CCBB Música.Performance chega à sua 3ª edição

O CCBB Música.Performance, um projeto que tem por objetivo se consolidar como uma nova plataforma para a performance art, apresentando trabalhos de artistas que tenham destaque na cena performática nacional, chega à sua terceira edição com apresentações de Stephan Doitschinoff (“Marcha dos Três Planetas”), Ricardo Nolasco & Jo Mistinguett (“Experimento Sn50”), e Maurício Ianês, Dora Longo Bahia, Bruno Palzzo e Ricardo Carioba (“Cão”). Como ponto em comum nas performances propostas pelos idealizadores do projeto, o CCBB e a Cinnamon Comunicação, e pelo curador convidado Fernando Ribeiro, o fato da música ser um elemento intrínseco das apresentações que poderão ser vistas no dia 10 de outubro, a partir das 16h00, no CCBB São Paulo.

Pontuando as performances, DJ sets do Venga Venga e da Selvagem, conhecidos pelas festas que têm atraído um público significativo para os espaços públicos e alternativos de São Paulo, Brasil e até mesmo no exterior.

A primeira performance a ser apresentada, a “Marcha dos 3 Planetas”, é um cortejo idealizado pelo artista plástico Stephan Doitschinoff especialmente para o projeto, que tem como ponto de partida o Theatro Municipal, seguindo pelo Viaduto do Chá até o CCBB, onde a performance atinge o seu clímax, com uma surpresa para o público presente. Municiado com um universo visual desenvolvido pelo artista especialmente para a ação, contemplando uniformes, joias, medalhas, máscaras e estandartes, o cortejo será acompanhado por músicas criadas em formato de hino, entoados pelos performers e pelo público participante. Com esta performance, Stephan aprofunda sua pesquisa relacionada à apropriação de estruturas simbólicas referentes à instituições conservadoras, tais como o exército e a igreja, buscando por meio da experimentação social a possibilidade de criar uma filosofia global para seu trabalho.

Dando sequência à programação do dia, a artista Jo Mistinguett – reconhecida nacionalmente pela sua atuação na cena da música eletrônica – e o artista Ricardo Nolasco – um dos fundadores da Selvática Ações Artísticas e com forte atuação na performance e teatro – propõem uma colaboração inédita para a 3ª edição do CCBB música.performance, que acontecerá no hall da instituição. Por meio de captadores de vibração espalhados no corpo do artistas, ambos propõem uma espécie de performance-palestra em que o som é manipulado em tempo real, explorando não somente o corpo como software – como defende a artista francesa Orlan – mas também a falha implícita neste.

Por fim, os artistas Maurício Ianês, Dora Longo Bahia, Bruno Palazzo e Ricardo Carioba apresentam Cão, um concerto que mistura noise, música eletrônica, industrial, punk, doom, black metal e sound art, além de um trabalho visual construído por meio de projeção de vídeos e efeitos de luzes que ativará o espaço do CCBB de uma forma bastante inusitada.

Os DJ sets acontecem na área externa do prédio, onde o público também encontrará infraestrutura de comida e bebida, além de banheiros e segurança extras.

Atento aos novos movimentos culturais, o Centro Cultural do Banco do Brasil lança mão de um projeto inovador de continuidade que pretende marcar a cena cultural de São Paulo. E é isso que o CCBB Música.Performance se propõe a fazer.

SERVIÇO
CCBB Música.Performance
Data e horário: 10 de outubro de 2015, das 16h00 às 22h00
Local: CCBB São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112. Centro. Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
Ingresso: Entrada gratuita
Classificação: 12 anos

Programação do dia

  • 16h: DJ set Venga Venga (área externa CCBB)
  • 17h: Performance “Marcha dos 3 Planetas”, de Stephan Doitschinoff ( percurso Theatro Municipal – CCBB)
  • 18h: DJ set Venga Venga ( área externa CCBB)
  • 19h: Performance “Experimento Sn50”, de Ricardo Nolasco & Jô Mistinguett ( hall CCBB)
  • 19h30: DJ set Selvagem ( área externa CCBB)
  • 20h30: Performance Cão”, de Maurício Ianês, Dora Longo Bahia, Bruno Palzzo e Ricardo Carioba ( hall CCBB)
  • 21h00: DJ set Selvagem ( área externa CCBB)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *