CCBB-SP recebe em maio filmes da ‘Mostra de Filmes da Austrália 2016’

É com satisfação que a Embaixada da Austrália e o Banco do Brasil (CCBB) apresentam a Mostra de Filmes da Austrália 2016. Em seu quinto ano consecutivo, a mostra traz ao público brasileiro histórias de sobrevivência, superação, desbravamento e descoberta, em sete filmes clássicos ou inéditos no Brasil.

Mostra de Filmes da Australia - Mad Max - Divulgacao

Last Cab_Day 37_Darwin_2014

MOSTRA DE FILMES DA AUSTRÁLIA 2016
Jornadas Icônicas

CCBB SP – 11 a 16 de maio
CCBB RJ – 18 a 23 de maio
CCBBDF – 25 a 30 de maio

A temática desta mostra – Jornadas Icônicas – é capturada através de histórias diversas e comoventes – das viagens extraordinárias por regiões remotas do outback australiano, no recém-lançado “Último Táxi para Darwin”, no clássico australiano “Priscilla, a Rainha do Deserto”, e no musical “Bran Nue Dae” –, até jornadas de sobrevivência e superação pessoal dos personagens – como em “O Último Dançarino de Mao” ou na aventura eletrizante “Mad Max: Estrada para a Fúria”, entre outros. A mostra proporciona ao público uma oportunidade singular de vivenciar o estilo de vida australiano, dos grandes centros urbanos às pequenas cidades, da biografia à ficção.

A “Mostra de Filmes da Austrália 2016” faz parte do festival cultural ‘Australia now’, o maior evento de cultura já organizado pelo Governo da Austrália na América Latina. O ‘Australia now’ traz ao Brasil, entre abril e maio, a vitalidade da cultura australiana, desde as tradições de 60 mil anos de seus povos indígenas à inovadora produção contemporânea, nas mais diversas e surpreendentes linguagens artísticas.

Ao promover a mostra, o Centro Cultural Banco do Brasil e a Embaixada da Austrália reforçam o compromisso com a democratização do acesso à cultura e revelam a diversidade e a qualidade que caracterizam o cinema australiano.

Veja a programação do evento (clique aqui!)
Centro Cultural Banco do Brasil e Embaixada da Austrália

FILMES

Último Táxi para Darwin
Last Cab To Darwin (2015)

Gênero: Drama, Romance
Duração: 123 min.
Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Jeremy Sims
Elenco: Michael Caton, Jacki Weaver, Ningali Lawford, Mark Coles Smith

Rex, um motorista de táxi da cidade de Broken Hill, passou a vida toda evitando a aproximação com as pessoas, até mesmo de Polly, a melhor amiga e parceira amorosa ocasional. No dia em que descobre que está morrendo, ele resolve ir embora da cidade, pois não quer depender de ninguém, sobretudo de Polly. Ele parte em uma jornada de 3,000 quilômetros, cruzando o continente até Darwin, onde as leis permitem a eutanásia, fazendo-o crer que ele poderá ter o controle de sua própria morte. Mas nesta épica jornada, ele conhece pessoas que o forçam a reavaliar sua vida. Rex descobre que antes de poder acabar com sua própria vida, é preciso vivê-la – e para vivê-la é preciso compartilhá-la.

Uma Longa Viagem
The Railway Man (2013)

Gênero: Drama, Biografia
Duração: 116 min.
Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Jonathan Teplitzky
Elenco: Colin Firth, Nicole Kidman, Stellan Skarsgård

Desde a sua juventude, Eric Lomax foi obcecado por trens. Ironicamente, ele foi capturado pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial e enviado à Tailândia para trabalhar no famoso trem Burma-Sião, o projeto tirânico que acabou com a vida de 250 mil homens. Neste local ele construiu um rádio para trazer notícias da guerra e secretamente desenhou um mapa dos trilhos. Por esta razão, Lomax foi brutalmente e incessantemente torturado e interrogado. Quem presenciou estas ações foi Nagase Takashi, um jovem soldado japonês que traduzia as perguntas do sequestrador e as respostas de Lomax. Cinquenta anos mais tarde, Lomax busca este homem e o encontra próximo à Ponte do Rio Kwai. Mas o objetivo de Lomax, ao procurar Takashi, não é a vingança; é a reconciliação.

Mad Max: Estrada da Fúria
Mad Max: Fury Road (2015)

Gênero: Ação, Ficção
Duração: 120 min.
Classificação indicativa: 16 anos
Direção: George Miller
Elenco: Tom Hardy, Charlize Theron, Nicholas Hoult, Hugh Keays-Byrne

O diretor George Miller, criador do gênero pós-apocalíptico e idealizador da lendária franquia Mad Max, trás de volta ao mundo o Guerreiro das Estradas. Após ser capturado por Immortan Joe, um guerreiro das estradas chamado Max (Tom Hardy) se vê no meio de uma guerra mortal, iniciada pela Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) na tentativa de salvar um grupo de garotas. Também tentando fugir, Max aceita ajudar Furiosa em sua luta contra Joe e se vê dividido entre mais uma vez seguir sozinho seu caminho ou ficar com o grupo.

O Ultimo Dançarino de Mao
Mao’s Last Dancer (2009)

Gênero: Drama, Biografia, Música
Duração: 117 min.
Classificação indicativa: 10 anos
Direção: Bruce Beresford
Elenco: Chi Cao, Bruce Greenwood, Kyle MacLachlan

Baseado na autobiografia de Li Cunxin, Adeus, China – O Último Bailarino de Mao, este drama narra a dura vida de um jovem chinês que desde sua infância lutou por sua paixão pela dança. Quando ele tem a chance de fazer parte da Academia da Madame Mao e consegue uma bolsa para estudar balé nos Estados Unidos, Cunxin se apaixona pela cultura ocidental e isso muda radicalmente sua vida.

Priscilla, a Rainha do Deserto
The Adventures of Priscilla Queen of the Desert (1994)

Gênero: Comédia, Música
Duração: 103 min.
Classificação indicativa: 16 anos
Direção: Stephan Elliott
Elenco: Hugo Weaving, Guy Pearce, Terence Stamp, Bill Hunter

As drag queens Anthony (Hugo Weaving) e Adam (Guy Pearce) e a transexual Bernadette (Terence Stamp) são contratadas para realizar um show em Alice Springs, uma cidade remota localizada no deserto australiano. Partindo de Sydney em seu rodado ônibus batizado de Priscilla, essas enlouquecidamente divertidas rainhas do drama descobrem no caminho que foram contratados pela esposa de Anthony.

Vem Dançar Comigo
Strictly Ballroom (1992)

Gênero: Comédia, Drama, Romance
Duração: 94 min.
Classificação indicativa: Livre
Direção: Baz Luhrmann
Elenco: Paul Mercurio, Tara Morice, Bill Hunter

Numa época em que a Federação de Dança regia os passos de seus dançarinos, surge Scott Hasting, um jovem de 21 anos que desafia toda uma estrutura para ter liberdade artística. O preço disto foi o abandono de sua parceira às vésperas do grande concurso de dança, no qual teriam boas chances de vitória. É quando conhece Fran, de família espanhola, que lhe ensina o jeito latino de dançar. Ensaiam em sigilo, incansavelmente, enquanto várias outras candidatas fazem testes sem sucesso. Chega o esperado dia do concurso. Porém, intrigas surgidas de última hora podem colocar fim a várias horas de ensaio e uma relação construída passo a passo.

Bran Nue Dae
Bran Nue Dae (2009)

Gênero: Musical, comédia
Duração: 85 min.
Classificação indicativa: 12 anos
Direção: Rachel Perkins
Elenco : Geoffrey Rush, Rocky McKenzie, Jessica Mauboy, Ernie Dingo

Inspirado em um dos musicais mais amados e populares da Austrália, Bran Nue Dae é um filme cheio de ritmo centrado nas aventuras românticas de um casal de jovens aborígenes. No verão de 1969, um jovem rapaz vive na pacata Broome, pescando, curtindo os amigos e sua amada. No entanto sua mãe decide enviá-lo para uma missão religiosa a fim de aprofundar seus estudos para se tornar padre. Depois de ser punido por um ato de rebelião juvenil, ele foge da missão, realizando uma viagem pela espetacular paisagem australiana de volta para casa.

Programacao Mostra de Filmes Australia 2016

 

SERVIÇO

Mostra de Filmes da Austrália 2016
De 11 a 16 de maio
Exibição em DVD
Entrada Franca: Retirada de senha a partir de uma hora antes da sessão.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo > Cinema
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
CEP: 01012-000 | São Paulo (SP)
Fone: (11) 3113-3651
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Lotação: 70 lugares

Estacionamento conveniado:
Estapar Estacionamentos – Rua Santo Amaro, 272 – R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB. Transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua Santo Amaro, 272 e na Rua da Quitanda, próximo ao CCBB. No trajeto de volta, tem parada no Metrô República.

Acesso e facilidades para deficientes físicos // Ar-condicionado //Cafeteria Cafezal

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *