Rafael Ursso lança primeiro disco

O rapper Rafael Noir, vulgo URSSO rima desde 2015, foi um dos fundadores do grupo Haikaiss e faz parte da banca forte do rap nacional Damassaclan. Morador da zona norte de São Paulo, o mc tem conexões com todas as regiões da cidade e uniu um time de peso para executar com precisão o seu disco de estreia.

Com produções assinadas por Jay Beats, SPvic, Pizzol, Wesley Camilo, Pezê e Alive Records, o álbum Os Humildes Serão Exaltados conta também com participações de DJ Sleep, Dj Cia, Haikaiss, Don Cesão, Jonas Bento, Avante o Coletivo, Febém (ZRM), Tangi (CDC), Dj Cainan, Wesley Camilo, Guerrilheiros e Dj Phatdub e Dj Sleet. A mixagem ficou a cargo de Thomas Freymann (Di responsa), a masterização por Rafael Gomes (Estúdio Áudio Fusio: Bureau) e DJ Cia (Zona Nata), e gravações de Amaury Alencar (Esseponto Records) e André Rodrigues (Estúdio 9 House 1).

A arte da capa é de Felipe Barros e André “deed” Oliveira na foto de Denis Fioranelli. As 14 faixas ganharam um registro visual com direção assinada por Felipe Barros e lyric-video por Gabriel Fontenele, um vídeo clipe para cada música, lançados de uma só vez, uma iniciativa inovadora!

Os Humildes Serão Exaltados

A introdução do álbum foi apresentada no começo do ano em um vídeo clipe com a participação do DJ Sleep, instrumental de Spvic e um sample do Erasmo Carlos, Quem Será Exaltado?, retrata a volta e o recomeço de uma jornada. Tempo É Rei faz referência a paciência e a distância entre o querer e o esperar, a faixa é resultado de uma longa noite no estúdio dos amigos do Avante o Coletivo em Heliópolis, produzida por Pizzol conta também com melodias de Jonas Bento. Ursso exercita seu flow no beat loopado produzido por Jay Beats em Ossos do Ofício. As situações rotineiras de quem corre atrás do seu sonho chegam em Desde…, com participação e produção assinada por Wesley Camilo.

A música tema do disco OHSE fala sobre como perseverar sem pisar sobre cabeças, Os Humildes Serão Exaltados tem produção de Spvic e scratches de Dj Cainan e propõe reflexões de conduta e escolhas. Bicho Solto traz grande diversidade com a participação de Febem (Zero Real Marginal) e Tangi (Cortesia da Casa) no instrumental da Alive Records de Aracaju/SE. Apesar de andar por todas as áreas, a Zona Norte não poderia deixar de ser homenageada, para isso Ursso convocou o seu antigo grupo Haikaiss para representar de onde eles vieram, a faixa Zona Nata, conta ainda com DJ Cia. Um clássico boom bap com a participação de Spvic e Jonas Bento, retratando a ida pro rolê de sexta feira, Fogo na Madeira faz homenagem para um falecido amigo que tinha uma música com esse nome mas que nunca foi gravada. Com Don Cesão brindam a quem se liga nos convites que a noite traz, mas também sabem aproveitar, Um Brinde tem produção de Pizzol.

Um lindo instrumental de Jay Beats representa o love song do disco, retratando A Cada Passo o desenrolar de um relacionamento, desde o primeiro mês até a criação de todo sentimento com diversas melodias de Jonas Bento. Produzida por Spvic Fundo do Posto tem participação de Pezê da Zona Leste e retrata a visão de uma pessoa usuária de drogas que passa a madrugada curtindo o lugar e outra pessoa que já viveu aquilo, mas que está ali trabalhando passa uma visão já não tão divertida dos fatos, enquanto isso Dj Sleet faz colagens do Rap Nacional que abordam o tema. Ação Coletiva tem um instrumental sinistro e ao mesmo tempo swingado que dá base as rimas com participação do Guerrilheiros que narram do planejamento até a execução de um plano de invasão. O rapper Spinardi finaliza com Dj Phatdub para dizer: “tem que ter convite para entrar para a gangue”, assista o clipe! A segunda parte da música Conto de Farda feita em 2006 quando Ursso ainda estava no seu antigo grupo Haikaiss, retrata abusos de poder feitos por alguns policiais que deixam marcas em vidas, bairros com medos e contos, Dj Sleep chega com seus scratches representando o Haikaiss. Santa Consciência fecha com bomm bap e procedê ao lado dos amigos Spvic na produção e Jonas Bento nas melodias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *