Luciano Candisani expõe 30 fotos da mostra “Floresta Viva” na Praça Victor Civita

De 13 de agosto a 13 de setembro, a Praça Victor Civita acolhe a mostra fotográfica “Floresta Viva”. Nesse período, o público poderá conhecer, gratuitamente, imagens de fauna e flora da Mata Atlântica captadas pelo fotógrafo Luciano Candisani no Legado das Águas – Reseva Votorantim.  Com 18 anos de dedicação a documentar a natureza, ele é o autor das 30 fotos que compõem a exposição.

Ao reunir cliques de grande beleza, a mostra exibe fotografias que ao mesmo tempo retratam a exuberância da mata preservada e a presença dos animais em seu hábitat natural – incluindo alguns muito raros ou ameaçados de extinção, como a primeira anta albina registrada na natureza, e o cachorro-do-mato-vinagre. “Tenho por motivação buscar imagens capazes de evocar a ligação inexorável entre as espécies e o ambiente nos espaços naturais ainda originais, como o Legado das Águas”, diz Candisani, referindo-se a uma área de 31 mil hectares protegida pela Votorantim há mais de 50 anos e localizada a 120 quilômetros da capital. Já o nome escolhido para o ensaio fotográfico é inspirado na concepção de que uma floresta viva é a antítese daquela fadada a sucumbir à falta de fauna. “Os animais são fundamentais para a perpetuação de uma floresta”, completa o fotógrafo.

Para obter as imagens, Candisani conta que parte das fotografias foi produzida de forma tradicional – resultado de sua experiência em entrar furtivamente na floresta e captar as atitudes mais naturais dos animais. Outras fotos foram feitas por meio dos Estúdios da Mata, armadilhas fotográficas montadas no meio da floresta com equipamentos de última geração que disparam o obturador da câmera automaticamente assim que ocorre algum movimento no campo de visão da câmera. Como resultado, registros surpreendentes, como o da onça parda que expressa, em seu olhar, a suspeita de que algo diferente está acontecendo ali.

SERVIÇO
Floresta Viva
Data: 13 de agosto a 13 de setembro
Horário: diariamente, das 8h às 18h
Local: 1º piso do Prédio do Incinerador
Endereço: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros
Ingresso: entrada gratuita
Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *