Festival Internacional de Curtas de São Paulo apresenta destaques de sua 25ª edição em São José dos Campos

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, realizado na capital paulista entre os dias 20 e 31 de agosto, leva para São José dos Campos destaques da programação de sua 25ª edição. Com entrada gratuita, as sessões serão apresentadas de 18 a 21 de setembro no Sesc São José dos Campos, no Centro da Juventude/ Secretaria da Promoção da Cidadania e em diferentes espaços da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR): Cine Santana, Casa de Cultura Flavio Carneiro, Centro Cultural Clemente Gomes e Casa Eugênia da Silva.

25 Edição Festival Internacional de Curtas de São Paulo-16SETEMBRO2014-04 25 Edição Festival Internacional de Curtas de São Paulo-16SETEMBRO2014-01

Entre os selecionados da Mostra Brasil, estão curtas premiados na 25ª edição do Festival, como “Se Essa Lua Fosse Minha”, de Larissa Lewandoski, vencedor do Prêmio Itamaraty, e “A Cor do Fogo e a Cor da Cinza”, de André Felix, que recebeu Troféu da ABD-SP (Associação Brasileira de Documentaristas). Outros destaques nacionais são: “Até o Céu Leva Mais ou Menos 15 Minutos“, de Camila Battistetti, que mostra um percurso de carro com duas mães e três crianças entre uma festa infantil e a chegada em casa; Mwany”, de Nivaldo Vasconcelos, que apresenta uma imigrante africana vivendo em Maceió; e “Ameaçados”, um documentário sobre  líderes de movimentos rurais no sul do Pará que estão ameaçados de morte. “A Tenista”, de Daniel Barosa, que estreou este ano no Festival de Rotterdam e rodou por vários festivais internacionais, será exibido na programa Panorama Paulista.

A seleção internacional traz o curta o dinamarquês “Helium” (Anders Walter), vencedor do Oscar 2014, e o canadense “Nevermind” (Jean. Marc E. Roy), sobre uma jovem que se recorda com nostalgia da adolescência, sua formatura e da morte de Kurt Cobain, vocalista do grupo Nirvana.  Já entre os latino-americanos, está “O Carro Azul”, de Valerie Heine, uma coprodução Cuba/Alemanha, que participou do último Festival de Berlim, acompanha Hansel, que volta a Cuba após a morte da avó para cuidar de seu irmão deficiente.

A Mostra infantil, dedicada a crianças de 6 a 10 anos, tem filmes como “Um Rio”, de Marcelo Bala e Andrea Pesek, animação sobre a história de muitos rios pelo mundo, e “Pierre e a Mochila”, de Iuli Gerbase, sobre um garoto que vai morar com o avô e faz amigas no novo colégio. Para o público juvenil, de 10 a 14 anos, há filmes como “Graça”, de Anna Clara Peltier, sobre uma atleta de nado sincronizado.

A itinerância inclui ainda diferentes Programas Especiais do 25º Festival de Curtas. Entre eles, o 100 anos de Cortázar, com filmes inspirados na obra do escritor argentino Julio Cortázar (1914 – 1984), a Prospectiva Joel Pizzini, apresentando a obra do cineasta carioca, incluindo seu novo curta “Mar de Fogo”, e a sessão Dark Side, criada há 12 anos, que reúne curtas de terror.

Veja no documento anexo a programação completa em São José dos Campos. Em setembro, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo também apresenta destaques de sua programação nas cidades de Jundiaí (5 a 7) e Ribeirão Preto (13 a 14), no interior de São Paulo, além de Fortaleza (03 a 10), no Ceará.

25 Edição Festival Internacional de Curtas de São Paulo-16SETEMBRO2014-06 25 Edição Festival Internacional de Curtas de São Paulo-16SETEMBRO2014-05

SOBRE O FESTIVAL DE CURTAS:

Criado em 1990 pela produtora Zita Carvalhosa, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo  é hoje um dos mais tradicionais e respeitados eventos dedicados ao formato do curta no mundo. Organizado pela Associação Cultural Kinoforum, o festival tem como tema neste ano “Quebrando Muros”, uma homenagem aos 25 anos da queda do Muro de Berlim, e a tantas barreiras que implodiram nesse tempo de novas comunicações.

A 25ª edição exibiu gratuitamente 337 filmes de 51 países – selecionados em maio a mais de 3400 inscritos – em diversas salas de cinema e centros culturais da capital paulista. A programação especial trouxe uma seleção de filmes em 3D, com a participação da realizadora francesa e especialista em 3D Josephine Derobe (que cuidou dos efeitos especiais de “Pina”, de Wim Wenders, entre outros), a mostra ‘University of Southern California’, com curtas de faculdade de grandes nomes de Hollywood formados pela instituição, e a 2ª edição do projeto “Tomada Única”, com Super-8 inéditos realizados especialmente para o evento por diretores brasileiros que marcaram os 25 anos de história do festival.

SERVIÇO

25º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO – ITINERÂNCIA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Datas: 18 a 21 de setembro| Entrada gratuita
Locais: Sesc São José dos Campos, Cine Santana, Casa de Cultura Flavio Carneiro, Centro Cultural Clemente Gomes, Casa Eugênia da Silva e Centro da Juventude

Sessão de Abertura: 100 anos de Cortázar
Dia 18, quinta, às 20h.
Recomendação etária livre.

Destaques da Mostra Latino-Americana
Dia 19, sexta, às 21h.
Recomendação etária 14 anos

Prospectiva Joel Pizzini
Dia 20, sábado, às 20h.
Recomendação etária 14 anos

Destaques da Mostra Internacional
Dia 21, domingo, às 18h.
Recomendação etária 14 anos

Oficina – A invenção do Cinema
Dia 20, sábado, às 10h30.

Dia 21, domingo, às 10h30.
Recomendação etária livre

Patrocínio: Petrobras e Sabesp | Correalização: SESC, MIS – Museu da Imagem e do Som, Cinemateca Brasileira e Secretaria Municipal de Cultura
Outras itinerâncias: Fortaleza (3 a 10/09), Jundiaí(5 a 7/09)eRibeirão Preto (13 a 14/09)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *