Museu de Arte Contemporânea da USP apresenta a exposição Goeldi / Jardim: A Gravura e o Compasso

O Museu de Arte Contemporânea da USP apresenta, a partir de 28 de março às 11 horas, a exposição Goeldi / Jardim: A Gravura e o Compasso, reunindo 40 trabalhos de Oswaldo Goeldi (1895-1961) e Evandro Carlos Jardim (1935) que pertencem à coleção do Museu, incluindo 17 gravuras de Jardim doadas ao MAC USP recentemente. A curadoria de Claudio Mubarac – gravador, desenhista e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP – busca as aproximações possíveis entre as obras desses dois mestres da gravura no Brasil.

A exposição apresenta 12 trabalhos de Goeldi (onze xilogravuras e um desenho) produzidas entre o final da década de 1930 e o final da década de 1950. Já os trabalhos de Jardim – xilogravuras, água-forte e desenhos, entre outros – mostram uma seleção de sua produção desde a década de 1960 até 2011. “Há em ambos, do ponto de vista da construção de suas matrizes, uma enorme economia de meios, que se revela nas linhas xilogravadas de Goeldi, frestas exatas de luz, e nas gravuras em metal de Jardim, que combinam às vezes a linha cortada, direta e indiretamente, com chapados xilográficos secos, erodindo a matéria corroída em contraluz”.

Os imaginários dos dois artistas lidam com figuras e paisagens diferentes, mas com a mesma capacidade de instauração de um silêncio eloquente.  E entre luminosidades e escuros convivem os dois mundos distintos e próximos das gravuras de Goeldi e Jardim. As cidades, nos anos de 1950 do Rio de Janeiro e dos 1960 em São Paulo, revelam-se tão distantes e tão aproximadas nos seus desenhos e nos seus destinos. “Talvez a força dessas elocuções nasça da vivência profunda dos meios elegidos por esses dois mestres, que nunca são escolhas táticas, mas encontros viscerais entre um temperamento e uma materialidade peculiar”, diz o curador.

SERVIÇO
Exposição: Goeldi / Jardim: A Gravura e o Compasso
Curadoria: Claudio Mubarac
Abertura: 28 de março de 2015, a partir das 11 horas
Funcionamento: Terça das 10 às 21, quarta a domingo das 10 às 18 horas
Local: MAC USP Ibirapuera
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Telefone: 11 2648.0254
Entrada gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *