Espetáculo teatral “Mulheres no Pódio” estreia no Centro Cultural Parque das Ruínas durante as Paralimpíadas

Em meio à mobilização das mulheres para ter o seu espaço cada vez maior na sociedade, estreia no dia 10 de setembro, no Centro Cultural Parque das Ruínas, em Santa Teresa (Rio de Janeiro) o espetáculo “Mulheres no Pódio”. A montagem, que faz parte do calendário oficial do Comitê Olímpico dentro das atividades culturais das Olimpíadas e Paralimpíadas 2016, cumpre curta temporada com apresentações aos sábados e domingos, sempre às 16 horas,  a partir de recursos do edital de Fomento Olímpico, da Secretaria Municipal de Cultura. Com texto da atriz e produtora Shirley Cruz, que também atua e assina a direção ao lado do cineasta Paulinho Sacramento, “Mulheres no Pódio” ainda conta com as atrizes Luciana Pacheco e Raquel Polistchuck e tem supervisão da pedagoga e militante feminista Schuma Schumaher.

A direção do cineasta Paulinho Sacramento, que também assinou a direção do mapeamento de vídeo do Boulevard Olímpico da Rio 2016, traz para a montagem interatividade, aliando arte e tecnologia, através da utilização video mapping, e uma vasta experiência de Sacramento como diretor e idealizador do Rio Mapping Festival, o maior festival da técnica na América Latina. Durante o espetáculo, serão exibidos projeções e depoimentos de atletas e ex-atletas brasileiras, registrados durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, como das ex-jogadoras de vôlei Isabel Salgado e Lica Oliveira e da paratleta do arremesso de peso Rosinha Santos.

Mulheres no Pódio”, uma homenagem às atletas brasileiras, contará a trajetória da mulher brasileira no esporte olímpico e paralímpico. A montagem pretende mostrar uma visão panorâmica e interativa da inserção das mulheres nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a partir de suas histórias e curiosidades, inspirada em depoimentos contemporâneos, pesquisa e imagens de arquivos, todas cedidas por Schuma e sua equipe

Memórias, histórias, sentimentos, percepções, corpo e tecnologia são alguns dos ingredientes que vão ajudar a contar a trajetória da mulher no esporte, contribuindo para a desnaturalização dos estereótipos de gênero, raça, deficiência e orientação sexual, além de construir um legado social dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no país.

O espetáculo conta com a supervisão de Schuma Schumaher, uma das personagens mais respeitadas no âmbito institucional ligado a discussão de gênero e direitos da mulher, que afirma: “O projeto tem como premissa a valorização e a visibilidade das mulheres nos esportes olímpicos e paralímpicos, através do teatro. Retratará no palco a vida e a história de diversas atletas brasileiras. Para nós, homenagear essas guerreiras é uma forma de construir um país sem estereótipos de gênero, raça, deficiência e orientação sexual. É apostar na igualdade no Esporte!”.

SERVIÇO
Espetáculo “Mulheres no Pódio”
Direção: Shirley Cruz e Paulinho Sacramento
Texto: Shirley Cruz
Supervisão: Schuma Schumaher
Elenco: Luciana Pacheco, Raquel Polistchuck e Shirley Cruz
Temporada: 10 a 25 de setembro | sábado e domingo
Horário: 16h
Local: Centro Cultural Parque das Ruínas
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 Santa Teresa, Rio de Janeiro, RJ
Preços: R$ 30,00 (inteira) – R$ 15,00 (meia)
Telefone: (21) 2215-0621 | (21) 2224-3922
Classificação etária: Livre
Duração do Espetáculo: 60 min
Lotação do Teatro: 60 lugares
Horário da bilheteria: 15h
Patrocínio: Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro
Site: www.mulherdepalavra.com.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *