Cineclube Curta Cinema exibe ‘filmes de urgência’ em sua quarta edição no Oi Futuro Ipanema

O cinema de urgência acontece quando o cineasta começa a gravar até mesmo antes de saber que tem um filme nas mãos, apenas pela necessidade de contar uma história. O resultado são produções que documentam e testemunham situações reais que geram debate e reflexão. A quarta edição do Cineclube Curta Cinema vai exibir alguns filmes urgentes, realizados de maneira simples, nos quais o ato de filmar é político. Os filmes da sessão foram realizados pelos coletivos cinematográficos Cinema de Guerrilha, Buraco do Getúlio, Subúrbio em Transe e Nós do Morro. Com curadoria de Luciana Bezerra, o evento terá também um debate com os realizadores sobre a importância do cinema de urgência e dos cineclubes para a produção cinematográfica nacional. O Cineclube Curta Cinema acontece no dia 17 de setembro no Oi Futuro Ipanema e tem entrada gratuita sujeita à lotação da sala.

O evento começa com “Hùndàngbènã – O ninho da serpente”, de Mazé Mixo, que mostra o cotidiano do terreiro homônimo, filial de uma vertente do candomblé cuja matriz fica na Bahia. “Dia dos Pais” será exibido em seguida e narra a jornada do diretor Daniel Bion até a casa de seu pai nesse dia especial. Depois é a vez de dois curtas do diretor Ricardo Rodrigues: “Tela Preta” conta a história de dois irmãos que tem que decidir o que fazer com o tio cego e surdo. Já “Pesque e Pague” mostra uma pescaria inusitada em um dos muitos buracos espalhados pela cidade. O curta “Luzanira Rocha”, da curadora Luciana Bezerra e da cineasta Gabriela Maciel, dá prosseguimento à sessão com a história da personagem-título contada em primeira pessoa. O cineclube se encerra com a exibição de “Roteiro de Viagem”, curta de ficção de Luiz Claudio Lima e Hugo Labanca.

O Cineclube Curta Cinema foi criado pelo Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro em parceria com o Oi Futuro Ipanema em comemoração aos 25 anos do festival. Iniciado em junho deste ano, o Cineclube Curta Cinema apresentará mensalmente clássicos do curta-metragem nacional acompanhados de curtas inéditos. A exibição dos filmes será seguida de debate aberto ao público com os realizadores e artistas convidados. O Festival Curta Cinema 25 anos tem o patrocínio da Petrobras e da Oi, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e copatrocínio da RioFilme.

Sobre o Curta Cinema

O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema – desde 1991 tem sido uma das principais vitrines para o curta-metragem no país. A cada ano são exibidos cerca de 200 filmes dos mais diversos gêneros e nacionalidades. A programação consiste em mostras competitivas (nacional e internacional), panoramas regionais, programas temáticos e de gênero, além de focos especiais dedicados à produção de um país específico. Além da exibição de filmes, o festival desenvolve uma série de atividades paralelas com caráter informativo e educativo, como workshops, palestras, oficinas e debates.

Sobre os curtas:

Hùndàngbènã – O ninho da serpente – Documentário – 15 min – 2014
Direção: Mazé Mixo

Sinopse: Documentário percorre parte da história de uma das religiões afrobrasileiras mais antigas e tradicionais, o candomblé e revela o cotidiano do terreiro Húmkpàmé Hùndàngbènă, fundado por Mèjitó Marcos Carvalho de Gbésèn, localizado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Dia dos pais – Documentário – 10 min – 2007
Direção: Diego Bion

Sinopse: No dia dos pais de 2007 saí da casa da minha namorada em direção a casa do meu pai com uma câmera MiniDv e uma fita.

Pesque & Pague – Ficção – 2 min – 2011
Direção: Ricardo Rodrigues

Sinopse: Uma pescaria inusitada num buraco da cidade.

Tela preta – Ficção – 5 min – 2013
Direção: Ricardo Rodrigues

Sinopse: Otávio nasceu cego e surdo. Já adulto, virou um estorvo na vida de seus dois sobrinhos Murilo e Mona Lisa que tem que decidir quem vai cuidar do tio.

Luzanira Rocha – Documentário – 5 min – 2015
Direção: Luciana Bezerra e Gabriela Maciel

Sinopse: Em 5 minutos sem corte Luzanira Rocha conta sua vida através do nome de seus filhos.

Roteiro de Viagem – Ficção – 15 min – 2015
Direção: Luiz Claudio Lima e Hugo Labanca

Sinopse: Amélia, dona de casa ao perceber a gata de atenção do marido faz uma viagem imaginária e real por alguns lugares do mundo enquanto anda por uma rua de seu bairro.

SERVIÇO

Cineclube Curta Cinema – “Filmando a qualquer custo”
Data: 17 de setembro
Horário: 19h30m
Local: Oi Futuro em Ipanema – Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema, Rio de Janeiro
Tel: (21) 3131-9333
Entrada franca. Senhas serão distribuídas com 30 minutos de antecedência
Capacidade: 92 lugares
Classificação indicativa: 12 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *