Filme “Alemanha, Ano Zero”, de Roberto Rossellini é exibido dia 26 pelo canal Futura

No dia 26/12, às 22h, o Canal Futura exibe o filme “Alemanha, Ano Zero”, do italiano Roberto Rossellini. O longa conta a história de uma família alemã que precisa lutar para sobreviver. Edmund, um menino de 12 anos, busca trabalho para conseguir sustentar seu pai, que está muito doente, e seus irmãos. Edmund encontra um antigo professor que o aconselha a matar seu pai, que, segundo ele, é um peso morto.

Canal Futura-Alemanha Ano Zero (1)

No domingo, 27/12, às 22h, o Cine Conhecimento reprisa “Paisà”, do mesmo cineasta. O filme conta histórias de diferentes personagens para retratar como era a condição humana na situação de guerra.

Além da exibição dos filmes, o Cine Conhecimento transmite ao público informações sobre as obras, como detalhes de produção, história, curiosidades, premiações, perfil de profissionais e análise de linguagens, a fim de compreender comportamentos e diferenças culturais. Os comentários são apresentados por Lorena Calábria com a participação de convidados: a cineasta Laís Bodanzki e o crítico de cinema e DJ Marcelo Janot.

CONFIRA OS FILMES DA SEMANA NO CANAL FUTURA:

26/12 – Sábado, 22h

ALEMANHA, ANO ZERO
Direção: Roberto Rossellini
Produção: Alemanha, Itália (1948)
Classificação indicativa: 16 anos
Com Edmund Moeschke,Ernst Pittschau, Ingetraud Hinze, Barbara Hintz

Em 1947, uma família alemã luta para sobreviver em uma Berlim destruída após o fim da II Guerra Mundial. O pai está muito doente, incapaz de trabalhar e trazer comida para casa. O filho mais velho, Karl-Heinz, é um ex-soldado que se esconde da polícia por medo das consequências de ter lutado na guerra. A filha Eva frequenta casas noturnas em busca de cigarros e alguns trocados. O menino de doze anos, Edmund, vagueia pela cidade destruída, na tentativa de encontrar trabalho ou um pouco de comida para sua família. Quando Edmund encontrar um antigo professor, o pedófilo Herr Enning, ele não entende seu discurso nazista sobre a sobrevivência do mais forte e envenena a comida do pai, fato que leva o menino, sem esperanças, a uma solução final desesperada.

27/12 – Na madrugada de sábado para domingo, às 2h30

SÍNDROMES E UM SÉCULO
Direção: Apichatpong Weerasethakul
Produção: Tailândia, França (2006)
Classificação indicativa: 12 anos
Com Jaruchai Lamaram, Jenjira Pongpas, Nantarat Sawaddikul, Sophon Pukanok

O filme explora como funciona nossa memória e como nosso sentimento de felicidade pode ser desencadeado por coisas aparentemente insignificantes. É um filme em duas partes, que por vezes se espelham. Os dois personagens principais são inspirados nos pais do diretor, Apichatpong Weerasethakul, nos anos que antecedem seu relacionamento.  A primeira parte aborda a vida de uma médica e se passa em um espaço que lembra o mundo no qual o cineasta nasceu e foi criado. A segunda parte é focada em um médico e se passa em um espaço mais contemporâneo, que se assemelha ao mundo atual. 

27/12 – Domingo, 22h

PAISÀ
Direção: Roberto Rossellini
Produção: Itália (1946)
Classificação indicativa: 14 anos
Com Carmela Sazio, Maria Michi, Giulietta Masina, Robert Van Loon

Seis capítulos reproduzem a condição humana na situação de guerra, a partir de julho de 1943 até o inverno de 1944. Uma mulher leva uma patrulha através de um campo de minas. Ela morre protegendo um militar, mas os Yankees acham que ela o matou. Um menino de rua rouba as botas de um militar, que o segue até uma favela. Um militar conhece uma mulher no dia em que Roma é libertada. Em seis meses, eles se reencontram. Uma enfermeira americana enfrenta uma viagem em meio ao fogo cruzado alemão em busca de um partidário que ela ama. Três capelães, incluindo um judeu, vão a um mosteiro nos Apeninos. Soldados aliados e simpatizantes tentam escapar de uma captura em um pântano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *