão, haverá oficinas com monitores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, com alguns brinquedos ópticos, como o zootroscópio, brinquedo óptico que faz parte da pré-história do cinema e também é apresentado no filme.

Conheça o Diretor

Cofundador do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas ao lado de Maurício Squarisi, Wilson Lazaretti é autodidata e iniciou sua relação com o desenho animado aos 20 anos de idade, dando aulas para crianças no Conservatório Musical Carlos Gomes, em Campinas/SP. Já realizou mais de 2500 oficinas de animação para crianças, jovens e adultos em quase todo o território brasileiro, além de países como Argentina, Portugal, Dinamarca, Suécia e Estados Unidos. Fabrica materiais de apoio didático e brinquedos ópticos para o aprendizado das técnicas de animação desde 1999 e, há mais de 23 anos, leciona na Universidade Estadual de Campinas, no Instituto de Artes, Departamento de Artes Plásticas.

Sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Com mais de 40 anos de atuação, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. No Núcleo, são desenvolvidas duas linhas de produção de filmes de animação: os filmes autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Com mais de 300 filmes produzidos, entre autorais e de oficinas, tem na bagagem dois longas-metragens: “Café, um dedo de prosa”, de Maurício Squarisi, e “História Antes de uma História”, de Wilson Lazaretti. Atualmente, mantém um banco de projetos voltados para as áreas de educação, ecologia e cidadania e segue trabalhando na captação de recursos, com patrocínios, leis de incentivos e concursos para realizá-los.

Sobre a Spcine: A Spcine é a empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. O objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social. A empresa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

História Antes de Uma História

Animação de Wilson Antonio Lazaretti
Tempo de duração: 78 min
Classificação indicativa: Livre
Co-distribuição: Spcine e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Distribuição pela Polifilmes

Agenda de exibições do filme ‘História Antes de uma História’

Circuito Spcine de cinema nos CEUs

16/03 às 16h: SPcine Meninos – Rua Barbinos, 111, São João Clímaco

16/03 às 16h: SPcine Aricanduva – Rua Olga Fadel Abarca, 5825, Jd. Santa Terezinha

22/03 às 16h: Spcine São Rafael – Rua Cinira Polônio, 100, Jd. Rio Claro

23/03 às 16h: Spcine Feitiço da Vila – Rua Feitiço da Vila, 399, Chácara Santa Maria/Campo Limpo

29/03 às 16h: Spcine Perus – Rua Bernardo José de Lorena, s/n, Perus

CineSesc: De 16 a 22 de março – diariamente, às 15h

Rua Augusta, 2075, Cerqueira César | Telefone: (11) 3087-0500

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *