Sinfônica de Piracicaba vai a Campos do Jordão pela 1ª vez

Conjunto de música erudita com maior tempo em atividade no Brasil, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) integra pela 1ª vez a programação do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. O concerto na 47ª edição acontece no dia 9 de julho, às 16h30, na Praça do Capivari. A regência é de Jamil Maluf, maestro piracicabano que em menos de dois anos fez um bem-sucedido projeto de reestruturação do grupo e o colocou em evidência nacional.

“A nova OSP destaca-se pela evolução e qualidade, em tão pouco tempo de trabalho, e tem agradado de forma esfuziante o público, que lota todas as nossas apresentações”, diz Maluf, que permaneceu por 34 anos no Theatro Municipal de São Paulo, onde criou a OER (Orquestra Experimental de Repertório), com a qual se apresentou em Campos do Jordão pelo menos 15 vezes consecutivas.

Maluf esteve em Campos do Jordão pela última vez em 2014, na regência da OER. Nas 12ª e 34ª edições, ele também atuou como regente da Orquestra do Festival e professor de regência, sendo também diretor pedagógico em duas ocasiões. “Recebi o convite do coordenador artístico-pedagógico do Festival, Fabio Zanon, e aceitei de imediato. Será uma vitrine para a OSP, cujo trabalho de reestruturação repercute em todo o país”, avalia Jamil Maluf.

Para a apresentação na Praça do Capivari, o maestro convidou o bandolinista Fábio Peron, de 25 anos, um dos expoentes da nova geração de instrumentistas. Peron começou a tocar aos 5 anos de idade e dedica-se à composição, pesquisa e arranjo de vários períodos e estilos, tendo como instrumento principal o bandolim de 10 cordas.

O programa foi apresentado pela Sinfônica no concerto do dia 11 de junho, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, e traz quatro obras de autoria de Peron (Das Antigas, Vida Linda, Coração nos Dedos e De Fraque no Frevo), com orquestração de Lea Freire. As Danças Sinfônicas, de Grieg, também estão no repertório. “Por ser uma apresentação ao ar livre, optei por um programa de caráter popular e descontraído. O público irá se encantar com a velocidade e expressividade do bandolim, instrumento de cordas dedilhadas que é mais associado ao choro ou ao samba, mas que já foi utilizado por Mozart e Verdi em suas óperas”, contextualiza Maluf.

Ainda em julho, a Sinfônica faz o seu concerto mensal da Temporada, também no Teatro do Engenho. A apresentação, no dia 17, às 17h, abre oficialmente o 7º Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba). O solista convidado é o violinista Rosnei Tuon, piracicabano que atua como concertino na Orquestra de la Suisse Romande, em Genebra, desde 2000. O programa traz as obras Concerto para Violino e Orquestra no.3, em si menor, op.61, de C.Saint-Saëns, e Sinfonia no.2, em si menor, de A.Borodin.

SERVIÇO
Apresentação da Orquestra Sinfônica de Piracicaba no 47º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão
Data:
Sábado, 9 de julho, às 16h30
Praça São Benedito (Vila Capivari, Campos do Jordão)
Entrada gratuita
Informações: www.fb.com/sinfonicapiracicaba

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *