Casa de Cláudio de Souza recebe o primeiro dia da Semana da Cultura do Japão

Na última terça-feira, dia 12 de agosto, teve início a Semana da Cultura do Japão, na Casa de Cláudio de Souza (unidade do Museu Imperial), evento que dá continuidade às atividades do Bunka-Sai – Festival de Cultura Japonesa de Petrópolis. O evento, de realização da Associação Nikkei de Petrópolis, foi aberto com sucesso de público e diversas atividades.

A abertura, realizada pela terceira vez na Casa de Cláudio de Souza, teve início às 15 horas com o discurso dos organizadores do evento, que enumeraram todos os programas da Semana da Cultura do Japão neste ano. Ao final da apresentação, Néa Bernardo, proprietária do restaurante KINPAI SUSHI e Sócia da Associação Nikkei de Petrópolis, explicou a importância e benefícios da comida japonesa e encaminhou os presentes para uma demonstração de como preparar os famosos sushis e sashimis, alimentos típicos da culinária oriental.

A demonstração foi feita pelo Sushiman Nunes, acompanhado de Alice Matsumoto. Após ensinar o preparo correto, os nomes específicos e a limpeza adequada de cada alimento, Nunes preencheu barquinhos japoneses com todos os tipos de comida japonesa existentes. Ao final da demonstração, os presentes puderam experimentar cada iguaria preparada.

Encerrando o dia, às 18h30, houve uma palestra e Concurso de HAICAI, com HAICAI e apresentação de Violinos Imperiais do Centro de Suzuki, com os professores Ataualpa Pereira Filho, Catarina Maul, Fátima do Brasil e Celina Maydana.

EXPOSIÇÃO – No local já está em cartaz a exposição “Alimentação é Cultura”, que poderá ser visitada das 13 horas às 18 horas até o dia 16 de agosto.

Toda a programação da Semana da Cultura do Japão pode ser acessada no site do Museu Imperial: www.museuimperial.gov.br.

O evento é da Associação Nikkei de Petrópolis e tem apoio do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Museu Imperial, Casa de Cláudio de Souza, Academia Petropolitana de Educação, Academia Brasileira de Poesia e Centro de Estudos de Jovens e Adultos de Petrópolis.

SERVIÇO
 Semana da Cultura do Japão
Data:
12 de Agosto à 16 de Agosto
Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br/casa-claudio-de-souza
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *