“Pinturas e Sumiês de Fang” leva arte chinesa à Praça Victor Civita

Com um pedaço de papel e tinta de carvão diluída em água, um hábil pintor leva alguns minutos para concluir uma obra, com efeitos de profundidade, luz e sombra. Essas são características do sumiê, considerada uma técnica milenar chinesa de uma pintura incorporada e modificada pelos japoneses há pelo menos a dez mil anos e que abrange uma enorme variedade de estilos. O público pode apreciar essa arte de perto na Praça Victor Civita, que recebe a exposição “Pinturas e Sumiês de Fang”, do artista Chen Kong Fang. A mostra fica em cartaz entre 27/8 a 27/9, com entrada gratuita, das 8h às 18h.

Nascido em Tung Cheng, província de An Huí, na China, em 1931, Fang iniciou os estudos de arte aos 11 anos de idade com Chang Zen Tseng, um pintor que residia e trabalhava na zona rural da cidade. O então adolescente caminhava quatro quilômetros, dia sim, dia não, para frequentar as aulas do mestre. Com ele aprendeu as técnicas da aquarela e do sumiê.

Fang emigrou para o Brasil em 1951, onde desenvolveu sua carreira artística. Segundo o crítico de arte Theon Spanudis, “Fang trouxe para a arte brasileira e de todo o mundo, no mais alto nível estético da pintura moderna, a espiritualidade dessa cultura antiquíssima, deste país vasto e remoto que é a China milenar. Uma bela e valiosa contribuição para a cultura global do futuro”.

A curadoria da exposição “Pinturas e Sumiês de Fang” é de Enock Sacramento, que era amigo próximo do artista. Para ele “Fang é um pintor precioso, que a China, o mais importante mercado de arte do mundo, carece descobrir nesta terra brasilis”.

SERVIÇO
Exposição “Pinturas e Sumiês de Fang” leva arte chinesa à Praça Victor Civita
Data: 27 de agosto a 27 de setembro
Horário: 8h às 18h
Local: Praça Victor Civita
Endereço: Rua Sumidouro, 580, Pinheiros
Ingresso: gratuito
Classificação: livre
A exposição acontece no piso térreo do Prédio do Incinerador.
Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *