IV Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia abre inscrições para workshops gratuitos no MIS

Anualmente, o MIS, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, abre espaço para o universo da fotografia durante programa Maio Fotografia no MIS – que este ano reúne, entre outras mostras, individuais de Vivian Maier, André Gardenberg, Roberto Frankenberg e de seu próprio Acervo.

Além das exposições, a programação conta com o IV ENCONTRO PENSAMENTO E REFLEXÃO NA FOTOGRAFIA, que visa estreitar os distintos campos de atuação do fazer fotográfico e promover cada vez mais o entendimento sobre a fotografia inserida a debates de conteúdo informativo e reflexivo. O evento acontece entre os dias 28 e 30 de maio com uma programação composta por sessões de discussão, entrevistas e relatos autorais, além de workshops e apresentações de artigos inscritos por meio de convocatória.

As inscrições para os workshops e para a convocatória são gratuitas e devem ser realizadas no site do MIS – www.mis-sp.org.br. Confira os detalhes das atividades:

– Editar é preciso (dias 28, 29, 30 de maio, das 10h às 13h): Na era digital é cada vez mais fácil fabricar imagens, mas cada vez mais difícil encontrar nelas sentidos e construir narrativas eficazes. Sem dúvida, o grande desafio do fotógrafo contemporâneo é saber editar seu próprio trabalho e encontrar mecanismos visuais para transmitir suas ideias. O objetivo deste workshop, ministrado por Claudi Carreras, é formatar o sentido de uma série fotográfica e encontrar mecanismos para esgotar possíveis interpretações. Vagas: 14.

– Zines, fotolivros e outras histórias (dias 28, 29, 30 de maio, das 10h às 13h): Workshop voltado para a autopublicação, contemplando o desenvolvimento de projetos pessoais e exercícios de edição de imagens. As atividades abordam a discussão de critérios recorrentes em projetos editoriais, como o direcionamento conceitual e gráfico que uma publicação pode tomar. Durante as três aulas será realizado um fotozine coletivo. Vagas: 10.

– Convocatória (apresentação dos trabalhos selecionados nos dias 28 e 29 de maio, a partir das 14h30): A convocatória tem por objetivo selecionar textos teóricos, críticos ou relatos de experiência que tragam discussões sobre as formas de recepção, difusão e circulação da imagem fotográfica, incluindo meios impressos ou digitais, intervenções em espaços físicos ou virtuais, seus diferentes modos de exposição, e sua inserção em experiências realizadas com outras linguagens. O resultado será divulgado no dia 8 de maio, também no site do MIS.

Completam a programação do IV ENCONTRO PENSAMENTO E REFLEXÃO NA FOTOGRAFIA as palestras: Narrativas Visuais (com Marcelo Tinoco e Eustáquio Neves); Live Cinema (com Luiz Duva e Chris Mello); Bricolagens e Traquitanas (com Guilherme Maranhão, Dirceu Maués e Letícia Ramos); Fotolivros – Jovens Autores (com Iatã Cannabrava, Felipe Russo, Gilvan Barreto e Isadora Brant); Surrealismo, Memórias e Novos Sonhos (com Fernando Lemos e Rubens Fernandes Jr). Confira mais informações sobre a programação e credenciamento para participar das atividades no site: http://estudiomadalena.com.br/encontro.

Sobre o Maio Fotografia no MIS

Criado em 2012, sob a gestão de André Sturm, o projeto Maio Fotografia no MIS dedica o mês de maio à fotografia, com todos os espaços do Museu tomados por exposições, seminários e oficinas. Em suas três edições figuraram importantes artistas, nacionais e internacionais como André Kertész, Andy Warhol, Claudio Edinger, Willy Ronnis, Carlos Eber, Gregory Crewdson, Josef Koudelka e Valdir Cruz.

Em 2015,  o público poderá conferir, a partir de 21 de abril, as exposições: O mundo revelado de Vivian Maier, com curadoria de Anne Morin;  Perto do rio tenho sete anos, do fotógrafo baiano André Gardenberg e com curadoria de Diógenes Moura; Rastros 1 (Traces) do holandês brasileiro radicado em Paris Roberto Frankemberg; Formas Urbanas, de Igor Garbin, um dos artistas selecionados pelo programa Nova Fotografia 2015 e Lambe-lambe: os fotógrafos de rua na São Paulo dos anos 70, elaborada a partir do acervo do MIS e que celebra os 45 anos da criação do museu. Complementa a exposição, a instalação A propaganda no tempo de Vivian Maier, elaborada pela agência FCB Brasil em parceria com o MIS.

SERVIÇO
IV ENCONTRO PENSAMENTO E REFLEXÃO NA FOTOGRAFIA
Data: 28 a 30 de maio
Local: Foyer e Auditório MIS (172 lugares), Auditório LABMIS (66 lugares) e sala de interfaces
Ingresso Gratuito (por meio de inscrição, disponível no site do MIS, para assistir a todas as palestras; retirada de ingresso com uma hora de antecedência na recepção do MIS para assistir às palestras avulsas)
Classificação etária: livre

MAIO FOTOGRAFIA NO MIS 2015
Data: 21 de abril a 14 de junho 2015
Horário: terças a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h
Local: Espaço Nicho, Espaço Expositivo Térreo, Espaço Redondo, Espaço Expositivo 1º andar, Espaço Expositivo 2º andar
Ingresso: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia)
Classificação etária: livre

Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *