Cine Conhecimento apresenta o filme “Cão Danado”, de Akira Kurosawa, no dia 20/06

No próximo sábado, dia 20/06, às 22h, o Cine Conhecimento do Canal Futura apresenta o longa “Cão Danado” (1949), com direção do cineasta japonês Akira Kurosawa. O filme acontece num Japão após a II Guerra Mundial e conta a história do policial Murakami que tem sua arma roubada no ônibus. O policial vai em busca da arma e acaba percorrendo lugares frequentados por ladrões e prostitutas, e só consegue sucesso quando recebe ajuda de Sato, um detetive mais experiente.

Canal Futura-Cão Danado

No domingo, 21/06, às 22h, será exibida a reprise de “O Anjo Embriagado” (1949), outro filme de Akira Kurosawa. O longa é sobre a amizade entre um médico alcoólatra e um perigoso gangster do subúrbio de Tóquio. O gangster é diagnosticado com tuberculose, mas se recusa a seguir as indicações do médico. No meio ao esforço de tentar salvar uma vida, o médico acaba se envolvendo em confronto com seu paciente, que busca preservar sua honra e lugar na gangue.

O Cine Conhecimento

Partindo da ideia de que é possível aprender ao assistir a um bom filme, o Cine Conhecimento apresenta filmes de vários países que abordam questões históricas, antigas ou atuais. O programa ressalta técnicas, detalhes de produção, curiosidades, premiações, o perfil de profissionais e uma análise de linguagens relacionados às obras, assim como busca apresentar comportamentos e diferenças culturais a partir dos contextos apresentados. Os comentários são feitos pela jornalista e apresentadora Lorena Calábria. Nesta temporada, Lorena vai aprofundar ainda mais a discussão sobre algumas produções que vão ao ar no Futura, por meio de entrevistas. Os convidados serão a cineasta Laís Bodanzki e o crítico de cinema e DJ Marcelo Janot.

CONFIRA OS FILMES DA SEMANA NO CANAL FUTURA: 

20/06, sábado, 22h

CÃO DANADO
Direção: Akira Kurosawa
Produção: Japão (1949)
Classificação indicativa: 12 anos
Com Toshirô Mifune, Takashi Shimura, Keiko Awaji, Eiko Miyoshi

No Japão pós-guerra, um jovem policial tem sua arma roubada em um ônibus. Constrangido, ele tenta desesperadamente recuperá-la, iniciando uma investigação nas favelas de Tóquio, onde se depara com a miséria de uma população que mal consegue sobreviver. Sua busca só começa a ter sucesso quando ele recebe a ajuda de um detetive mais experiente. 

21/06 – Na madrugada de sábado para domingo, às 2h30

A NOITE DE SÃO LOURENÇO
Direção: Paolo Taviani e Vittorio Taviani
Produção: Itália (1982)
Classificação indicativa: 14 anos
Com Margarita Lozano, Claudio Bigagli, Omero Antonutti

Durante a Segunda Guerra Mundial, os moradores do vilarejo de San Miniato, na Toscana, se dividem entre os que são mortos pelos alemães e os que enfrentam os compatriotas fascistas. Na Itália, a noite com mais estrelas no céu é conhecida como noite de São Lourenço. Nos últimos dias da guerra, os habitantes do vilarejo são obrigados pelos ocupantes nazistas a se reunirem na igreja da cidade e temendo uma emboscada eles formam uma grande caravana pela sobrevivência e abandonam a cidade.

21/06, domingo, 22h

O ANJO EMBRIAGADO
Direção: Akira Kurosawa
Produção: Japão (1949)
Classificação indicativa: 12 anos
Com Toshirô Mifune, Takashi Shimura, Keiko Awaji, Eiko Miyoshi

Após um confronto com uma gangue rival, um gângster busca tratamento com um médico alcoólatra e é diagnosticado com tuberculose. Rebelde, ele se recusa a seguir as indicações médicas de parar de beber e fumar, mas os dois acabam desenvolvendo uma espécie de amizade. O médico se vê então envolvido em um confronto constante com o perigoso paciente, que busca preservar sua honra, lutando para manter seu espaço na gangue, apesar da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *