CCBB São Paulo apresenta em julho “Mostra de Cinema Tcheco Contemporâneo”

O Banco do Brasil e a Embaixada da República Tcheca apresentam a Mostra de Cinema Tcheco Contemporâneo, uma seleção de 06 longas, produzidos entre 2011 e 2014, que abrangem diversos gêneros, tratando de assuntos como guerra e o passado totalitário do país, temas sempre presentes na obra dos cineastas tchecos. A República Tcheca possui uma grande tradição na produção cinematográfica desde os anos 1930 até hoje, com uma produção anual de cerca de quarenta longas-metragens.

A mostra, com entrada franca, fica em cartaz no CCBB SP entre 10 e 15 de junho de 2015, de quarta a segunda, depois de ter sido exibida no CCBB RJ entre maio e junho. A mostra também estará no CCBB DF entre 19 e 24 de agosto.

Hollywood Europeia 

A República Tcheca possui uma grande tradição na produção cinematográfica. Nos anos trinta do século passado os estúdios de Barrandov em Praga ganharam o apelido de “Hollywood Europeia” e desde então vários filmes e autores tchecos influenciaram a cinematografia mundial – Machatý, Forman, Jasný, Chytilová. Jiří Menzel e Jan Svěrák ganharam o Oscar, respectivamente em 1968, com Trens Estritamente Vigiados, e em 1997 com Kolya. 

Seleção de filmes 

Todos os filmes são de diretores diferentes e todos foram premiados em festivais internacionais. Na seleção se destaca o drama Lídice do realizador Petr Nikolaev, baseado em fatos reais da tragédia da vila Lídice durante a Segunda Guerra Mundial. O premiado Viajar para a praia de Jiří Mádl se destaca não apenas pela forma de filmar, mas também pela qualidade da produção. Infestados é um drama psicológico sobre dois irmãos, de um ex-militar frustrado que não consegue encaixar-se na vida cotidiana civil querendo ser igualmente sucedido como o seu decadente irmão médico. Represa Bonito de Ondřej Sokol é uma comédia de humor negro e um filme criminal ao mesmo tempo. A comédia Homem Tcheco de Tomáš Řehořek é uma história inédita inspirada em fatos reais. O ator principal, Jan Budař, foi premiado pela sua atuação no papel do empresário Jakub Corvo. O drama Mímicos, uma coprodução internacional, trata do passado totalitário e como ele ainda hoje pode influenciar as relações entre as pessoas. 

Sinopses 

Lídice/Lidice/República Tcheca, Polônia, Eslováquia 2011/drama histórico /Direção de Petr Nikolaev/121 min./14 anos/legendas em português.

Sinopse: O filme é baseado em fatos reais da tragédia da vila tcheca Lídice que foi arrasada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial em 10 de junho de 1942. O balanço dessa tragédia foi terrível não somente pelo número total de vítimas: 192 homens foram executados, 58 mulheres morreram em campos de concentração e 88 crianças foram assassinadas na câmara de gás. Sete crianças “etnicamente adequadas” foram enviadas para reeducação. Contudo, o filme conta uma história de pessoas comuns que, por uma coincidência absurda, ficaram para a história quando a vila inteira se tornou um objeto da vingança bestial nazista após o assassinato do SS-Obergruppenführer Reinhard Heydrich pelo movimento de resistência tcheco, de forma a fazer um aviso exemplar para o mundo inteiro. 

Homem Tcheco/Czech made m@n/República Tcheca 2011/comédia dramática/Direção: Tomáš Řehořek / 79 min /14 anos/legendas em português.

Sinopse: Com a honestidade você não vai longe! Essa é a regra do principal protagonista do filme. A comédia de humor negro baseada na história de um jovem empresário tcheco. A carreira deslumbrante de um garoto cujos pais eram alcoólatras, e que acabou por se tornar o rei do mundo virtual da internet. O impossível é possível, caindo normas, convenções, regras.

Represa Bonito/Krásno/República Tcheca 2014/Direção: Ondřej Sokol /Comédia /119 min/12 anos/legendas em português.

Sinopse: Bonito é uma represa perto da cidade de Šumperk, onde no passado foi encontrada afogada a mãe do Michael, um dos protagonistas do filme. Durante a sua vida Michael tinha que lidar com a sensação de que na morte da sua mãe estaria envolvido o seu próprio pai. Mas isso nunca foi provado pela policia. Por isso ele vai, anos depois, investigar auxiliado por seu amigo.

Viajar para a praia/Pojedeme k moři/República Tcheca 2014/Direção: Jiří Mádl /Comédia/90 min/Livre/legendas em português.

Sinopse: Aos onze anos de idade Tomáš quer se tornar um cineasta e quando ele recebe uma câmera de aniversário, decide fazer seu primeiro filme utilizando sua família e seus amigos, com a ajuda do seu amigo Haris. Os meninos brincam e desfrutam, mas também descobrem que a câmera pode detectar até mesmo coisas que são desagradáveis – por exemplo, a verdade sobre a colega de escola que Tomáš ama ou sobre as mentiras do seu pai! Tomáš decide chegar ao fundo da questão, sem saber que se depara com um segredo de família que tem raízes muito mais profundas do que parecia…

Infestados/Všiváci/República Tcheca 2014/Direção: Roman Kašparovský/ Drama, comédia/98 min/14 anos/legendas em português.

Sinopse: A história de dois irmãos, separados por uma mulher. O top neurocirurgião Richard atolado em um círculo vicioso de operações, álcool e casos amorosos e seu frustrado irmão Nicolas, cabeça quente, ex-militar que serviu no Afeganistão, endividado e com duas filhas para tomar conta. Seus destinos estão interligados com outros personagens, colegas, companheiros, amigos, mas todos eles têm algo em comum. 

Mímicos/Klauni/República Tcheca,Finlândia,Luxemburgo,Eslováquia 2013/ Direção:Viktor Tauš/Drama/120 min/12 anos/legendas em português.

Sinopse: No início da sua carreira, Oskar, Max e Viktor criaram o grupo de teatro Busters que representava uma ilha de liberdade no meio do regime comunista na antiga Tchecoslováquia. Mas, então, entre os três palhaços algo grave aconteceu e eles se separaram. Agora, após 30 anos de exílio, Oskar retorna a Praga para concluir a sua exitosa carreira artística. O encontro com os antigos amigos leva ao inevitável confronto entre eles. Oskar lhes oferece uma outra oportunidade, a última apresentação do grupo. Mesmo depois de 30 anos, a questão continua a mesma: Quem vai rir por último? 

Veja a programação do evento (clique aqui!)

10.06 – quarta-feira

17h – Mímicos
19h30 – Homem Tcheco

11.06 – quinta-feira

17h – Lídice
19h30 – Represa Bonito

Dia 12.06 – sexta-feira

17h30 – Infestados
19h30 – Viajar para Praia

13.06 – sábado

17h30 – Viajar para Praia
19h30 – Infestados

14.06 – domingo 

15h30 – Represa Bonito
18h – Lídice

15.06 – segunda-feira

17h30 – Homem Tcheco
19h30 – Mímicos

Infestados - Divulgacao

Homem Tcheco - Divulgacao

SERVIÇO

Mostra de Cinema Tcheco Contemporâneo

De 10 a 15 de junho – quarta a segunda
Exibição em DVD
Entrada Franca: Retirada de senha a partir de uma hora antes da sessão.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo > Cinema

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
CEP: 01012-000 | São Paulo (SP)
Fone: (11) 3113-3651
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Lotação: 70 lugares

Estacionamento conveniado:
Estapar Estacionamentos – Rua da Consolação, 228 (Edifícos Zarvos) R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB. Transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na Rua da Quitanda, próximo ao CCBB. No trajeto de volta, tem parada no Metrô República.

Acesso e facilidades para deficientes físicos // Ar-condicionado //Cafeteria Cafezal

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *