Abertas inscrições para o 19º FESTCURTAS BH, Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte

Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, abre inscrições para o 19º FESRCURTASBH, o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Realizadores com curtas-metragens finalizados em 2016 ou 2017 têm até o dia 14 de março para se inscrever. O edital do Festival está disponível no site da Fundação Clóvis Salgado

Serão aceitos filmes com até 40 minutos de duração, de todos os gêneros – exceto filmes publicitários e institucionais – em película 35mm, 16mm, DCP, entre outros formatos digitais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site shortfilmdepot.com. O resultado da seleção dos filmes será divulgado em 10 de junho de 2017 no site festcurtasbh.com.br.

O FESTCURTASBH – O FestcurtasBH se firmou como um dos eventos mais importantes de difusão e promoção da produção cinematográfica mundial em Minas Gerais. Sua realização visa difundir a produção de filmes em curtas-metragens, além de contribuir para reflexões sobre questões da contemporaneidade, presente nos trabalhos apresentados.

Na última edição, realizada em 2016, foram inscritos mais de 2.500 curtas-metragens de 93 países. Durante os dez dias do festival, foram exibidos 170 filmes para um público médio de 5 mil pessoas.

Segundo o gerente do Cine Humberto Mauro, Philipe Ratton, o festival destaca e valoriza a produção de curtas-metragens. “Historicamente, sabemos que os curtas-metragens têm uma dificuldade de distribuição e exibição. Com o Festival, conseguimos movimentar essa cadeia, por meio da grande quantidade de filmes inscritos e exibidos, o que só reforça a potência desse evento no calendário da cidade. É importante também mostrar como o curta-metragem pode ser uma manifestação artística completa”, explica o gerente.

Sobre a seleção – A curadoria será feita em duas etapas. Na primeira, a comissão selecionará curtas para compor as Mostras Competitivas e Mostras Especiais. Em outro momento, durante o Festival, as produções selecionadas para as Mostras Competitivas serão submetidas à apreciação de um júri de especialistas e outro formado pelo público, que selecionarão os vencedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *