Exposição de artes plásticas sobre arte marajoara em Sumaré

O projeto “O Grafismo e a Arte Marajoara” vem transformando a forma de vivenciar a arte dos participantes das suas oficinas em Sumaré. Para finalizar o projeto, no dia 9 de dezembro, será realizada uma cerimônia de encerramento e exposição das obras/artigos produzidas pelos participantes durante as oficinas, bem como um bate papo entre os participantes, comentando sobre suas experiências com o grafismo e a arte Marajoara.

Desde o último novembro, cerca de 50 alunos estão aprendendo artes plásticas com foco no grafismo e na arte marajoara no Centro Cultural da Subestação. No total, são 10 encontros com o objetivo de divulgar conhecimentos sobre a cultura marajoara e dessa forma desenvolver nas pessoas o interesse pela cultura de outros povos, que é especialmente evidenciada pelos grafismos por eles utilizados. A oficina trabalha temas como desenho e pintura, dança, pintura corporal, tecelagem e tingimento.

O grafismo marajoara concentra distintos padrões estéticos evidenciados principalmente em pinturas cerâmicas, realizadas com destreza, tendo em conta as formas esguias e curvilíneas perfeitamente moldadas, e delicadamente decoradas. São fruto do trabalho de tribos indígenas que habitavam a ilha brasileira de Marajó, localizada na foz do rio Amazonas.

Realizadas com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural) as oficinas contam com o patrocínio da Honda.

SERVIÇO
Exposição O Grafismo e a Arte Marajoara
Data da exposição: 9 de dezembro
Horários: às 19h00
Local: Centro Cultural Subestação
Endereço: Endereço: Rua Antônio Jorge Chebab, s/n – Centro – Sumaré/SP

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *