Série australiana “The Principal” estreia no Sundance Channel em fevereiro

O Sundance Channel anunciou hoje que estreará com exclusividade a aclamada minissérie australiana “The Principal” na terça-feira, dia 2 de fevereiro, às 23h. O drama de quatro episódios de uma hora cada conta a história de um escolar que tenta fazer mudanças radicais em uma escola masculina no subúrbio multicultural de Sydney.


Em uma área com taxas de desemprego duas vezes maiores que a média nacional e mais da metade dos seus moradores nascidos no exterior, o Boxdale Boys High School é considerado um ambiente desafiador tanto para os professores como para os alunos. Com suas cercas revestidas de arame farpado, ele parece mais uma prisão do que um estabelecimento de ensino. Quando Matt Bashir (Alex Dimitriades), um ex-professor de história e vice-diretor de uma prestigiada escola feminina, começa como o novo diretor na Boxdale, ele já sente o tamanho do desafio que precisa encarar. No entanto, está decidido a fazer melhorias reais e evitar o iminente fechamento da escola.

Todo mundo em Boxdale prevê que a nomeação de Bashir terá curta duração e suas reformas radicais são vistas com ceticismo pela esgotada equipe e pelos desmotivados e desordeiros estudantes. Contudo, o novo diretor trabalha horas extras para ganhar a confiança dos seus alunos e para garantir o apoio da comunidade local. Aos poucos, ele se sai melhor do que Kellie Norton (Mirrah Foulkes), a oficial de ligação da polícia na escola, especialmente quando ele desafia os alunos mais difíceis e perigosos. No entanto, quando o novo diretor parece estar tendo sucesso em sua missão, um aluno é encontrado morto nas dependências da escola.

O Detective Bilic (Aden Young) conduz o inquérito policial que ameaça as incipientes reformas de Bashir, bem como o frágil apoio de sua equipe e dos alunos. Diante da crescente hostilidade de seus adversários, Bashir deve manter a sua determinação de salvar Boxdale. Mas, o foco da investigação muda dos alunos para os membros da comunidade local e, finalmente, aterrissa diretamente sobre o próprio Bashir. No mesmo momento, um segredo bem guardado de sua vida pessoal é revelado. Como ele pode esperar ter sucesso? “The Principal” é um drama convincente, provocador, movido a personagens e permeado de humor negro, que traz uma evolução dos filmes do gênero “professor inspirador” como Sociedade dos Poetas Mortos e Meu Mestre, Minha Vida. Em última análise, a série conta uma poderosa história de esperança e de transformação e o que isso significa em termos de construir e manter uma sociedade civilizada.

“The Principal” recebeu excelentes críticas quando foi ao ar pela primeira vez na Austrália em outubro. O Sydney Morning Herald chamou a série de “uma produção maravilhosamente elegante”; o dailyreview.com.au comentou que “Alex Dimitriades está perfeito no papel principal”; e o decidertv.com concluiu: “O elenco é tão poderoso quanto o roteiro e proporciona uma engajadora e envolvente experiência de exibição”.

Ao lado de Alex Dimitriades (“The Slap”, “Underbelly”), Aden Young (“Rectify”, “The Code”.  Frankenstein: Entre Anjos e Demônios) e Mirrah Foulkes (“Top of the Lake”, “Secrets & Lies”), o elenco de “The Principal” também conta com Tyler De Nawi, Michael Denkha, Oscar Redding e Deborah Kennedy.  A série foi criada e produzida por Ian Collie e Rachael Turk, dirigida por Kriv Stenders, e escrita por Kristen Dunphy e Alice Addison.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *