Sete filmes da trajetória de uma das mais importantes cineastas francesas da atualidade serão exibidos no Cine Humberto Mauro na Mostra Claire Denis. O evento é resultado de uma parceria entra a Fundação Clóvis Salgado, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Aliança Francesa e Institut Français. A curadoria é de Vitor Miranda, Assessor da Gerência de Cinema.
O público terá a rara oportunidade de assistir a um recorte das produções da cineasta. A maioria dos filmes selecionados não entraram em circuito comercial e só puderam ser vistos em Festivais. São eles: Dane-se a Morte; Noites sem Dormir; Bom trabalho; Desejo e obsessão; O Intruso; Do Lado de Mathilde e 35 Doses de Rum.
Inserida no universo cinematográfico antes mesmo de se tornar diretora, Claire Denis tem uma trajetória singular no cinema. Filha de um administrador colonial, a cineasta nasceu na França mas, desde muito nova, morou em antigas colônias do país como Camarões, Burkina Faso e Djibuti. “Ela sempre teve o interesse de abordar o intercâmbio cultural, um possível reflexo de toda a sua experiência”, comenta Vitor Miranda
Antes de iniciar carreira no cinema, cursou faculdade de economia na França. Encorajada pelo marido, largou a economia e passou a estudar cinema. Foi assistente de diretores importantes como Jacques Rivette, Costa-Gravas, Jim Jarmusch e Wim Wenders.
Cineasta independente, seu primeiro longa foi filmado em 1988, aos 42 anos, e seus filmes, comumente, abordam relações de choque e intercâmbio cultural. As obras refletem as diversas vivências que Denis teve ao longo de sua vida. A autora é reconhecida por capturar as questões da França contemporânea e retratá-las com o lirismo característico do Cinema Francês.
Suas produções destacam-se por, através de elementos simples e características que remetem ao chamado cinema de fluxo, se distanciar do cinema clássico narrativo e se aproximar das experiências sensoriais e da vivência dos seus personagens. Ao mesmo tempo, ela utiliza de maneira orgânica elementos de gêneros estabelecidos do cinema para construir suas obras, como o terror em Desejo e Obsessão, o faroeste em O Intruso e o musical em Bom Trabalho.
Data: 28 de julho a 04 de agosto
Local: Cine Humberto Mauro
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Entrada Gratuita
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.