9º FESTITALIA Ribeirão Preto promove a tradição e a cultura italianas

O tradicional Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto – evento gratuito que integra o Calendário Turístico do Estado de São Paulo – será realizado no Morro do São Bento, de 5 a 7 de setembro. O 9º FESTITALIA, que tem os objetivos de resguardar e transmitir as tradições e a cultura italianas, contempla uma ampla programação, com apresentações de danças típicas, coral, shows, teatro, exposições, oficinas de culinária e de máscaras venezianas e, a tão presente em nosso dia a dia, gastronomia italiana.

9º FESTITALIA - divulgação

Segundo Antonio Henrique Sartore, da Sociedade Dante Alighieri, um dos organizadores do festival, o encontro, a cada ano, fortalece as manifestações culturais. “Ribeirão Preto é uma cidade que se identifica com a cultura italiana. A festa é um momento em família onde gerações trocam experiências e valores”, explica.

De acordo com o secretário municipal da Cultura, Alessandro Maraca, o FESTITALIA proporciona aos visitantes o conhecimento e o pertencimento ítalo-brasileiro. “Neste ano o evento se consolida como um grande espetáculo e ressalta a importância dos imigrantes no século XIX em Ribeirão Preto e região”, destaca.

A abertura oficial do 9º FESTITALIA, na sexta-feira (05/09), contará com a presença de autoridades e com a participação da Banda Regimental de Música do CPI3 da Policia Militar do Estado de São Paulo. Em seguida, foi preparada uma homenagem em celebração ao centenário de nascimento do artista Bassano Vaccarini. Na mesma noite, acontecem, ainda, shows de dança típica com o “Gruppo Folk Dante Alighieri”, da Orquestra Homero Barreto – do Projeto Kabuki -, e a dupla Claudinei Colucci & Suelene Grinhal, animará o ambiente com interpretações de famosas canções italianas.

No sábado (06/09), os visitantes terão várias opções de lazer, gastronomia, intervenções culturais e oficinas, como a de culinária italiana com a Chef Silvana Marion, do reconhecido restaurante San Brunno´s, e de Máscaras Venezianas, com coordenação de Eliton Silva. Os workshops têm capacidade para 30 pessoas e as senhas serão distribuídas uma hora antes do horário de início. Ainda no mesmo dia, a peça teatral infanto-juvenil “As aventuras do menino Tilim na Itália”, com o Grupo Teatral Dante Alighieri e com direção de Celso Antonio Rodrigues, promete emocionar os espectadores.

No domingo (07/09), as atividades começam às 11h com opções de divertimento, entretenimento, gastronomia e cultura. As oficinas de culinária acontecerão as 14h30 com a Chef Lavinia Perrotta, do Ristorante Caprese, e as 16h30 com a Chef Natacha A.S. Carucci, da Via Santè Alimentos. O tenor Ricardo Bombarda – cantor com 25 anos de carreira com exibições em todo o Brasil – encerra o festival com um espetáculo, considerado pela crítica, inesquecível.

O 9º FESTITALIA é realizado pela Sociedade Dante Alighieri e pela Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) e da Unimed e com patrocínios da Bavaria e da Coca-Cola.

SERVIÇO
9º FESTITALIA
Datas: 05, 06 e 07 de setembro (sexta, sábado e domingo)
Local: Morro do São Bento – Praça Alto do São Bento, S/Nº – Ribeirão Preto (SP)
Site: www.festitaliaribeiraopreto.blogspot.com
Entrada: gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *