Paço das Artes abre mostra de Rafael Pagatini no MIS

O golpe militar de 1964 norteia a exposição Fissuras, de Rafael Pagatini, que o Paço das Artes (instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo) apresenta de 2 de agosto a 4 de setembro no MIS-SP (Museu da Imagem e do Som). A entrada é gratuita.

De acordo com o artista selecionado para a Temporada de Projetos 2016, Fissuras propõe o debate sobre o processo de modernização do Estado do Espírito Santo, que ocorreu ao longo do regime militar brasileiro (1964-1985). Por meio das relações entre arte, política e história, a mostra apresenta o discurso do progresso, suas formas de construção da memória e os vínculos de poder para refletir sobre a sociedade contemporânea. “A exposição promove a discussão sobre o tema ‘memória e esquecimento’ e se estrutura como lugar de pesquisa que visa reverberar as discussões para além da arte”, diz o artista gaúcho, radicado em Vitória/ES.

Priscila Arantes, diretora artística e curadora do Paço das Artes, salienta a importância desta exposição. “O diálogo entre a arte e as problematizações político-sociais tem sido uma das constantes do trabalho da instituição, já reconhecida por apoiar e fomentar a jovem arte contemporânea brasileira”.

Rafael Pagatini conta que os trabalhos da exposição, divididos em cinco conjuntos – Bem-vindo presidente!, Manipulações, DOPS (Série Movimentos Religiosos), Grito surdo e A família cristã –, foram desenvolvidos utilizando processos de impressão em diferentes suportes e materiais, a partir dos documentos pertencentes ao arquivo público capixaba, como jornais da época, arquivo iconográfico de ex-governadores e do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

Fissuras problematiza também a participação de empresas privadas no governo de exceção, a perseguição às organizações sociais por agentes do DOPS e o modelo de mulher e de família favorável ao golpe de Estado.

Em diálogo com a mostra, o Paço das Artes realizará duas atividades paralelas: no dia 3 de agosto, às 19h, ocorre um bate-papo sobre Arte e Política com o artista Rafael Pagatini, o crítico Gabriel Bogossian, o pesquisador Diego Matos e a diretora artística e curadora do Paço das Artes Priscila Arantes no LABMIS. No dia 19 de agosto, haverá a exibição do documentário “15 Filhos”, de Marta Nehring e Maria Oliveira, seguida de debate.

Os eventos integram a programação da Temporada em debate, que promove até dezembro uma série de eventos relacionados às mostras dos demais selecionados para a Temporada de Projetos 2016 – Bruno Oliveira e Victor Tozarin, Grasiele Sousa e Marina Takami, José Viana (em colaboração com Camila Fialho) e Tiago Mestre.

SERVIÇO
Temporada de Projetos Paço das Artes
Artista selecionado: Rafael Pagatini – Fissuras
Acompanhamento crítico: Gabriel Bogossian
Júri: Fernando Oliva, Priscila Arantes e Thaís Rivitti
Pré-seleção: Christiana Moraes, Larissa Souto, Mariana Sesma e Priscila Arantes
Abertura: 2 de agosto de 2016 – terça-feira – 19h
Visitação: até 4 de setembro de 2016
Horários: terça a sábado, das 12h às 20h; domingo e feriado, das 11h às 19h
Paço das Artes no MIS
Endereço: Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo/ SP
tel.: (11) 2117-4777
Grátis

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *