Sala de Notícias apresenta o “Especial Curtas Universitários” até janeiro; Documentários são realizados por estudantes

Sala de Notícias” do Canal Futura apresenta “Futuros Engenheiros”, no dia 23/12, terça-feira, às 14H35. Com direção da estudante Maria Luiza Siqueira, o filme traz jovens estudantes de engenharia que constroem protótipos veiculares dentro das universidades, mostrando a importância do empreendedorismo para superação de obstáculos no cotidiano de novos profissionais. 

Canal Futura exibe o “Lápis de cor”, da estudante Larissa Andrade, na quinta-feira, dia 25/12, às 14h35. O documentário retrata a percepção sobre o significado da expressão “cor de pele”, que nomeia uma cor de lápis no universo escolar. As crianças utilizam a cor bege para representar todos os tipos de pessoas, compondo nos desenhos, seres humanos de olhos claros, cabelos louros e pele bege, independente de quem desejam retratar.  

Canal Futura-Futuros Engenheiros-01 Canal Futura-Futuros Engenheiros-02

SALA DE NOTÍCIAS
Diariamente – 14h35
Reprise – Quinta às 21hs

22/12 – segunda-feira, às 14h35

Alma das Ruas
Direção: Jaime dos Santos Guimarães

As ruas têm alma, afirmava o jornalista e cronista carioca João do Rio. Este documentário traz uma livre adaptação da obra do escritor e capta a essência das vias centrais da cidade de Campina Grande, localizada no interior da Paraíba. O flâneur acompanha os movimentos dos cidadãos e as relações que se desenvolvem, dando vida ao espaço urbano. A partir de uma narração poética, o filme mostra o que muitas vezes passa despercebido aos olhos das pessoas.

23/12 – terça-feira, às 14h35

Futuros Engenheiros
Direção: Maria Luiza Buriham de Siqueira

Jovens estudantes constroem protótipos veiculares dentro das universidades e participam anualmente da Maratona Universitária da Eficiência Energética. O evento acontece no Kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo. A conversa com os futuros engenheiros traz à tona o perfil desses estudantes e das escolas a que pertencem, mostrando a importância do empreendedorismo para superação das dificuldades do dia-a-dia dos novos profissionais do mercado de trabalho.

24/12 – quarta-feira, às 14h35

Andarilhas
Direção: Gustavo Freitas

Com objetivo de aprofundar as discussões sobre mobilidade urbana, duas drag queens vão às ruas do Distrito Federal para conhecer de perto algumas das dificuldades que diversos brasilienses enfrentam todos os dias. As drag queens compõem, em cada espaço por onde passam, novas formas de percepção da mobilidade urbana. Ao mesmo tempo, trazem à tona uma discussão sobre a integridade da mulher no transporte público, os espaços LGBT e a integração com a cidade.

25/12 – quinta-feira, às 14h35

Lápis de Cor
Direção: Larissa Santos Andrade

“Lápis de cor” retrata a percepção sobre o significado político da expressão “cor de pele”, que nomeia uma cor de lápis no universo escolar. As crianças utilizam a cor bege para representar a si mesmas e as pessoas do seu convívio, compondo, nos desenhos, um fenótipo de pessoas brancas – olhos claros, cabelos louros e pele bege – mesmo quando são negras as pessoas a serem representadas.

26/12 – sexta-feira, às 14h35

Vida em Canoa
Direção: Laís Lima

Às margens do rio Amazonas, a família Barros, formada por quatro membros ribeirinhos, vê na natureza seu sustento, o lazer e as dificuldades de um viver inimaginável às mentes urbanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *