Espetáculo NOTÓRIO/TRADICIONAL encerra temporada 2014 do Ballet Jovem Palácio das Artes

Coreografias inéditas e montagens que já integram o repertório do Ballet Jovem Palácio das Artes compõem o programa das apresentações que encerram a temporada 2014 do grupo profissionalizante da Fundação Clóvis Salgado. O público poderá assistir, no grande teatro do Palácio das Artes, ao espetáculo NOTÓRIO/TRADICIONAL com montagens assinadas por coreógrafos de diversas nacionalidades, como André Mesquita, de Portugal; Oscar Araiz, da Argentina; e o brasileiro radicado na Dinamarca, Alessandro Pereira. As coreografias abarcam diferentes linguagens e refletem a contemporaneidade da dança.

Segundo a diretora de Ensino e Extensão da FCS, Patrícia Avellar Zol, os vários profissionais que desenvolvem propostas com o BJPA fundamentam concepções, teorias, métodos e metodologias diversificadas. Para Ela, “essa diversidade constitui uma preciosidade ao projeto, pois permite ao grupo absorver um amplo leque de pressupostos artísticos e educacionais, potencializando sua sensibilidade artística na execução e produção de seu repertório”, destaca.

As coreografias inéditas, NOTÓRIO e TRADICIONAL, são de autoria do coreógrafo paulista, Alessandro Pereira, integrante da companhia de dança dinamarquesa Dansk Danseteater, uma das mais importantes do pais. As montagens foram concebidas durante sua residência artística com o Ballet Jovem nos meses de junho e julho deste ano.

NOTÓRIO envolve ritmos característicos da cultura brasileira, como maracatu, axé, funk entre outros estilos na trilha sonora especialmente composta pelo DJ dinamarquês, Turkman Souljah.

Segundo o coreógrafo, os movimentos de NOTÓRIO refletem uma característica que atribui ao povo brasileiro: a de se fazer notável em qualquer área da vida, em especial, na dança. “Sou artista e brasileiro, com a oportunidade de ser e proporcionar a notoriedade nesta obra brasileira. Com ela, estamos falando de estar inteiramente presente naquilo que nos compete, que é intrínseco, que faz parte de nós”. Alessandro Pereira é bailarino há 15 anos, 12 deles na Dinamarca, e, desde então, vem experimentando diferentes linguagens no universo da dança.

Já a coreografia TRADICIONAL, um duo masculino que mistura a leveza e a intensidade de um relacionamento, não estava prevista, mas surgiu no processo de composição de NOTÓRIO.

Argentina e Portugal sobem ao palco – Além do trabalho de resgate das raízes brasileiras, NOTÓRIO/TRADICIONAL propõe um reencontro com coreografias já apresentadas pelo Ballet Jovem. É o caso de Cantares e No Evento de Uma Súbita Perda. Os trabalhos contaram com a parceria dos coreógrafos Oscar Araiz, da Argentina, e André Mesquita, de Portugal, e tiveram grande sucesso de público e crítica em outras temporadas.

De autoria do argentino Oscar AraizCantares fez parte do espetáculo Ibérica, inspirado na poesia, na pintura e na música da cultura latina. A coreografia é uma peça para mulheres sobre a temática do feminino e do hispânico. Foi apresentada pelo BJPA em 2013, durante a temporada de Jovens Hermanos, montagem realizada em homenagem à tradição argentina na dança.

Concebida durante a residência do coreógrafo português André Mesquita, em dezembro de 2013, No Evento de Uma Súbita Perda estreou em fevereiro deste ano, na 40ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, integrando o espetáculo Jovens Hermanos. No Evento de Uma Súbita Perda, criada especialmente para o Ballet Jovem, pode ser sintetizada pelo entendimento da perda como uma possibilidade de transformação e de renovação.

Ballet Jovem Palácio das Artes – O Ballet Jovem Palácio das Artes é formado por bailarinos com idade a partir de 15 anos que são preparados para atuarem em companhias e grupos profissionais de dança e integra a política do Governo de Minas de fomento e promoção de jovens talentos realizada pela Fundação Clóvis Salgado. A instituição é responsável por disponibilizar toda a infraestrutura para a manutenção do grupo e propicia condições para a profissionalização dos jovens artistas, investindo no apuro técnico, na experimentação e na sua valorização e divulgação junto ao público.

SERVIÇO
NOTÓRIO/TRADICIONAL – Ballet Jovem Palácio das Artes
Período: 18 e 19 de novembro
Horário: 21h
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537, Centro
Entrada: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *