Paço das Artes abre exposição de Marcelo Brodsky sobre migrações

O Paço das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – inaugura no dia 18 de outubro a exposição Migrações, de Marcelo Brodsky, no MIS. A entrada é gratuita.

Nesta mostra com curadoria de Priscila Arantes (diretora artística e curadora do Paço das Artes), o fotógrafo argentino recupera suas memórias pessoais para discutir a história coletiva. “Marcelo Brodsky é um fotógrafo conhecido por trabalhar com temas relacionados aos direitos humanos e períodos históricos marcados pela violência do Estado. Nesta mostra, ele aproxima processos migratórios de diversos momentos, tecendo diálogo com sua história particular”, diz Priscila Arantes. Além de criar diálogos entre os processos migratórios, a exposição traz um conjunto de imagens de fontes diversas: arquivo particular do artista, acervos públicos, fotografias tiradas por Brodsky e fotos de agências de notícia.

A curadora explica, ainda, que Migrações foi construída a partir de três eixos – imagens de migrantes que se deslocaram para a América Latina no século XX: o caso argentino, imagens do exílio: baseada na experiência pessoal de Marcelo Brodsky, e imagens da migração contemporânea no Mediterrâneo. “A perda do lar e a busca pela sobrevivência costuram estes diferentes momentos”, afirma.

O primeiro conjunto reúne trabalhos criados a partir de imagens do arquivo familiar do fotógrafo e de arquivos especializados na imigração para a América Latina. O artista intervém nestas fotografias com textos escritos a mão e constrói uma narrativa sobre a imigração de seus avós da Rússia para a Argentina no início do século XX.

SERVIÇO
Migrações
Artista: Marcelo Brodsky
Curadoria: Priscila Arantes
Visitação: até 20 de novembro de 2016
Abertura*: 18 de outubro de 2016 – terça-feira – 18h
* Na mesma ocasião, ocorre uma mesa-redonda com Marcelo Brodsky, Marie Ange Bordas, Priscila Arantes e Sonia Guggisberg, às 17h.
Paço das Artes no MIS
Endereço: Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo/ SP;
Grátis
tel.: (11) 2117-4777

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *