2º FESTIVAL DE CINEMA DE TRÊS PASSOS recebe inscrições de curtas-metragens até 20 de agosto

2ª edição do Festival de Cinema de Três Passos-00Um dos mais antigos cinemas de rua gaúchos, o Cine Teatro Globo, volta a ser cenário para a difusão de curtas-metragens nacionais na 2ª edição do Festival de Cinema de Três Passos. O evento que acontece de 12 a 14 de novembro na cidade, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, quer incentivar a produção artística local e ainda fortalecer o debate em torno da preservação do meio ambiente.

A programação, com entrada franca, é composta por Mostra Competitiva e Mostra Não Competitiva, bate-papos com cineastas e cerimônia de encerramento com premiações e exibição dos curtas vencedores. Os filmes concorrem em 17 categorias e o período de inscrições segue até 20 de agosto, pelo site www.cinematrespassos.com.br. Os vencedores receberão o Troféu Levy – nome dado em homenagem à família que fundou há 61 anos e até hoje administra o Cine Teatro Globo.

O evento é organizado por moradores do município, amantes da sétima arte, e conta com apoio financeiro do poder público, de empresas e instituições locais. No entanto, para viabilizar a realização do projeto na íntegra, a organização pretende arrecadar com ação de crowdfunding o valor restante necessário. Quem for parceiro da iniciativa, poderá colaborar através do site Kickante (http://bit.ly/cinematrespassos), com valores que variam de R$ 30 a R$ 1.000,00.

Com o slogan Ideias Vertentes, este ano o júri técnico vai eleger, entre outras categorias, a melhor obra com a “Temática Ambiental – Água”. O tema se relaciona com a origem do nome da cidade, inicialmente chamada de Pouso dos Três Passos, por estar situada às margens de três nascentes. O evento também quer colocar em evidência a conscientização para o uso racional da água e a preservação de mananciais. Além de incentivar novas ideias, olhares e ações em favor do multiculturalismo, do desenvolvimento sociocultural e sustentável.

Para a Presidente da Comissão Organizadora do Festival Elvidia Zamin, um dos principais objetivos é “ampliar o acesso ao filme de curta-metragem à população do interior do Estado do RS, em especial ao público jovem, como também, motivar a atividade cinematográfica, formando novas plateias e produtores”.

O sucesso da primeira edição do evento, que exibiu 71 filmes no ano passado, fez com que a Prefeitura Municipal de Três Passos e sua população adotassem o evento como atração fixa no calendário cultural e turístico da cidade. Escolas da região estão sendo incentivadas a produzirem suas obras audiovisuais e os curtas-metragens selecionados em 2014 serão exibidos em instituições e espaços públicos de Três Passos no decorrer deste ano.

Sobre o Festival

O evento foi idealizado ao final de 2012, num encontro de três-passenses. Em novembro de 2013 o primeiro de muitos encontros de trabalho. Em 2014 a Comissão Organizadora já formada, iniciava a divulgação do Projeto do Festival, da Oficina de Introdução ao Cinema e ao Roteiro – que ocorreu em julho do mesmo ano – e a abertura das inscrições para a Mostra Competitiva da primeira edição do evento.

Foram inscritos mais de 250 curtas-metragens, de 21 estados brasileiros e Distrito Federal. Destes, 61 filmes foram selecionados para a Mostra Competitiva e outros 10 exibidos fora de competição. O evento inédito possibilitou que um número grande de público, distante das grandes cidades, tivesse acesso a obras diferenciadas, raras e de qualidade, que expressaram a pluralidade do cinema contemporâneo brasileiro.

Categorias da Mostra Competitiva / 2015 

Júri Popular:
Melhor Curta do Festival

Júri Técnico:
Melhor Curta do Festival
Melhor Curta Ficção
Melhor Curta Documentário
Melhor Curta Animação
Melhor Curta Experimental
Melhor Curta Temática Ambiental
Melhor Curta Temática Ambiental Água
Melhor Direção
Melhor Ator
Melhor Atriz
Melhor Roteiro
Melhor Fotografia
Melhor Trilha Sonora Original
Melhor Edição
Melhor Direção de Arte
Melhor Desenho de Som

Programação / 2015

12/11 – quinta-feira
Manhã: 8h às 11h – Exibição de Curtas Mostra Não Competitiva Regional
Tarde: 14h às 17h – Exibição de Curtas Mostra Competitiva
Noite: 19h 30min – Abertura Oficial do Festival
Exibição de Curtas Mostra Competitiva/Bate-papo

13/11 – sexta-feira
Manhã: 8h às 11h
Tarde: 14h às 17h
Noite: 19h às 22h
Exibição de Curtas Mostra Competitiva/Bate-papos

14/11 – sábado
Tarde: 14h às 16h30min – Exibição de Curtas Mostra Não Competitiva
Noite: 20h – Encerramento: Premiações e Exibição dos Curtas Premiados.

SERVIÇO

2º Festival de Cinema de Três Passos – Ideias Vertentes!
De 12 a 14 de novembro de 2015
Cine Teatro Globo (Av. Júlio de Castilhos, 490, Três Passos – RS)
ENTRADA FRANCA

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *