Cantor Pedro Luis é presença confirmada no Afinando a Língua do Canal Futura! Veja a programação semanal

O Afinando a Língua que será exibido hoje terça-feira, 19/7, às 23h30 no Canal Futura, contará com a presença da cantor Pedro Luis (foto abaixo). Suas letras com a dose certa de acidez e ironia, cultura e coloquialidade vão nos ajudar a falar de Pós-modernismo e Níveis de Linguagem. Ainda na terça-feira, às 22h, o Um pé de quê? apresenta a “Erva Mate” e os processos pelos quais ela passa até se transformar no mate usado na confecção do chimarrão, costume que os índios conseguiram passar para os europeus e que os Peões e boiadeiros que iam do sul para outras regiões disseminaram para todo o Brasil.

Canal Futura-Afinando a Língua-Pedro Luis

Na quarta-feira, 20/7, a faixa traz o filme “A cura de Yalom”. Autor de best-seller, erudito e popular, o existencialista Irvin D. Yalom é um dos psicoterapeutas vivos mais influentes. Este filme é mais do que uma biografia clássica. Viajamos com o Dr. Yalom em uma jornada, através de muitas camadas da mente humana, enquanto ele compartilha suas ideias e sabedoria.

Na quarta-feira, 20/7, estreia a série Fotografia Plural sobre pesquisadores que têm na fotografia seu objeto de estudo. No primeiro episódio, vamos falar sobre “Fotofilmes”, trabalho do estudante Erico Elias, da Universidade de Campinas, que aborda como imagens estáticas somadas a movimentos de câmera e ingredientes sonoros podem se transformar e ganhar novos significados. Ainda na quarta-feira, às 23h, também volta à tela do Futura O Outro Escritor, que apresenta leituras encenadas de contos e poemas da escritora e novelista Thelma Guedes. No episódio de estreia, o texto “Aprendiz ou o Rabo da Lagartixa” ganha voz e atuação da atriz Guta Ruiz, que se sente solitária e oprimida no seu apartamento na metrópole. Acuada num canto da área de serviço, ao lado do tanque ela exterioriza seus sentimentos, angustias e revela que aquilo é fruto da desilusão amorosa.

Na quinta-feira, 21/7, 21h, o Mundo.Doc apresenta o documentário “Infância Perdida”. O documentário investiga as razões por trás disso através de uma narração em off divertida, nada entediante, depoimentos concisos de especialistas e testemunhos envolventes e calorosos de garotas e suas famílias.

Às 23h, no TED – Compartilhando Ideias, mostramos “Como o ursinho de pelúcia nos ensinou compaixão”, palestra de Jon Mooallem que usa o surgimento do urso de pelúcia para explicar que o destino das espécies animais pode se beneficiar das histórias que contamos. No estúdio, Suzana Herculano-Houzel recebe Guy Marcovaldi, criador do projeto TAMAR.

Também na quinta, às 23h30, o Tempos de Escola apresenta Juliana Paes. A atriz nascida e criada em Niterói, no Rio de Janeiro, conta curiosidades da sua época de escola, lembrando de amigos e professores, além da sua primeira atuação na década de 1990. 

CONFIRA AS SINOPES: 

BIO.FUTURA

18/07 – Segunda-feira, 23h

Rachel de Queiroz

Rachel de Queiroz foi uma das nossas maiores autoras. Ela foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, se destacando ao escrever belissimamente as histórias do lugar onde nasceu: o nordeste brasileiro. Reconhecida internacionalmente por seu trabalho, essa nordestina, sempre humilde e simples, ajudou a trilhar os caminhos da literatura no país. Entre seus maiores sucessos estão os livros adaptados para as séries de TV Memorial de Maria Moura e Três Marias.

20/07 – Quarta-feira, 21h

A cura de Yalom

Autor de best-seller, erudito e popular, o existencialista Irvin D. Yalom é um dos psicoterapeutas vivos mais influentes. Este filme é mais do que uma biografia clássica. Viajamos com o Dr. Yalom em uma jornada, através de muitas camadas da mente humana, enquanto ele compartilha suas ideias e sabedoria. Os livros do Dr. Yalom venderam milhões de cópias em todo o mundo e os críticos descrevem-no como alucinante, impressionante, inspirador, assombroso, capaz de mudar vidas.

A nova temporada do Bio.Futura vai exibir, ao todo, 54 documentários biográficos em dois dias diferentes, de acordo com o tempo de duração. Às segundas-feiras o público vai acompanhar as produções com 30 minutos. Nas noites de quarta-feira, o Futura vai mostrar os filmes com 60 minutos. A apresentação é do escritor João Paulo Cuenca e da cantora e atriz Laura Castro, que contam curiosidades e informações extras sobre cada personalidade retratada. 

Exibição: segunda-feira, 23h
Reprise: quinta-feira, 13h30
Duração: 30 min
Classificação: Livre 

Exibição: quinta-feira, 21h
Reprise: sábado, 20h
Duração: 60 min
Classificação: Livre 

AFINANDO A LÍNGUA – Especial 18 Anos do Futura

19/07 – Pedro Luis

Neste programa, Pedro Luis vem inundar de groove e poesia o estúdio do Afinando a Língua. Suas letras com a dose certa de acidez e ironia, cultura e coloquialidade vão nos ajudar a falar de Pós-modernismo e Níveis de Linguagem.

Exibição: Terças-feiras, 23h30
Reprises: quartas, 13h30, e sábados, 21h
Duração: 30 minutos
Classificação: livre 

UM PÉ DE QUÊ?

18/07, segunda-feira, 22h

Café

Neste programa, Regina Casé visita uma fazenda cafeeira do interior de São Paulo e refaz o ciclo de produção do café: plantação, colheita, torrefação e comércio. Regina também nos conta a origem do café dos primórdios orientais até sua expansão pelo mundo ocidental, e, com a participação do historiador Oswaldo Truzzi, fala sobre a importância do ciclo do café na história do Brasil.

19/07, terça-feira, 22h

Erva Mate

Este Um Pé de Que? mostra o cultivo e os processos pelos quais passa a folha da Erva Mate até ela se transformar no mate usado na confecção do chimarrão, costume que os índios conseguiram passar para os europeus e que os Peões e boiadeiros que iam do sul para outras regiões disseminaram para todo o Brasil.

20/07, quarta-feira, 22h

Açai

Neste programa conhecemos a famosa palmeira do açaí. Desde seu cultivo em Belém do Pará, onde ela é amplamente usada como alimento da população, até a chegada às grandes capitais do Brasil como o suplemento energético mais usado por atletas e marombeiros.

21/07, quinta-feira, 22h

Cannabis

“Um pé de quê?” mostrará que há muitos séculos a multifuncional “Cannabis sativa” divide os homens entre os que querem destruí-la e os que querem cultivá-la. Regina Casé contará como a maconha, originária da Índia, se espalhou pelo mundo e mostrará de que forma esta polêmica planta interagiu com sociedades de vários pontos do globo, ao longo da história.

Em 15 anos de Um pé de quê?, apresentado por Regina Casé e dirigido por Estevão Ciavatta, da Pindorama Filmes, a série apresentou 138 árvores, do umbuzeiro típico da caatinga à sakura (cerejeira) do Japão. A equipe do programa rodou por 82 cidades no Brasil (em 20 estados) e em sete países como Índia, Moçambique e França. Dos 155 episódios filmados, 120 serão reexibidos no Futura. Criado em 2000, a atração usa a árvore como ponto de partida para explorar, de forma interdisciplinar, ou seja, relacionando diferentes áreas do conhecimento, temas como música, literatura, culinária, geografia, botânica, história e antropologia. 

Exibição: Segunda a quinta-feira, 22h
Reprises: terça a sexta-feira, 13h
Maratona: domingos, 19h às 21h
Duração: 30 min
Classificação: livre 

FOTOGRAFIA PLURAL

20/07 – Fotofilmes

Esse primeiro trabalho toma como base a pesquisa de mestrado de Érico Elias, realizada no Instituto de artes da Unicamp, abordando como imagens estáticas somadas a movimentos de câmera e ingredientes sonoros podem se transformar e ganhar novos significados. Nele, o amplo universo da fotografia demonstra que é possível ousar e compartilhar inclusive características com a arte cinematográfica.

Fotografia Plural é uma série de reportagens, produzida pela RTV-Unicamp, composta de seis entrevistas com pesquisadores que têm na fotografia seu objeto de estudo. São resultados de trabalhos de mestrado, doutorado, publicações de livros e de pesquisas pontuais que abordam a fotografia em suas diferentes formas de concepção, produção e aplicação.

O OUTRO ESCRITOR

20/07 – Aprendiz ou o Rabo da Lagartixa

Guta Ruiz se sente solitária e oprimida no seu apartamento na metrópole. Acuada num canto da área de serviço, ao lado do tanque ela exterioriza seus sentimentos, angustias e revela que aquilo é fruto da desilusão amorosa. Inexperiente, uma aprendiz, ela discursa sobre sua luta interna contra a solidão diante desse momento de dor.

A série “O Outro Escritor” traz leituras cênicas de contos e poemas de Thelma Guedes, feitas por atores brasileiros consagrados. Cada episódio dialoga com a obra de um escritor da literatura brasileira ou universal, que tenha sido essencial na formação da autora.

TED – COMPARTILHANDO IDEIAS

21/07 – Como o ursinho de pelúcia nos ensinou compaixão

Nesse episódio de “TED Compartilhando Ideias” vemos a palestra de Jon Mooallem, que usa o surgimento do urso de pelúcia para explicar que o destino das espécies animais pode se beneficiar das histórias que contamos. Para conversar sobre a como a “contação de histórias” impactou na preservação das tartarugas marinhas no Brasil, Suzana Herculano-Houzel recebe Guy Marcovaldi, criador do TAMAR. 

TED – Compartilhando Ideias é uma série que convida o público a conhecer a conhecer e debater as provocadoras palestras promovidas pelo grupo americano TED – Technology, Entertainment, Design. Cada um dos 26 episódios da série parte de uma inspiradora “palestra-ted” estrangeira para abordar questões pertinentes à realidade do Brasil. A neurocientista Suzana Herculano-Houzel é quem conduz a série, que a cada episódio recebe um convidado diferente para um instigante e dinâmico bate papo sobre a palestra, abordando temas atuais como ciência, tecnologia, mente humana, comunidade, meio ambiente e comunidade. 

Exibição: quinta-feira, 23h
Reprises: Domingos, 17h e Segundas, 13h
Duração: 30min
Classificação: livre 

TEMPOS DE ESCOLA

21/07 – Juliana Paes

A atriz nascida e criada em Niterói, no Rio de Janeiro, conta curiosidades da sua época de escola, lembrando de amigos e professores queridos. Foi no Colégio São Vicente de Paula, na década de 90, quando nem pensava em seguir a profissão, que Juliana fez sua primeira apresentação como atriz.

A partir do dia 24 de setembro, o público irá rever os melhores episódios da série Tempos de Escola, apresentada por Serginho Groisman. Os convidados contam histórias inusitadas que aconteceram durante o período escolar.

Exibição: quintas-feiras, 23h30
Reprises: sábados, 2h30
Duração: 30 minutos
Classificação: livre

MUNDO.DOC

21/07 – Infância Perdida

Trata a tendência de a puberdade chegar cada vez mais cedo para as garotas. O documentário investiga as razões por trás disso através de uma narração em off divertida, nada entediante, depoimentos concisos de especialistas e testemunhos envolventes e calorosos de garotas e suas famílias. Como os motivos apontados para esse fenômeno tem a ver com elementos típicos da sociedade ocidental contemporânea (produtos industrializados e obesidade, entre outros), a narrativa ganha ainda mais relevância. O filme tem animações deliciosas para explicar o processo biológico e emocional da puberdade – por exemplo, quando uma animação aparentemente realista mostra o hipotálamo começando a secretar os hormônios sexuais, surge a partir dele uma montanha russa que uma menininha percorre assustada.

23/07 – Operação Mudança – Tânzania

A última tribo tradicional da África, os Masai, luta contra leões e hienas por um recurso natural: a água. Longe das conveniências modernas, nossa equipe trabalha com voluntários para obter o abastecimento de água para a região, de forma sustentável. Para a empreitada, conseguem o apoio de estrelas da NFL, como Larry Fitzgerald, Greg Jennings, Tommie Harris, Ray Lewis e da organização sem fins lucrativos ‘WorldServe’. Fora do mundo do futebol, Tommie Harris tem se dedicado a dar apoio e inspiração a populações necessitadas. Após a perda da esposa, Ashley, em sua memória, ele está fazendo a diferença na Tanzânia, promovendo a construção de um poço para fornecer água para a aldeia de Loiborsoit. Steven e Carlos se reúnem com a líder da comunidade, Mama Maria, e conhecendo sua história, a equipe descobre o desespero dessa comunidade por acesso à água. Mama Maria fala sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam no dia-a-dia: andam horas a fio, arriscando a vida, em busca de água, sem garantias de encontrá-la. Snejana, Carlos e Steven trabalham com WorldServe para construir uma nova escola e notam como a educação está aumentando o valor, antes despercebido, das mulheres. Snejana mergulha na cultura local, assumindo o desafio de aprender a fazer uma jóia tradicional com as mulheres Masai. Snejana sabe que pode lucrar com a venda destas belas pérolas e criar novas oportunidades para si e sua família. Esta antiga tribo está se valendo de alternativas modernas para manter seus valores tradicionais.

Mundo.doc é uma faixa semanal de documentários de temas variados com duração de aproximadamente uma hora. As histórias remontam a eras passadas, regiões inóspitas, descobertas da ciência, movimentos artísticos, grandes personalidades e mudanças comportamentais. Mas todas contam um pouco da história da humanidade e celebram a diversidade. 

Exibição: Sábado 01h30min
Duração: 60min
Classificação: LIVRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *