Gloria Pires enfrenta decisão médica para defender paciente em cena de “Nise – O Coração da Loucura”

Nise da Silveira enfrentou tudo e todos pelo bem de seus “clientes”. Na nova cena de Nise – O Coração da Loucura, que pode ser vista no vídeo abaixo, a psiquiatra contraria a decisão de um colega e é repreendida pelo diretor do Hospital Psiquiátrico Pedro II. “A senhora sabe que isso fere a ética. Não é assim que se age com um colega. O Dr. Cesar é o responsável pelo paciente”, afirma Dr. Nelson (Zé Carlos Machado). A atitude de Nise impediu que o tratamento da lobotomia fosse aplicado no paciente Fernando (Fabrício Boliveira).

“Eu não me arrependo! Ele não se importa com Fernando. Eu fiz o que eu achei certo”, esbraveja Nise.

O clipe se encerra com o retorno de Fernando ao ambiente acolhedor do Setor de Terapia Ocupacional de Nise. Dirigido por Roberto Berliner, “Nise – O Coração da Loucura” chega aos cinemas brasileiros em 21 de abril.

Nise – O Coração da Loucura: Nise enfrenta o diretor do hospital

O longa foi filmado durante dois meses no Instituto Nise da Silveira no Engenho de Dentro, local onde ficava o Hospital Psiquiátrico Pedro II e retrata o início do trabalho da doutora com seus “clientes” através da arte e do afeto. “Nise – O Coração da Loucura” explora a revolução realizada por Nise que ecoou pelo resto do país, abolindo tratamentos violentos e destrutivos, como a lobotomia e o eletrochoque. Nise da Silveira foi pioneira no uso da terapia ocupacional através de um ateliê de pintura e um tratamento baseado no afeto e no convívio com animais domésticos, métodos revolucionários que são referência até hoje.

Produzido pela TvZero, coproduzido pelo canal GNT e distribuído pela Imagem Filmes, “Nise – O Coração da Loucura” já recebeu diversos prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz pelo Júri Oficial do Festival de Tóquio 2015, e Melhor Filme pelo Júri Popular do Festival do Rio 2015.

Ao sair da prisão, a doutora Nise da Silveira volta aos trabalhos num hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro e se recusa a empregar o eletrochoque e a lobotomia no tratamento dos esquizofrênicos. Isolada pelos médicos, resta a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma revolução regida por amor, arte e loucura.

Cartaz_ Nise O Coração da Loucura_2_0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *