Crítica do filme Festa no Céu

BOOK OF LIFE-Official Poster Banner PROMO NACIONAL-25JULHO2014-06Festa no Céu
Direção:
 Jorge R. Gutierrez
Roteiro: 
Jorge R. Gutierrez, Douglas Langdale
Gênero: Animação| Aventura | Comédia
Distribuidora: Fox Filmes
Elenco: Diego Luna, Zoe Saldana, Channing Tatum, Ron Perlman, Kate del Castillo e mais.

Estrelas_v2014_cinza_3_5
Avaliação (7/10)

Carregando em sua história temas polêmicos e muito atuais, como aceitação da morte, pressão familiar, decisões que mudam seu futuro, a bela animação Festa no Céu, que marca a estreia do promissor cineasta Jorge R. Gutierrez, consegue abordar de forma sútil todos esses temas. Desde o início da projeção somos apresentados à um mundo fascinante, que pulsa energia à todo momento, com personagens super carismáticos que trazem em si próprios histórias e lições de vidas contadas de forma alegres e muito agradáveis, fazendo com que as crianças (e claro os adultos) reflitam e entendem os dilemas e conflitos que vivemos nos mudos atuais.

Na produção o longa traz um nome de peso e talento incontestável, ninguém menos que Guillermo del Toro (ficando aqui o motivo óbvio da escolha da ambientação mexicana) está animação consegue tratar de forma muito cuidadosa um tema que mesmo dentro do México causa certo preconceito e interpretação errônea, com a veneração da população com a figura sagrada de Santa Muerte. A população local comemora na data de 01 de Outubro a festa litúrgica de adoração ao santo, que carrega em si as crenças de civilizações mexicana antigas, que busca basicamente tratar a morte como uma questão de alegria. Quando uma pessoa morre seu espirito continua vivendo no mundo terreno, sendo que o cemitério é o lugar onde eles podem descansar em calma e paz, e ainda possam se reencontrar com suas famílias. Mesmo com algumas peculiaridades religiosas (não que cause desconforto a ninguém), a animação consegue tratar tudo de forma muito harmônica, explorando uma trama muito bem desenvolvida e claro com efeitos visuais que se tornam um show à parte.

The Book of Life-Official Poster Banner PROMO PHOTOS-28MAIO2014-02

Manolo (voz de Diego Luna na versão original), é um simpático e alegre garoto que carrega consigo a vontade e desejo de seu coração, a música, porém seu pai se torna um obstáculo para alcançar seu sonho, pois ele vislumbra para seu herdeiro um futuro, assim como foi o de toda sua família, dentro das touradas. O garoto se vê em um dilema, cumprir as expectativas impostas por sua família de toureiros ou seguir coração em busca de seu sonho musical? Ele encontra em seu fiei amigos Joaquin (voz de Channing Tatum) e sua amada Maria (voz de Zoe Saldana) momentos que mudaram completamente sua vida. O trio amigos passam por conflitos praticamente idênticos, os quais aproximam ainda mais de suas amizades, mas devido às reviravoltas da vida são obrigados a se afastarem um dos outros. Desiludido, Manolo decide em seguir a linhagem de sua família e se torna um respeitado toureiro, mesmo que dentro de si a paixão da música ainda esteja acesa. O roteiro escrito por Jorge R. Gutierrez (conhecido por trabalhos anteriores como animador e que faz sua estreia na direção), e co-escrito por Douglas Langdale (responsável por diversas série animadas), encontra sustentação necessária para conduzir a trama em uma viagem por três diferentes mundos: o dos Vivos, o dos Esquecidos e o dos Eternizados.

Essa é uma daquelas animações que conseguem prender sua atenção logo nos minutos iniciais, seja pela construção de todo ambiente e personagens (divertidíssimos por sinal) ou por trazer uma estética bastante peculiar (ao tratar de forma muito agradável elementos tão difíceis) – e mesmo assim conseguindo tratar com muito respeito todos os seus elementos criados para condução de roteiro (além de explorar e explicar muitos deles). Fica nítido a contribuição do talento cineasta Guillermo del Toro nesta produção, ao analisarmos toda criação artística dessa animação – que traz uma ambientação de locais muito detalhista (nas cidades/cenários), efeitos visuais que saltam aos nossos olhos ao se utilizarem de cores vivas e intensas (vale o público se atentar como a animação carrega uma transição de cores maravilhosa quando somos apresentados ao mundo dos Eternizados que transpira vida, alegria e muita diversão é claro). Por outro lado somo também apresentados de forma perfeita ao sombrio mundo dos Esquecidos, aonde as almas daqueles que não são mais lembrados por seus entes queridos ficam em um eterno sofrimento, aqui visualmente também muito bem caracterizado com tons de preto e cinza – trazendo todo ar maléfico e doloroso para o local.

The Book of Life-Official Poster Banner PROMO PHOTOS-28MAIO2014-05

O cineasta mexicano Jorge R. Gutierrez, vencedor do ®Emmy com a série de desenho animado “El Tigre: The Adventures of Manny Rivera” do canal Nickelodeon, faz a sua estreia na função com esta animação – mas apesar de sua falta de experiencia em longas consegue conduzir toda aventura de forma muito tranquila. Assim como seu trabalhos na TV, ele se aproveita da ótima ambientação e concepção de arte para explorar e dar dinamismos aos eventos ocorridos no filme, além de se utilizar de uma trilha sonora maravilhosa, (até mesmo na versão em dublada – vale apena ouvir a original) composta pelo argentino Gustavo Santaolalla – vencedor do ®Oscar com as músicas de “O Segredo de Brokeback Mountain” (2005) e “Babel” (2006).

Festa no céu, se utiliza de uma narradora/contador de história, para conduzir toda narrativa da animação, elemento este que contribui para leveza e facilidade em abordar temas mais pesados como morte e dramas familiares e outros, sem nunca cair para algo cansativo ou muito menos depressivo. Muito pelo contrário está animação consegue suavizar e em alguns momentos deixar cômico esses temas considerados mais delicados para crianças (e até mesmo adultos), além de trazer elementos de superação, esperança e claro amor pelos amigos, parentes e principalmente pela vida. No geral podemos afirmar que Festa no céu é um grande convite para crianças e adultos que procuram além da diversão absorver mensagens interessantíssimas e alegres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *