Centro Cultural Banco do Brasil recebe o espetáculo Aula Magna com Stálin

Um espetáculo em dois atos. O primeiro, denso e dramático, carregado de opressão e violência. O segundo, uma sátira ao universo político e musical da União Soviética no ano de 1948. Ambientada no inverno russo, “Aula Magna com Stálin” ocorre em torno de cálices de vodca. Em cena, quatro personagens: Stálin, Jhdanov, Prokofiev e Shostakovich, interpretados por Jairo Mattos, Luiz Damasceno, Carlos Palma e Felipe Folgosi. A “orquestração” de toda a montagem é do diretor William Pereira em Aula Magna com Stálin, espetáculo inédito que estreia dia 21 de maio de 2015 no CCBB (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo – SP). A temporada vai até dia 5 de julho.

Aula Magna com Stálin (Masterclass no original), do premiado romancista e dramaturgo britânico David Pownall – ambos inéditos no Brasil – foi escrito em 1983 e ganhou tradução de William Pereira em 1996, que desde então guarda o desejo de realizar a montagem no Brasil.

David Pownall, nascido em 19 de maio de 1938, é um dramaturgo, autor de romances e contos britânico – e também fundador da companhia de teatro Paines Plough – e assim como o diretor William Pereira, deu à música um lugar de destaque em sua carreira. Autor de outras dramaturgias focadas em compositores importantes do cenário musical mundial (sobre Edward Elgar, Elgar’s Rondo, e sobre Carlo Gesualdo, Music to murder by), Pownall tem em Aula Magna com Stálin uma de suas obras de maior sucesso, montada em vários paises – a ponto de render um livro do autor, “Writign Master Class” (Oberon Books, 2013), dedicado exclusivamente a descrever o processo de criação dessa peça.

Após anos dirigindo óperas nos principais palcos líricos do país, o diretor William Pereira retorna ao teatro, onde iniciou sua carreira de encenador, dirigindo um espetáculo onde a música é o principal assunto. “Se na ópera desvenda-se a teatralidade da música, em Aula Magna com Stálin o caminho é o oposto: buscar a musicalidade do teatro, do texto, das palavras da peça do dramaturgo britânico David Pownall, autor que é encenado pela primeira vez no Brasil”, diz o diretor. William inicia com este espetáculo uma trilogia teatral com textos sobre música e compositores. Aqui se discute a vida e obra de dois dos mais importantes compositores do século XX, Prokofiev e Shostakovich.

Sinopse

Em Moscou de 1948, Andrei Jhdanov, o secretário do ditador Josef Stalin, líder máximo da URSS, convocam uma reunião com os compositores Prokofiev e Shostakovich para definição dos novos rumos da arte soviética conforme os interesses do Estado. A tragicomédia, do inglês David Pownall, discute a relação entre a arte e a política, bem como o papel do artista na sociedade.

SERVIÇO
AULA MAGNA COM STÁLIN – de David Pownall
Temporada até 03 de julho de 2015
Horário: Quarta a sexta às 20h
CCBB SP – Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo
Endereço: 
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Ingressos: R$ 10,00/ R$ 5,00 (meia)
Classificação: 16 anos/ Duração: 120 min. com intervalo/ Capacidade: 130 lugares

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *