14ª edição do Festival de Teatro EncontrArte da Baixada Fluminense acontece em Nova Iguaçu

Um adolescente de 14 anos, cheio de sonhos e esperança. Assim é o EncontrArte Festival de Teatro, cuja 14ª edição acontece entre  os dias 23 de setembro e 3 de outubro, na cidade de Nova Iguaçu. A abertura do Festival, no dia 23 de setembro, fica a cargo do premiado espetáculo “Samba Futebol Clube”, às 20h, no SESC de Nova Iguaçu.

“Ousadia também caracteriza o EncontrArte: a maratona teatral traz arte e cultura, gratuitamente, para uma população sedenta destas iniciativas e promete movimentar a Via Light com a Mostra E Aí?,nos dias 26 e 27 de setembro com patrocínio da Petrobras, do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.”

Os 14 espetáculos serão realizados em locais diversos de Nova Iguaçu: Laboratório Cultural, sala de espetáculos Amir Haddad, Escola Técnica João Luiz do Nascimento, o Teatro Sylvio Monteiro, Complexo Cultural, e Via Light, como forma de descentralizar e favorecer o acesso a toda a população da cidade. Com exceção do SESC e do Teatro Sylvio Monteiro, todos os outros são espaços culturais alternativos. Uma hora antes de cada espetáculo haverá distribuição de senhas.

Vindo diretamente da Vila Nova de Famalicão, em Portugal, o Teatro de Didascália encena a montagem “One Man Alone”, dia 30 de setembro, no teatro do SESC Nova Iguaçu.

Do sul do Brasil chegam os curitibanos do CórtexArte e Tato Criação Cênica, que mostram sua arte no teatro Sylvio Monteiro dia 1 de outubro, às 10h, e às 20h.  Os grupos Código, de Japeri, e MonifaFayola de Mariah da Penha, de Nova Iguaçu, representam a região.

Abertura e homenagem à Marieta Severo

Vencedor de vários Prêmios em diversas categorias, o musical “Samba Futebol Clube”, abre o primeiro dia do EncontrArte, no SESC Nova Iguaçu, às 20h. Um presente do SESC, a apresentação do grupo consolida a parceria da instituição com o festival. Na mesma noite os produtores vão homenagear a atriz Marieta Severo.

A maratona teatral, um dos eventos mais importantes do Estado, é um projeto realizado e administrado por Claudina Oliveira, Fábio Mateus e Tiago Costa, com “patrocínio da Petrobras, do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.” Eles comemoram o interesse crescente das companhias em participar do evento em uma região ainda carente de iniciativas culturais de peso.  Ano passado houve 112 inscrições e, este ano, foram 340.

“Há uma troca entre os grupos durante a maratona e, além disso, as companhias de fora têm a oportunidade de conhecer uma Baixada Fluminense que eles nunca verão nos noticiários nacionais, podendo levar a hospitalidade e amor de nosso povo, junto com um pouco de nossa beleza e riqueza cultural”, afirmam os realizadores.

O projeto visa movimentar o mercado dos espetáculos e produções, pois proporciona trabalho e renda para artistas, técnicos e profissionais prestadores de serviço diretamente ligados ao setor. Os espetáculos selecionados passaram pelo crivo de um júri altamente qualificado e conhecido no meio artístico. Os grupos apresentam peças que vão do drama ao imaginativo, da comédia ao circo, tudo para encantar a plateia.

Programação na Via Light

Sábado e domingo, dia 26 e 27 de setembro, haverá uma programação diferenciada, com atividades especiais na Via Light com a Mostra E AI?(EncontrArte Artes Integradas). No sábado, a partir das 19h, vários coletivos culturais da Baixada vão fazer shows, performances exposições, literatura e música.

O domingo será O Dia de Fazer o Bem.  Nesse dia, a magistral Bia Bedran apresenta às 16h, o espetáculo inspirado no CD e livro “Fazer Um Bem”, um passeio por canções que despertam reflexões a respeito da vida, infância, velhice, amor, a ancestralidade da cultura popular, a criatividade e a esperança.

Homenagens

As homenagens, que nunca podem faltar, nesta edição serão para a grande atriz Marieta Severo, o ator iguaçuanoLudoviko Vianna e, em memória, para Martins Pena, que completaria 200 de vida este ano.  Marieta é uma artista que surpreende mais uma vez, ao deixar o papel de Nenê, na Grande Família, e mergulhar de cabeça no personagem Fanny, da novela Verdades Secretas, da TV Globo.

SERVIÇO
14ª edição do Festival de Teatro EncontrArte de Nova Iguaçu
Data: 23 de setembro a 3 de outubro de 2015
Locais: SESC Nova Iguaçu, Teatro Sylvio Monteiro, Sala de Espetáculos Amir Haddad, Laboratório Cultural, Escola Técnica João Luiz do Nascimento e Via Light
SESC Nova Iguaçu
Endereço:
Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá
Complexo Cultural de Nova Iguaçu
Endereço:
Rua Getúlio Vargas, 51, Centro
Sala de Espetáculos Amir Haddad
Endereço:
Av. Getúlio de Moura, 1302, Centro,
Laboratório Cultural
Endereço:
Rua Rainha Elizabeth, 188, apto 101, Califórnia.
Escola Téc. João Luiz do Nascimento – FaetecNova Iguaçu
Endereço:
Rua Luís de Lima, 272, Centro
Via Light
Endereço:
Av.Arcelino Pereira Neves, S/N, próximo ao Polo Gastronômico e à garagem de ônibus da empresa São José.
Telefones: 21 3066-0054, 2668- 2761, 99743- 0151.
ENTRADA FRANCA

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *