Canal Futura exibe documentários produzidos por universitários

A partir do dia 6 de abril, de segunda a sexta-feira, 14h35, o Sala de Notícias vai exibir os 20 curtas-metragens vencedores da segunda edição do projeto Curtas Universitário – parceria entre o Futura, a Globo e a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU). As obras, cada um com aproximadamente 13 minutos de duração, também serão disponibilizados via streaming nos sites do programa (www.futura.org.br/saladenotícias) e do Globo Universidade (www.redeglobo.globo.com/globouniversidade), onde poderão ser assistidos integralmente ou em versões de dois minutos.

duaslaminas_bernardo

Frame 1_Cinema do meu bairro

Os filmes foram selecionados e produzidos em 2014. O projeto contemplou formandos de universidades de diversas partes do país: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Além de participar de oficinas de vídeos, os estudantes contaram com a consultoria da documentarista e roteirista Sylvia Palma.

No dia 6 (segunda-feira), a mostra abre com documentário dirigido por Leandro Oliveira Ferrari, da FIB (Faculdades Integradas de Bauru), sobre o cantor e compositor Raul Torres, famoso por suas “modas de viola”. A partir de depoimentos de violeiros e pesquisadores da música sertaneja, “Raízes de Torres” narra a trajetória do artista e evidencia sua contribuição para o fortalecimento e enraizamento do “cancioneiro caipira” no cenário nacional. Às 14h35, com reprise 20h45.

Inscrições abertas

Até o dia 12 de abril, estudantes do ensino superior de todo o Brasil, ligados à área audiovisual e em fase de elaboração de seu TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, podem se inscrever na terceira edição do Curtas Universitários. Serão priorizados trabalhos que contenham narrativas com relevância contemporânea para o país e para o mundo. Os vídeos precisam ter uma proposta de reportagem documental. Os selecionados receberão um apoio de R$ 6 mil reais para realização dos filmes, que devem ser entregues até dezembro de 2015 e ter registro na ANCINE – Agência Nacional do Cinema.

As inscrições são feitas por meio de formulário eletrônico no site do Sala de Notícias (www.futura.org.br/saladenoticias), onde o público tem acesso a todos os documentários já produzidos em edições anteriores do projeto, assim como informações sobre o edital.

Este ano, os 20 selecionados serão anunciados dia 11 de maio e, no mês de junho, participarão de uma oficina de formação para produção dos curtas além de uma visita a Central Globo de Produção – PROJAC para a apresentação de um ciclo de palestras com profissionais diretamente envolvidos com a realização dos programas da emissora.

SALA DE NOTÍCIAS – CURTAS UNIVERSITÁRIOS

De segunda a sexta-feira, 14h35
Reprises: segunda a sexta-feira, 20h45

SINOPSES DOS DOCUMENTÁRIOS EXIBIDOS DE 6 A 10 DE ABRIL:

Segunda-feira, 06/04

RAÍZES DE TORRES

Diretor: Leandro Oliveira Ferrari

Instituição: Faculdades Integradas de Bauru – FIB

Raízes de Torres narra a trajetória de um dos artistas mais respeitados da música brasileira, Raul Torres. A partir de depoimentos de violeiros e pesquisadores da música caipira sertaneja, o documentário aborda as influências musicais do artista, evidencia seu espírito inovador e empreendedor e destaca sua enorme e importante contribuição para o fortalecimento e enraizamento da música caipira no cenário nacional.

Terça-feira, 07/04
DUAS LÂMINAS

Diretor: Marina Moreira Sarmento da Silva

Instituição: Universidade Federal Fluminense – UFF

Bernardo Sarmento e Raimundo Gama são barbeiros da cidade do Rio de Janeiro. Trabalhando desde a juventude, os dois falam sobre suas trajetórias através da significação e construção de suas carreias. O programa acompanha um dia de trabalho de cada um deles, um com mais de 50 anos de carreira e outro com três anos de atividades para mostrar os meandros de uma profissão que guarda singularidade e subjetividade de fregueses e dos bairros em que são localizados (Penha e Madureira), assim como marca o estilo de diferentes gerações dos homens das regiões.

Quarta-feira, 08/04

CINEMA DO MEU BAIRRO

Diretor: Renata Gomes Lima

Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

A partir de um bairro do subúrbio do Rio de Janeiro, o filme revive a era de ouro do cinema de rua no Brasil. Memórias íntimas ajudam a contar a história dos três cinemas de Santa Cruz: o gigante cinema Palácio, o cativante cine ‘purguento’ e o controverso cinema da Igreja.

Quinta-feira, 09/04

INSTA(NTES)

Diretor: Juliana Muniz Rocha

Instituição: Unasp – Centro Universitário Adventista de São Paulo

Insta(ntes) é um vídeo documentário sobre a exposição desenfreada da vida privada nas redes sociais, principalmente por meio de fotografias. Com o intuito de discutir o narcisismo digital como possível epidemia do século 21, especialistas de fotografia, cultura da internet e psicologia discutem os efeitos que as redes sociais digitais têm despertado na sociedade moderna. O documentário também conta a história do britânico Danny Bowman, 19, que foi considerado o primeiro viciado em selfies do Reino Unido.

Sexta-feira, 10/04

SEMENTES

Diretor: Marcelo Engster

Instituição: Escola de Cinema Darcy Ribeiro

No interior do Rio Grande do Sul, um grupo de pequenos agricultores se reúne. Em um dia de mutirão, trabalham na propriedade onde produzem coletivamente, trocam sementes e preparam um almoço com o que eles mesmos plantaram. São guardiões de sementes crioulas, agricultores familiares que produzem e preservam os grãos naturais e tradicionais, selecionados e melhorados durante centenas de anos pelos camponeses, que quase desapareceram com a Revolução Verde. Em um banco de sementes, resgatam e protegem as mais diversas variedades de grãos, difundindo-as através de trocas. 

Instantes02

Raízes 3

Sementes 02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *