Minicurso de Horta estratificada e oficina de geodésia no Sesc Piracicaba

As atividades com a temática Meio Ambiente no Sesc Piracicaba contemplam, além de bate-papo, palestras e debates, também oficinas e minicursos que têm a proposta de integrar as reflexões às experiências transformadoras por meio de protagonistas participantes e ativos.

Neste mês de agosto serão realizados um minicurso e duas oficinas com a temática ambiental e sustentável dentro de uma perspectiva global. Para participar de todas as atividades, que são gratuitas, é preciso se inscrever na Central de Atendimento da unidade ou também pelo e-mail inscricao@piracicaba.sescsp.org.br informando nome do curso e do participante, idade e telefone.

Minicurso – Hortas Estratificadas

Com início na próxima quarta (20/8) e continuidade às terças e sextas (dias 22, 26 e 29/8), o minicurso de Hortas Estratificadas apresenta o cultivo de plantas em ambientes pequenos e com pouco gasto por meio de materiais que normalmente são descartados.  O ministrante da oficina, Tiago Bassi, pesquisa há tempos essa modalidade e orientará sobre as hortaliças mais recomendadas, a época adequada para o plantio, a confecção dos recipientes, preparação de substratos e também os cuidados necessários para manter a planta corretamente. Para Bassi, este tipo de cultivo favorece as pessoas se alimentarem de maneira mais saudável. “Produzir parte dos alimentos da sua dieta é um conhecimento útil e pode contribuir para a qualidade de vida”, completa. O minicurso acontecerá na Sala do Curumim, não é recomendado para menores de 14 anos.

Oficina –  Maquete Geodésica

No sábado (23/8), às 14h, oficina de Maquete Geodésica ensinará a construir a cúpula geodésica, uma estrutura com formato esférico composto de triângulos que proporcionam estabilidade e resistência, já que distribuem igualmente até sua base qualquer força aplicada no domo, fato que amplia e diversifica suas possibilidades de uso. A oficina será ministrada pela equipe da Associação Veracidade, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que foi criada em 2012 com a missão de fomentar e catalisar ações que visem amplas melhorias socioambientais para o homem, sobretudo em seu contexto urbano por meio da difusão e prática de técnicas como a permacultura, agroecologia, economia solidária e cooperativismo. A atividade acontecerá na Praça do Sesc, às 14h.

Oficina – Construção de carregador solar

E a última oficina do mês acontecerá em 30 de agosto, a partir das 14h. O ministrante, Nicolau Bussolotti Francine, é idealizador da Pleno Sol – Cozinha Solar, uma iniciativa que surgiu da vontade de gerar sua própria renda com a produção e comercialização de alimentos artesanais cozidos apenas com a energia solar, e ensinará a construção de um carregador fotovoltaico (A energia fotovoltaica é uma tecnologia que transforma a luz solar em eletricidade) para pequenos aparelhos eletrônicos. “Nesta atividade os participantes poderão conhecer os componentes e conceitos desta tecnologia e, com um pouco de eletrônica básica, construir um carregador de celular movido com energia solar”, conta.

SERVIÇO
DIÁLOGOS SUSTENTÁVEIS 

IDEIAS E AÇÕES PARA UM NOVO TEMPO
Inscrições na Central de Atendimento ou pelo e-mail inscricao@piracicaba.sescsp.org.br, informando nome do curso, nome completo do participante, idade e telefone. 

Minicurso
Hortas estratificadas
Com Tiago Bassi.
Dia 20, quarta, 19h30.

De 22 a 29, terças e sextas, 19h30.
Sala do Curumim
Não recomendado para menores de 14 anos

Oficina
Maquete Geodésica
Com a Associação Veracidade.
Dia 23, sábado, 14h.
Praça
Grátis
Não recomendado para menores de 14 anos 

Construção de carregador solar
Com Nicolau Bussolotti Francine
Data: 30, sábado, 10h
Praça
Grátis
Não recomendado para menores de 14 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *