3ª edição do Festival CaosArte abre chamada criativa para seleção de obras

O CaosArte – movimento artístico-cultural promovido pela Multitude – chega à sua 3a edição e abre uma chamada criativa para que artistas e interessados enviem propostas de todas as linguagens artísticas com o tema “A Cidade Dança”. Os trabalhos são recebidos até 31 de março por meio da plataforma de crowdsourcing ItsNOON, e os escolhidos farão parte do festival, que acontecerá de 8 a 10 de abril no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – SP).

Com o objetivo de provocar e expor a criação e cocriação de diversas linguagens artísticas e a reflexão acerca do caos da cidade e a sua relação com a arte e cultura, a 3ª edição do CaosArte – apresentada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura (ProAC) – selecionará cerca de 110 trabalhos., entre eles vídeos de até cinco minutos (videoartes, documentários, curtas), fotografias, artes plásticas, ilustrações, artes digitais, gifs, textos curtos, áudios e intervenções presenciais, sendo que por motivos orçamentários, para esta última linguagem, os coletivos e interessados deverão residir na cidade na São Paulo.

“Queremos colocar em discussão a influência mútua que a cidade e a cultura exercem uma sobre a outra. Cada passo que damos pelas ruas, alguns atravessados, outros corridos ou mais lentos, na realidade, é um convite da cidade para entrarmos no ritmo. Se considerarmos essa atmosférica artística, poética e até mesmo política, isso mais parece uma dança.”, comenta Carol Gutierrez, responsável pela gestão e ativação de redes digitais do festival, e parte da banca curadora, ao lado de Rodrigo Masuda, sócio-fundador da Multitude, e Cadu Ruocco, produtor executivo.

A inscrição por meio da plataforma ItsNOON permite acesso de artistas e criadores a todas as obras cadastradas, criando ambiente criativo de cocriação e colaboração – melhorias, feedbacks, remixes, e/ou procura de parceiros para criação. Assim, uma ilustração pode, por exemplo, ganhar formato gif.  Também é proposta manter a ideia cocriativa da plataforma no ambiente do festival. Deste modo, as performances e intervenções podem incorporar colaborações de todo o Brasil.

As obras selecionadas serão expostas ou produzidas em um dos três espaços: a tenda, que abrigará uma exposição de 25 artes impressas e outras 75 exibidas em telas de LCD; outra área dedicada ao recebimento de 10 intervenções presenciais; ou projetadas e remixadas em uma das festas já confirmadas na programação: Calefação Tropicaos, Odara e Pillantragi.

Além da chamada aqui no Brasil, pela primeira vez o festival abre uma segunda seleção, dedicada apenas a criadores neozelandeses, também em parceria com a itsNOON. Os selecionados integrarão a exposição digital.

A programação completa do CaosArte será divulgada em breve.

SERVIÇO
3ª edição do Festival CaosArte 
Data: 8 a 10 de abril
Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – SP

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *